Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

O que faz um Estrategista Digital? Entenda a profissão

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt4
O que faz um Estrategista Digital? Entenda a profissão
4 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 31 JAN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Todo e qualquer produto ou serviço que está sendo vendido na internet, precisa contar com uma figura central para que o projeto seja amplamente difundido e alcance o sucesso. Estamos falando do estrategista digital, o responsável por pensar e coordenar todo o sistema de estratégias do marketing digital.


E, quando pensamos que, hoje, as plataformas digitais se tornaram o principal mecanismo de vendas, chegamos a conclusão que mais do que uma opção disponível no mercado, esse estrategista se tornou um profissional indispensável para as vendas, um fato que abre amplamente as portas para que essa profissão encontre campo fértil.


Quer entender o que, ao certo, um estrategista digital faz, o que é necessário para se tornar um, qual a média de ganho dessa profissão e demais detalhes? Então, confira este post porque contamos todos esses detalhes nele. Boa leitura!


O que faz o estrategista digital?


O estrategista digital é a pessoa que pensa e constrói todos os planos de venda de produtos que são comercializados na internet, independentemente de qual plataforma esteja sendo usada para tanto.


Nesse sentido, temos que esse profissional vai pensar no produto ou serviço de maneira holística, a fim de identificar qual o público que se encaixa como comprador, como se comunicar com ele, qual a dor dessa persona, qual a melhor maneira de divulgar, como e quais conteúdos produzir, quais temas tratar e o melhor caminho para conduzir o consumidor à compra.


Perceba que é um indivíduo que sempre vai olhar para o segmento, o mercado e o produto de forma antecipada e detalhista. Por isso, sempre será essencial realizar pesquisas constantes e estar ligado ao comportamento de compra dos usuários e às novidades que vão surgindo.



Quais são as principais funções desempenhadas por esse profissional?


Em suma, o estrategista de vendas digitais vai:

  • Planejar a forma pela qual o projeto será desempenhado e administrar esse processo;

  • Entender o formato mais acertado para que o produto seja veiculado atrativamente para as pessoas certas;

  • Identificar o público-alvo e a persona;

  • Saber se comunicar adequada e assertivamente com os consumidores ideais;

  • Mapear conteúdos e gerenciar processos de divulgação;

  • Participa do lançamento e trabalha o posicionamento da marca;

  • Traçar metas para o negócio e reconhecer os recursos necessários para alavancar as vendas;

  • Conhecer o mercado, o nicho e os principais concorrentes;

  • Dominar SEO (Search of Engine Optimization), inbound marketing e branding.


Em outros termos, além do aspecto criativo, o estrategista também é responsável pelo setor operacional. Todavia, é claro que conforme ele for se especializando, é possível focar em apenas uma área.


Leia também: Estratégia Comercial: 10 insights para 2023!

Como se tornar um estrategista digital?

A primeira informação que você precisa ter em mente é que não é necessário contar com diploma para exercer as atribuições de estrategista digital. É bem comum encontrar esse profissional com formação em áreas como Comunicação, Jornalismo, Propaganda e Publicidade ou Marketing, contudo, possuir ensino superior não é pré-requisito.


Outro ponto importante é não haver restrição quanto a idade e gênero porque se trata de um segmento muito plural, cujo principal enfoque é, sem dúvidas, a capacidade de saber lidar com as demandas anteriormente listadas a partir, claro, do panorama de experiências vivenciadas.


Se você já é um profissional que trabalha com a internet, trabalhar também com as estratégias virtuais pode ser ainda mais fácil considerando que já está imerso nesse ambiente. Mas, se o seu caso é diferente, saiba que é plenamente possível se tornar estrategista e você precisa começar conhecendo três pontos essenciais:

  1. Vendas;

  2. Comunicação assertiva;

  3. SEO e inbound marketing;

  4. Funcionamento das mídias digitais.

Lembrando que você consegue ter as suas primeiras experiências nessa área por intermédio de plataformas de freelance, como Workana, 99freelas, Freelancer.com e outras.


Quanto ganha um estrategista digital?


O valor exato de quanto ganha o estrategista varia de acordo com a experiência do profissional, bem como a natureza do projeto a ser gerenciado por ele. Contudo, a média salarial fica em torno de 3 a 4 mil por mês de início, podendo chegar entre 5 a 10 mil depois que a pessoa dominar o funcionamento da atividade.


Convém esclarecer que, após construir um bom portfólio, contendo experiências significativas e dominando completamente a habilidade, o estrategista pode começar a cobrar a porcentagem por projeto, o que pode variar entre 10% a 50% das vendas.


Ministrar cursos é uma boa estratégia para a profissão?


O cenário atual no universo digital tem vivenciado uma verdadeira revolução, isso é fato. Com a ampliação da internet e, especialmente, com o pós-pandemia, mais do que simplesmente utilizar as plataformas virtuais para entretenimento, pesquisa e trabalho, as pessoas passaram a fazer uso desses meios para ensinar. Por isso, sim, os cursos ministrados on-line são uma ótima oportunidade para a profissão.


Há alguns anos, quando falávamos em educação à distância, havia uma enorme desconfiança em sua efetividade. Hoje, porém, a realidade é totalmente diferente. Além da educação remota ter sido o principal canal de transmissão de conhecimento nos últimos anos, em razão do contexto pandêmico, o seu exercício também foi democratizado.


Assim, o ensino deixou de pertencer unicamente às Instituições de ensino e passou a ser colocado em prática por pessoas comuns, como eu e você. A maior variedade de habilidade foi sendo compartilhada e comercializada pelas redes sociais. Os cursos variam de investimento à política, passando por aulas sobre cuidados com as plantas à confeitaria.


De modo geral, é possível dizer que os infoprodutos, a despeito do ramo, possuem uma capacidade ilimitada para as vendas. Daí a relevância que a profissão de estrategista digital detém no mercado!

Bem, agora que você sabe o que esse profissional realiza no seu dia a dia, a média de salário e como se tornar, que tal dar o próximo passo para se tornar um(a) estrategista? E para se aprimorar, acesse o vasto rol de conteúdos presentes no blog da Comunidade Sebrae!


Um abraço, 

Bianca Becker (@biabeckerl)


Até a próxima!

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2858 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?