Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Como vender online sem um e-commerce

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como vender online sem um e-commerce
Criado em 13 MAI. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Escale seu negócio e venda para milhares de pessoas


Antigamente as vendas eram feitas em comércios locais e apenas uma pequena parte da população, ou as pessoas que estavam mais próximas, tinham acesso aos produtos. Depois, com a sociedade crescendo, vieram os shoppings centers e os centros comerciais com uma grande quantidade de lojas e opções para todos os gostos. Mas eram poucos gostos. O acesso a esses produtos era apenas para as pessoas que estavam por perto. Que podiam se locomover até esses locais. Que conseguiam estar fisicamente na loja.


Brasileiros preferem fazer compras nas lojas físicas - CDL João Neiva


Com a chegada e expansão da tecnologia e principalmente da Internet, as vendas começaram a ser feitas virtualmente. E a grande vantagem desta evolução é a quantidade de pessoas que têm acesso ao seu produto. Agora, com o mundo digital e as ferramentas online, você consegue anunciar seus produtos para milhões de pessoas do conforto da sua casa, ou até mesmo da sua loja física caso você tenha uma.


A grande vantagem do comércio online é a escalabilidade do negócio. Se antes apenas os mais próximos e locais tinham acesso ao seu produto, hoje em dia você consegue vender para o mundo todo. Basta você querer. 

Compras online crescem 31% uma semana antes da Black Friday


E como faço para vender online? Preciso de um site? 


Talvez sejam algumas das perguntas que estejam passando pela sua cabeça nesse momento e eu vou te ajudar a respondê-las. Começo desmistificando a necessidade de se ter um site para vender. Com certeza ter um site bem montado, com carrinho de compras e tudo automatizado é um excelente negócio, mas não é exatamente necessário para que você venda seus produtos online. 


A Internet possui diversas ferramentas que, acima de tudo, te dão acesso a outras pessoas. E esse é o segredo das vendas. Ter acesso para mostrar e ser visto.


INSTAGRAM


Hoje em dia a grande vitrine do mundo digital é o Instagram e através dele você pode expor seus produtos, sua marca e sua persona. Você também tem um contato direto com o teu cliente e pode criar uma proximidade com ele que muitas vezes nem em uma loja física você consegue.




Ali, através dos Stories e Directs, você vai mostrar para os seus seguidores a tua história, o teu dia a dia, o teu negócio e o teu produto. Sim, você vai vender o teu produto, mas pessoas gostam de interagir com pessoas e quanto mais proximidade você tiver com eles, maior a chance deles comprarem algo de você.


Tem uma frase que eu gosto muito e quero que você nunca se esqueça disso:


- Pessoas Compram de Pessoas -


Sim, é isso mesmo. O seu produto pode ser maravilhoso, mas quem vai mostrar ele fará com que a audiência se identifique. Quanto mais identificada ela fica, mais desejo ela tem e, consequentemente, maiores as chances dela comprar de você. 


Depois do Instagram também temos o queridinho dos brasileiros:


WhatsApp


Além de ser uma excelente ferramenta de comunicação, o aplicativo também pode (e deve) ser utilizado para vendas. Através dele você tem contato direto com o cliente e pode fazer vendas personalizadas para diversas pessoas ao mesmo tempo, através da tela do seu celular ou computador. Monte grupos de interesse para divulgar seus produtos, interaja, converse, mostre exemplos, faça vídeos e mantenha esse contato íntimo com o consumidor. Mais uma vez, pessoas compram de pessoas e quanto mais íntimo eles forem de você, maior a chance de você convencê-los que o seu produto é necessário. 

Como vender pelo WhatsApp: 12 dicas para ter sucesso



MARKETPLACE


Outra maneira de vender online sem ter um site, ou um e-commerce como também é chamado, é anunciar seus produtos em marketplaces, que são nada mais do que shoppings virtuais.

Como vender no Marketplace: 9 passos simples para começar

Através deles você consegue inserir seus produtos e vendê-los em sites parceiros podendo até mesmo utilizar e aproveitar as ferramentas de marketing e logística deles. A grande vantagem dos marketplaces é a quantidade de tráfego, de acessos, e o número de clientes que eles possuem. Outro ponto positivo é que você não vai necessariamente precisar investir em propagandas para atrair clientes. O marketplace já faz isso pra você. 

Vale mencionar que marketplaces têm um custo e ele normalmente gira em torno de uma comissão sobre as vendas do seu produto. Mas nada se compara ao custo operacional de uma loja física. 


Enfim, hoje em dia estar presente na Internet e no mundo digital faz com que você tenha acesso a milhares de pessoas. Essa rede global leva você, e o seu produto, para dentro da casa de pessoas no mundo todo. Você deixa de vender apenas para os conhecidos, para o pessoal da cidade, ou do bairro, e passa a escalar o negócio a nível nacional e, porque não, até mesmo internacional. Basta querer!


E aí, esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário!

Participe da Comunidade de MULHERES EMPREENDEDORAS e tenha acesso a mais posts como esse.

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1773 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?