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O que são indicadores de desempenho e como monitorá-los?

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O que são indicadores de desempenho e como monitorá-los?
Criado em 05 MAR. 2024
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Os indicadores de desempenho são pontos fundamentais para quem tem um negócio e o ideal é que estejam presentes em todo tipo de projeto. Eles fazem toda a diferença para a análise do andamento dos diferentes processos e etapas. Por isso, quanto melhor forem compreendidos e bem utilizados, melhor será a otimização do projeto.

Se você deseja montar um bom planejamento de gestão para pequenas empresas (como também para médios e grandes negócios) entender o que são indicadores de desempenho é fundamental. Mais do que meros demonstradores de resultados, eles são uma ferramenta muito útil na concepção de qualquer trabalho. 

O que são indicadores de desempenho?

Os indicadores são ferramentas de medidas de referência que servem de base para a análise de um ou mais resultados em cada processo e etapa de um mesmo projeto.

Praticamente toda atividade digital ou corporativa pode passar pelo crivo de análise de um desses indicadores de desempenho. Mas, para isso, é fundamental conhecer quais eles são e como utilizá-los na prática.

Por que ter indicadores definidos é importante para a empresa?

Deixar de analisar o desempenho de cada atividade de uma empresa pode gerar estratégias mal otimizadas e ineficientes. Indicadores são os demonstrativos para avaliar e corrigir atividades que não sejam interessantes e não oferecem performance para melhorá-las.

Bons indicadores podem corrigir campanhas, atividades, processos e etapas que estejam mal formuladas ou, então, realizadas de forma incorreta. Eles ainda auxiliam na otimização de estratégias e criação de novos com base em relatórios de indicadores de desempenho prévios. 

Tipos de indicadores para a empresa



Existem vários tipos de indicadores para empresas e nós separamos os principais exemplos para o seu negócio. Eles indicam produtividade, resultado e qualidade e fazem total diferença na hora de analisar como sua empresa funciona, além das possibilidades que podem ser alcançadas. Confira!

1. Indicadores de valor

Indicadores de valor indicam a percepção do cliente e do mercado a respeito dos produtos e serviços da empresa, ou seja, o quanto eles estão dispostos a pagar pelo que é comercializado no seu negócio. Este indicador é fundamental para tabelar os preços de seus produtos e serviços, por exemplo.

2. Indicadores de produtividade

Indicadores de desempenho de produtividade mostram o quanto a empresa está produzindo, se está em alta ou baixa. O uso desses indicadores é fundamental não só para a empresa analisar se sua produtividade caiu, mas também para se atentar ao problema que causou essa queda.

Esse indicador pode ser um sinal latente de falta de comprometimento ou desmotivação por parte dos funcionários, por exemplo, ou outro fator que deve ser sanado de imediato. E, para aplicar esse indicador é relativamente simples, basta somar a produção e dividi-la pelos recursos usados e o material humano. 

3. Indicadores estratégicos

Estratégias são parte do dia a dia de uma empresa e esses indicadores mostram o quão fiel ao negócio estão sendo as estratégias firmadas e se estão gerando resultados. Desta forma, pode-se realizar uma análise completa do rendimento de cada estratégia. 

4. Indicadores de lucratividade

Esse é um dos indicadores de desempenho mais praticados em todo o mundo, pois analisam o lucro de uma empresa. Sem o uso desse cálculo para verifica se suas atividades trazem lucro, grande a chance do negócio não conseguir se sustentar a longo prazo no mercado. 

5. Indicadores de turnover

Turnover é a relação entre a quantidade de admissões e demissões que ocorreram na empresa durante determinado período. Este é um dado super importante, pois é muito prejudicial que uma empresa perca muitos funcionários em curto tempo.

Além disso, este fator costuma estar ligado a falhas no processo de seleção e recrutamento, como também a um ambiente profissional desagradável. O ideal é sempre manter um índice de turnover baixo. 

6. Indicadores de competitividade

O indicador de desempenho de competitividade é responsável por mostrar como a sua empresa está no mercado em relação aos seus concorrentes. Ele é necessário para entender mais sobre as principais políticas internas e de administração, como para análise do uso de recursos digitais.

Segundo matéria da Forbes, 76% das empresas criaram planos para se digitalizar durante o início da pandemia, algo que pode indicar se sua empresa não está atrasada diante do mercado digital. 

7. Indicadores de qualidade

Indicadores de qualidade são essenciais para que a empresa possa verificar se sua produção está de acordo com as normas de qualidade existentes. Também é usado para verificar a conformidade com o que é solicitado pela lei e seus consumidores.

Diferentes de muitos outros indicadores de desempenho, este deve ser constantemente verificado e aprimorado para que a empresa também se desenvolva e evolua. É fundamental que esta análise de toda companhia esteja em dia.

8. Indicadores de rentabilidade

Na hora de lucrar com investimentos, o indicador de rentabilidade é o ideal para ser aplicado. Ele identifica o quanto uma empresa lucrou com certos investimentos e deve ser adotado sempre que houver um por parte da empresa. O indicador de rentabilidade é fundamental para entender qual é o melhor caminho para seguir. 

Entenda as vantagens e como o varejo 4.0 funciona no nosso blog.

9. Indicadores de capacidade

Por fim, um indicador que está bem relacionado ao de produtividade é o de capacidade. Ele indica o quanto o negócio é capaz de produzir atualmente, dentro de determinadas circunstâncias. Sua aplicação é importante para que a empresa possa ajustar a sua oferta de acordo com sua capacidade produtiva.


Este indicador também não deve ser encarado como algo cristalizado e sem capacidade de aumentar. Na verdade, a capacidade de produção de uma empresa pode tanto aumentar como diminuir, e ela deve procurar sempre expandir essa possibilidade de produção

Quais são as principais metodologias para criar indicadores de desempenho?

Existem pelo menos duas metodologias principais para criar e aplicar indicadores de desempenho, que são KPI e OKRs. Cada uma apresenta conceitos próprios e indicações para determinadas aplicações e empresas. Vamos entender essas metodologias abaixo. 

KPIs

KPIs (Key Performance Indicator ou Indicadores-chave de Performance) são mais do que uma simples métrica e padrão para comparar resultados, mas aqueles que, de fato, são os mais interessantes a ponto de serem chamados como indicadores-chave do seu negócio. 

Uma pequena empresa de tecnologia, por exemplo, pode não ter tanto interesse em indicadores de turnover porque não contratam e demitem com frequência. Neste caso, o indicador de turnover é ignorado ou muito pouco praticado, já indicadores de lucratividade podem se tornar o KPI principal, por exemplo.

OKRs

OKRs (Objective Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave) são uma metodologia de análise 100% focada nos resultados de uma empresa. Por meio dela, o negócio pode estabelecer um objetivo e, consequentemente, todas as metas e etapas são analisadas segundo esse critério.

Esta é uma maneira de garantir que toda a equipe esteja engajada em um mesmo tema, disposta a completar todos os desafios em favor deste resultado. É a melhor forma de criar um alinhamento estratégico bem definido. 

Como definir os melhores para sua organização?

O primeiro passo para definir quais os melhores indicadores de desempenho e metodologia em seu negócio é focar naqueles que estão relacionados a aspectos fundamentais de sua empresa. Que tipo de processos e etapas são de fato vitais e que podem ser representadas por esses indicadores.


Por meio deste cuidado é possível chegar aos melhores indicadores e aproveitá-los com muito mais sucesso. Também é essencial testá-los e ver quais funcionam realmente em sua empresa, caso necessário pode inserir alguns ou deixá-los de lado durante mudanças e atualizações.

Tenha em mente que esses indicadores são as respostas para encontrar soluções para as dificuldades de sua produção, time e processos.


 Para dar continuidade ao assunto, que tal conhecer as principais ferramentas de gestão para pequenas empresas


Um abraço, Bianca Becker. 

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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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