Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

5 Mulheres de Negócios para se inspirar

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
5 Mulheres de Negócios para se inspirar
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 30 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Cada vez mais podemos sentir o aumento do número de mulheres de negócios no mundo corporativo. E isso mostra que, mesmo enfrentando grandes dificuldades, as personalidades femininas provam que conseguem alcançar sucesso no setor empresarial mesmo começando com pouco investimento

Conheça 5 esso para você se inspirar. Confira!


Grandes nomes do empreendedorismo feminino


Sem mais delongas, conheça a mulherada incrível que tem feito história e que vai te inspirar a dar uma guinada no seu negócio ou na sua carreira profissional.


1. Cleusa Maria da Silva, da Sodiê Doces


Cleusa fundou a doceria em 1997 em um espaço super pequeno. De origem pobre, ingressou no mercado de trabalho com apenas 9 anos de idade a fim de ajudar sua mãe, após perder o pai.



De boia-fria à empregada doméstica, Cleusa Maria fez de tudo um pouco até adquirir a habilidade com os bolos. E, após fazer economias por dois anos, inaugurou a sua primeira loja.

Em 2006, com clientes por toda parte, ela recebeu a proposta de abrir uma franquia em São Paulo e, desde que aceitou, a rede nunca mais parou de crescer. Hoje, a Sodiê Doces conta com 340 unidades espalhadas por todo Brasil.


2. Maria Eduarda e Emily, da Pantys


A história de Duda e Emily envolve não só o empreendedorismo feminino em dose dupla, como também o laço familiar!



A mãe de Duda confeccionava lingerie e ela sempre acompanhou todo o processo. Já a Emily é norte-americana e se mudou para o Brasil por conta de um projeto profissional. Casada com o tio de Duda, ambas passaram a conversar sobre negócios e decidiram revolucionar o universo menstrual

Em 2017, criaram a Pantys: uma empresa que produz calcinhas absorventes reutilizáveis. Hoje a marca conta com uma diversidade de produtos e gera impacto, tanto no mundo empresarial, quanto na preservação do meio ambiente.


3. Bianca Andrade, da Boca Rosa


Nascida em uma das maiores comunidades do Rio de Janeiro, o complexo da Maré, Bianca Andrade da Silva foi copeira e deu aula para crianças antes de fazer o curso de maquiagem.




Aos 16 anos, inspirada em tutorias de marcas caras, começou a gravar e postar no YouTube vídeos em que ela explicava como se maquiar com produtos baratos. Os vídeos viralizaram e após ser convidada para o Programa Mais Você, da Globo, a vida de Bia nunca mais foi a mesma

Atualmente, Bianca é maquiadora, youtuber, influenciadora e empresária. Dona da Boca Rosa Company, ela coleciona recordes de vendas com as marcas de maquiagem Boca Rosa e de cuidados com o cabelo, Boca Rosa Hair.

Ainda falando sobre o mercado da beleza, conheça 5 dicas para alavancar o seu negócio!


4. Zica Assis, da Beleza Natura


Heloisa Helena de Assis, a Zica, foi empregada doméstica, babá e faxineira antes de criar o Instituto Beleza Natura.



Zica, uma mulher negra de cabelo crespo, sofreu muito preconceito e enfrentou dificuldades para encontrar produtos que tratassem os seus fios de forma adequada e personalizada. Com isso ela passou a desenvolver os seus próprios produtos. 

E após descobrir a fórmula que melhor se adequava ao seu cabelo, ela fundou a primeira unidade da rede especializada em cabelos crespos, cacheados e ondulados. Atualmente são mais de 34 salões e a fábrica Cor do Brasil.


5. Cristina Junqueira, da Nubank


Cristina nasceu em São Paulo e cursou Engenharia de Produção na USP. Após concluir o mestrado, ingressou como analista de sistemas no Unibanco e trabalhou em outras empresas do setor financeiro.



Em 2013, ela fundou o Nubank, uma startup de serviços financeiros com grande destaque no país, e acabou se tornando uma das mulheres mais ricas do Brasil. 

Veja que cada uma das mulheres de negócios listadas possui histórias únicas, bem como é parte de setores diversificados do mercado. Ou seja, é possível ser uma grande empreendedora em qualquer setor!


Como iniciar no empreendedorismo feminino?


Para entrar de vez no mundo dos empreendimentos, você precisa refletir sobre as suas principais habilidades, ou seja, ter em mente quais as coisas que você faz realmente bem

Se você, assim como a Cleusa manda bem na cozinha, invista no setor culinário. Por outro lado, se você é excelente com trabalhos manuais, é interessante considerar o ramo de peças artesanais. 

Além disso, fique atenta às tendências, sempre buscando gerar inovações no nicho de empreendimento escolhido. A partir daí, é necessário que você se aperfeiçoe na área e ofereça os seus serviços sem medo.


Como a internet pode ajudar o empreendedorismo feminino?


As redes sociais têm papel importante quando o assunto é empreendimento das mulheres! A internet pode alavancar a divulgação de produtos e serviços e ajudar na formação de clientela. Por isso, a principal dica é: invista no uso e na gestão dos canais sociais do seu empreendimento.




Saiba mais sobre o assunto acessando o nosso post sobre gerenciamento de redes sociais

Continue acompanhando os nossos conteúdos. Toda semana temos um artigo novo sobre o universo empresarial. Ah, e não tenha dúvidas se todas essas mulheres incríveis conseguiram, você também consegue! 

Até o próximo post.

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1784 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?