Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Já parou para pensar na importância do empreendedorismo feminino?

avatar MARIANA CARVALHO GARCIA DE SOUZA
Mariana Carvalho Garcia De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Já parou para pensar na importância do empreendedorismo feminino?
Criado em 17 DEZ. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O movimento tem provocado transformações no mercado de trabalho, oxigenando as ideias e agregando em diversidade. Além disso, o empreendedorismo feminino tem contribuído para o empoderamento das mulheres, abrindo caminhos para que elas possam se tornar líderes não apenas de equipes, como também de sua própria trajetória profissional e pessoal.


Basta pensar como personalidades como Camila Farani e Luiza Helena Trajano têm contribuído para colocar o Brasil entre os celeiros mundiais de empreendedoras de sucesso, inspirando mais mulheres a assumir posições de destaque no mundo dos negócios.


Não à toa, o empreendedorismo feminino está em crescimento em todo o país, bem como tem se desenvolvido a nível mundial. De acordo com a pesquisa feita pelo Global Gender Gap Report 2022, de 2019 a 2020, houve um aumento de 41% no empreendedorismo exercido por mulheres, ficando à frente, inclusive, daquele praticado por homens, com 22%.


Mas, afinal, o que é empreendedorismo feminino?


Empreendedorismo feminino é o movimento que reúne negócios idealizados e comandados por uma ou mais mulheres. Em um sentido mais amplo, ele pode ser entendido, também, como as iniciativas de liderança feminina, incluindo a atuação das mulheres em altos cargos em empresas.


Resultado de uma longa batalha em prol dos direitos femininos e a causa do acréscimo de grandes segmentos no universo comercial, uma mulher gerir um negócio também representa uma renovação em uma seara que sempre foi majoritariamente composta por homens.


Isso porque o perfil empreendedor não se restringe às pessoas que abrem seu próprio negócio, mas, sim, àquelas que têm uma postura focada na determinação, coragem e inovação.


Ou, conforme define o próprio Sebrae:


Ser empreendedor significa ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação.


O empreendedorismo feminino vai além de todas essas definições porque ele é, sobretudo, uma quebra de paradigmas quanto à capacidade de liderança da mulher. É por isso que o empreendedorismo feminino vem ganhando força e apoio de organizações e pessoas por todo o planeta.


Não deixe de conferir: 10 dicas de empreendedorismo feminino que vão te alavancar!


Qual é a importância do empreendedorismo feminino?


A relevância é crucial para o alcance de uma sociedade com mais igualdade de oportunidades para diferentes gêneros e o desenvolvimento de ideias criativas, ambiciosas e inovadoras.


Com visões estratégicas e a constante capacidade de se reinventar frente a adversidades, o setor empresarial em muito tem ganhado com a flexibilidade e a inteligência emocional da mulherada.


Ao passo que avançam na conquista por espaços, as mulheres contribuem com o fomento dos setores mais variados do corpo civil. Presentes na indústria à prestação de serviços, as mulheres têm gerado empregos e movimentando a economia do país.


No interior de empresas, elas possuem um olhar mais abrangente e empático, gerando transformação social para o seu próprio entorno, ao se tornarem independentes economicamente e se livrarem das amarras de compromissos violentos e da dependência financeira, bem como promovendo inspiração para outras meninas e mulheres.


E, por falar nisso, conheça 5 Mulheres de Negócios para se inspirar


Quais são os desafios enfrentados pelas mulheres ao empreender?


Até chegarem às posições de comando ou de destaque de uma corporação, ou até a abertura do próprio empreendimento, as mulheres tendem a passar por diversos percalços. Nesse sentido, alguns deles são:


  • Dupla jornada: a partir de uma trajetória profissional marcada pela necessidade de ser percorrida ao lado de outros afazeres de ordem pessoal, as mulheres vão desempenhando não apenas o papel de empreendedora, mas também o de mãe, esposa e filha;

  • Julgamentos preconceituosos: elas também precisam lidar com a desconfiança em sua capacidade, o descrédito em seu serviço, a implicância por se tratar do gênero feminino e, a depender do caso, com o repúdio em razão do fato de ser mãe;

  • Assédio moral e sexual: infelizmente, ainda não deixou de ser comum a exposição de mulheres ao vexame, a humilhação e ao tratamento indigno em espaços laborais por ser mulher. Ainda, é corriqueiro os casos em que elas são importunadas sexualmente;

  • Desigualdade salarial: de acordo com uma pesquisa recente realizada pela IDados, por intermédio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as mulheres ganham cerca de 20,50% a menos que os homens.


Como incentivar o empreendedorismo feminino?


Frente aos benefícios gerados pelos negócios comandados pelo público feminino e às dificuldades com as quais esse mesmo coletivo precisa lidar, nada mais acertado e necessário que estimular o empreendimento de mulheres e essa atitude pode partir de você mediante ações básicas como:


  • Encoraje aquela mulher que você conhece e sabe que deseja empreender;

  • Apoio o negócio perto da sua cada, de sua região ou pela web que você sabe ser gerido por uma mulher, comprando produtos ou contratando serviços;

  • Indique esses negócios para amigos, vizinhos e familiares;

  • Você é um empresário ou uma empresária? Então, oferte oportunidades para mulheres atuarem na sua organização;

  • Nas redes sociais, demonstre apoio a partir do compartilhamento e das interações nos posts profissionais postados, entre outros.

Agora, que você pôde compreender do que se trata, quais são as vantagens, bem como os desafios, você consegue responder que sim, você já parou para pensar sobre a valia do empreendedorismo feminino. E se você é uma empreendedora, não se esqueça que o Sebrae com o Sebrae Delas, está sempre disponível para fortalecer o Empreendedorismo Feminino. Conte com a gente!


Ficou com alguma dúvida? Nos conte pelos comentários. Até a próxima!

avatar MARIANA CARVALHO GARCIA DE SOUZA
Mariana Carvalho Garcia De Souza
favorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1784 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?