Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Série 15 x 15 | Episódio 4: Fabiana Castelari Leme | Mulheres Empreendedoras

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Série 15 x 15 | Episódio 4: Fabiana Castelari Leme | Mulheres Empreendedoras
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 18 JAN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

No episódio de hoje da nossa série 15x15 Histórias Inspiradoras de Mulheres Empresárias do Paraná conversamos com a produtora rural da chácara Castelari, Fabiana Castelari Leme, uma das finalistas do prêmio Sebrae Mulher de Negócios.


Castelari começa a conversa nos contando um pouco de como foi o início da sua história com as uvas. Lá em 1992, sendo parceira de uva, que é basicamente uma parceria com alguém que tem uma propriedade. Fabi conta que, em 1994, seu pai conseguiu comprar um pedacinho de terra, foi quando realmente começou a botar a mão na massa, o que foi muito difícil, por terem que começar do zero.


Em 2011, a empresária precisou se afastar para realizar outro sonho, a maternidade. Com um casal de filhos já maiores, em 2016 Castelari viu a necessidade de voltar a ativa nas terras do seu pai e foi aí que a chavinha precisamos mudar o modo de trabalhar virou na cabeça da empresária.


Surgiu a ideia de fazer um anúncio em um grupo de Facebook; a produtora arriscou e o resultado não poderia ter sido melhor deu muito certo!. O retorno foi tão bom que Fabi até assustou. Com o início da pandemia, a uva que havia sido anunciada, teve um aumento na procura, não por pessoas que já entendiam sobre uvas, mas sim pessoas que queriam conhecer, ver como era a produção e ter uma desculpa para sair de casa para um lugar ao ar livre e viver essa experiência.


Foi então que o Colha e Pague foi criado, onde o cliente vive a experiência de ele mesmo colher a uva dele e chupar a uva que escolheu direto da parreira. Um dos diferenciais é que é um experiência que cria muitas memórias felizes, inclusive por ser um ambiente acolhedor e bem família.


Com 8 variedades de uvas diferentes na chácara, você sabe que tem muita coisa para aprender sobre uvas e muitos gatinhos para experimentar, A produtora conta um fato super interessante para a entrevistadora: você sabia que a maioria do nome das uvas vêm de nomes de mulheres? Por exemplo, Vitória, Núbia, Isabel, Carmem, Isis e Margot.


Na propriedade, junto com Fabiana Castelari Leme, trabalham seu pai e sua mãe, uma empresa familiar para 10 mil metros de parreira. Mesmo sendo familiar e pequena em relação a quantas pessoas estão na propriedade, o bom atendimento nunca deixou de ser prioridade na família da Fabiana, além disso, outro fator que faz as Uvas Castelari se destacarem, é um bom produto, onde o sabor, a qualidade e a doçura da fruta são priorizados, e isso, como você, leitor do Sebrae já deve saber, atrai o cliente.


A empresária conta que está sempre em busca de inovar e aprender mais por meio de cursos para cada vez mais oferecer um bom atendimento ao cliente. Dificuldades existem muitas, assim como soluções e melhorias. 


Na entrevista, Castelari relata que ser uma empresa a céu aberto é a primeira dificuldade que enfrentou, porque sabia que, mesmo sabendo fazer o seu trabalho, a produção rural depende do clima, assim como o desafio de trazer e conquistar clientes, vender a ideia de que o produto que você está oferecendo a ele é realmente bom. 


E nessa lista de dificuldades, Fabiana termina com o atravessador, que paga muito barato, o prazo é longo e sempre vem descontado uma porcentagem do dinheiro que eles recebiam, por isso, ela conta que do atravessador já pularam fora. Para solucionar esse problema do atravessador, por exemplo, a solução encontrada foi fazer a venda direto para o consumidor.


A entrevista chega ao fim com o recado da produtora para as mulheres não tenham medo! Nós somos capazes de fazer. É só perder aquele medo, ter coragem, acreditar que consegue e que as mulheres são guerreiras, elas podem o que elas querem.


Quer saber mais sobre a história e desafios enfrentados por esta empreendedora? Então assista a entrevista completa e inspire-se nesta mulher de sucesso!


Inscreva-se na comunidade de mulheres empreendedoras para acompanhar mais conteúdos como esse


-- EP 01 - Cacilda Zafaneli 

-- EP 02 - Cristina Cavassin

-- EP 03 - Daniela Gavasso

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1719 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?