Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Como iniciar um negócio com pouco investimento

avatar RENATA HELLY JACON
Renata Helly Jaconfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como iniciar um negócio com pouco investimento
Criado em 18 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Como você pode começar um negócio com pouco investimento? Essa não é uma tarefa fácil, porém, é possível. Existem diferentes negócios no mercado que têm bons rendimentos e são acessíveis.


O planejamento é essencial para abrir um bom negócio com o mínimo de investimento. Porém, ter pesquisas com mais profundidade é a saída para quem não tem muito dinheiro. 


Às vezes surgem ideias que parecem muito legais, mas não pegam no mercado. Portanto, é necessário garantir que seu projeto tenha potencial para se tornar uma empresa.


E como é feita essa análise? É importante buscar essas informações junto ao seu público-alvo e definir suas perspectivas como empreendedor.

 

Por onde começar?

A maior dificuldade para quem deseja fazer é escolher o negócio certo. Normalmente, eles passam muito tempo pensando em uma ideia brilhante e única. No entanto, embora existam, muitas vezes são os detalhes da vida cotidiana que oferecem as maiores oportunidades para o auto emprego.


Então, como encontrá-los?

Para isso, você precisa aguçar os olhos. Se olharmos para os negócios mais bem estabelecidos ao nosso redor, encontraremos semelhanças, que os especialistas acreditam serem estratégias inovadoras. E inovação não é criar algo do zero, mas (re)criar, fazer algo "novo" com um diferencial.


Por exemplo, observar o mercado e entender o que está faltando e o que pode ser melhorado é metade do primeiro passo. Qual é a outra parte? Conheça as suas habilidades.


Análise de riscos

Ao descobrir quais são suas maiores habilidades, é possível que um empreendedor escolha onde investir e estudar. Tente planejar com cuidado. Aprenda sobre marketing, gestão financeira, gestão de pessoas etc.


Analise as tendências do mercado, descubra quais são as diferenças com seus concorrentes em potencial e quais estratégias eles estão usando. Dessa forma, fica fácil enxergar com clareza os riscos e oportunidades do negócio que está prestes a ser aberto.


Como conseguir dinheiro para abrir o negócio?

Quando você tem clareza sobre o que quer fazer, fica mais fácil convencer os outros sobre as possibilidades de sucesso em seu negócio. É importante se você não tiver patrimônio e precisar recorrer a empréstimos ou parceiros para decolar.


O melhor é encontrar uma solução empresarial que exija um pequeno investimento inicial, isso lhe garantirá mais independência e segurança para administrar sua empresa. Caso não seja possível, busque financiamento junto a agências bancárias ou investidores interessados. Novamente, ter um bom plano de negócios pode ser a chave para fazer seu negócio acontecer.


Após aberto como conduzo?

A inovação e o aprendizado constantes são as principais armas dos empreendedores de sucesso. As empresas possuem as características de seus gestores, profissionais bem preparados conseguem enxergar a saída, mesmo em tempos de recessão. Finalmente, tenha bons parceiros!


Ter uma ideia do seu público é o primeiro passo. Com base nas necessidades de seus futuros clientes, procure a opinião e/ou conselho de um consultor. Nesse caso, é possível entrar em contato com um gerente experiente ou com a ajuda de um treinador. Esses especialistas estão prontos para mostrar falhas e possíveis soluções para o seu projeto. 


A crítica construtiva deve ser tratada como uma oportunidade de crescimento e não como uma "culpa" pessoal. Nem sempre é fácil ouvir que nossa visão não é tão boa quanto pensávamos.


O ego deve ser reduzido e substituído por uma visão empreendedora.


Uma dica para começar um negócio com baixo investimento


Empreendedorismo digital

O ambiente digital hoje oferece uma excelente alternativa para quem deseja iniciar um negócio, mas não tem muito dinheiro para gastar no investimento inicial.


Você já parou para pensar no número de pessoas que acessam a internet todos os dias? Esse é um dos bons motivos que explica o crescimento do mercado online, que cria negócios que começam com ideias realmente novas. Além disso, em geral, iniciar um negócio digital exige um investimento muito menor do que um negócio físico.


Considere um exemplo quando um empresário decide abrir uma loja: Para ter uma loja física, ele precisará alugar um local, comprar equipamentos, decorar, contratar pessoal, estoque, limpeza, luz, água, contas de telefone etc. Agora, se esse mesmo empresário decidir abrir essa loja online, ele precisará de pouquíssimas coisas, por exemplo, desenvolvimento de site, domínio e estoque.


Além disso, esses custos baixos também podem ser aliados ao fato de poder trabalhar em casa, o que, além de significar mais economia, traz conforto, flexibilidade e melhor qualidade de vida.

Portanto, se você deseja iniciar um negócio com baixo investimento, a primeira coisa que deve considerar é se estabelecer no negócio digital.


Nicho de mercado

Se você vai trabalhar com internet, outra dica importante é focar em um nicho de mercado. Você já sabe como é trabalhar com nichos?


Basicamente, nichos de mercado são grupos específicos que procuram a mesma solução. O oposto de trabalhar com um nicho de mercado seria trabalhar com um mercado de massa


Por exemplo, uma loja virtual como o Submarino vende uma grande variedade de produtos como CDs, eletrônicos, livros, utensílios domésticos e muito mais. 


Então, neste caso, é uma loja que atinge um público-alvo diferente, com objetivos e desejos diferentes. Uma loja como a Saque Viagem é especializada em artigos de vôlei.


Você pode pensar: mas não é melhor ter uma loja que atinja um público muito mais amplo? Bem, imagine começar agora e ter que competir com gigantes como o Submarino. A ideia de focar em um nicho é que você consiga atingir o público mais relevante, por menor que seja, e conseguir clientes muito rapidamente.


Resumindo: trabalhar com um nicho específico é uma boa estratégia para novos empreendedores, pois te dá muitas oportunidades de conquistar clientes e integrar sua marca desde o início!


Quando se trata de empreendedorismo os brasileiros se destacam.


Ser dono do próprio negócio é bastante recompensador, se você está no grupo dos futuros empreendedores que almejam seu negócio próprio, espero ter te ajudado. Outra dica legal é que qualquer tipo de negócio que você abrir, você irá precisar de um sistema para ganhar mais tempo nesta jornada.

Tem mais alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

avatar RENATA HELLY JACON
Renata Helly Jacon
Empreendedora, formada em Marketing, Redatora e Analista de SEO Jr. Escrever sempre foi uma parte importante da sua personalidade, encontrei na redação a possibilidade de levar conhecimento para empreendedores, como eu.favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5314 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?