Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Série 15 x 15 | Episódio 2: Cristina Cavassin | Mulheres Empreendedoras

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Série 15 x 15 | Episódio 2: Cristina Cavassin | Mulheres Empreendedoras
Criado em 23 DEZ. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

No segundo episódio da série 15x15 História de Mulheres Empreendedoras, contamos com a presença da empreendedora de beleza, Cristina Cavassin, uma das concorrentes do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.


Cavassin nos conta que sua história começou por influência da Dona Matilde, mãe de Cristina, em 1984 quando pedia para que ela arrumasse suas irmãs, vizinhas e amigas, na sala de sua casa mesmo.


Hoje, depois de 38 anos de profissão, já conta com um time de mais de 30 colaboradores e mesmo com esse tanto de ajuda, Cristina não abre mão de estar ali no meio botando a mão na massa também, inclusive, algumas clientes antigas da empreendedora, só gostam de fazer os serviços com ela, que faz com o maior prazer.


Cristina relata que, antigamente em seu salão, se fazia um procedimento para enrolar o cabelo permanente e que agora estão resgatando esse tratamento. E em conversa com a entrevistadora viu uma possibilidade de transformar uma dor em uma oportunidade, na questão da rotatividade dos profissionais.


Cristina se autodenomina incubadora, porque para Cris as pessoas querem trabalhar em um espaço para aprender a profissão e foi aí que a chavinha em sua cabeça virou, a partir desse pensamento, a empreendedora começou a gerar conteúdos e conceitos para que os profissionais que trabalharam conosco, quando tivessem a oportunidade e se sentissem confortáveis, abrissem seu próprio espaço na cidade, tendo mão de obra qualificada.


A profissional diz que não vê essa situação como criação de concorrência, mas sim como de parceria e ainda conta que quando vai para a Beauty Fair em São Paulo, a maior feira de beleza profissional das Américas, freta um ônibus e convida todas as pessoas da cidade que anseiam por essa chance de aprender e visitar uma feira de beleza de grande porte.


Sobre as dificuldades que a Cris enfrentou nessa jornada, a entrevistada diz que na realidade, não vê como dificuldade, mas sim como uma questão cultural das pessoas querer trabalhar com carteira assinada e que no ramo na beleza não existe isso e que na verdade quem trabalha nesse ramo são autônomos, profissionais liberais, donos do próprio negócio, e por essa razão, eles aprendem a ser mais ambiciosos então quanto mais você trabalha, mais você ganha, sendo esse o diferencial de quem trabalha na área da beleza.


Cavassin liga seu atendimento a um dos fatores que contribuiu para o seu sucesso, ao explicar, a empreendedora relata que tem um atendimento personalizado, onde você atende a expectativa do cliente.


Em sua cidade, iniciou um movimento de prestígio e valorização do comércio local, chamado de Mulheres Empreendedoras de Colombo, com o mantra eu sou, porque nós somos, quem ama Colombo, compra em Colombo


Para finalizar o episódio, Cristina Cavassin deixa uma mensagem para quem quer se empenhar no empreendedorismo que é uma ótima oportunidade de alavancar seu sonho e uma maneira de concretizar todos os seus objetivos, de ser a dona do seu próprio negócio.


  • No momento em que essa entrevista foi feita, a empresária estava concorrendo ao prêmio, antes da etapa nacional, e agora temos o prazer de dizer que Cristina Cavassin foi a ganhadora Nacional do Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1790 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!