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Entenda o que é imagem pessoal e como criar uma

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Entenda o que é imagem pessoal e como criar uma
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Criado em 23 AGO. 2022
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Se você tem uma marca ou criará uma, um dos primeiros passos é criar uma conexão com o seu cliente. Só assim você irá garantir resultados positivos. Se você, empreendedora, se interessou pelo assunto, a Comunidade Sebrae vai te explicar melhor do que se trata e quais formas de se ter um bom posicionamento de imagem pessoal.


O que é imagem pessoal?


A imagem pessoal é uma identidade construída por alguém ou por uma marca que releva em sociedade a maneira de ser, se comportar, vestir, a personalidade e até mesmo o tom de voz utilizado.


jovem empresária posando com o braços cruzados e sorrindo


O que é posicionamento de imagem pessoal?


Já o posicionamento de imagem pessoal é a maneira com que você deseja que o seu público-alvo veja a sua marca. Assim, saber o que é e como criar uma imagem pessoal atualmente é de extrema importância.


Para adquirir influência é preciso saber trabalhar o posicionamento e como impactar o dia a dia das pessoas. Quantas vezes você já deixou de efetuar alguma compra por que aquela marca não te passava confiança? Muito provavelmente o posicionamento de imagem pessoal daquela marca não foi bem trabalhado.


Por que um posicionamento de imagem pessoal é importante?


Ter uma presença, principalmente nas redes sociais, não é mais opcional. É essencial. Devemos lembrar que pessoas gostam de pessoas, por isso, é importante criar algo que conecte o seu público-alvo com sua marca. Manter uma personalidade e entregar o que promete pode ser uma forma de garantir mais usuários visitando sua marca.


mulher elegante de negócios


As pessoas gostam de saber quem é aquela pessoa por trás da marca. Saber quem ela é, do que gosta de fazer, quais seus gostos musicais e por aí vai. É esse tipo de aproximação pessoal que gera uma maior relevância e confiabilidade para a marca.


Trabalhar a sua imagem ajuda na prospecção de novos clientes a sua marca e no aumento da conversão, já que há mais pessoas engajadas. O posicionamento de imagem pessoal vai muito além de ser apenas uma estratégia de marketing. É saber se conectar com o cliente de uma forma que as outras marcas ainda não fizeram.


Além de ter um bom posicionamento de imagem pessoal, é preciso conhecer mais sobre o marketing pessoal, por isso recomendamos a leitura de um post sobre a importância do marketing pessoal no empreendedorismo feminino.


Como definir um posicionamento de imagem pessoal?


Agora que sabemos o que se trata o conceito de posicionamento, é hora de definirmos metas inteligentes e estabelecer o que queremos passar com a marca.


homem apertando a mão de uma empresários


1. Conheça o tipo do consumidor


Entenda quem é a pessoa para qual deseja se comunicar. Se não tiver isso em mente, não existirão maneiras e compreensão de como fazer a sua marca se aproximar mais desse público-alvo. É preciso saber quais as necessidades dessa persona e dores para apresentar as melhores soluções.


2. Gere impacto no dia a dia das pessoas


Conhecendo a necessidade do cliente, agora é preciso saber se você irá impactar no dia a dia desses usuários. A maioria das marcas oferecem produtos ou formas de como ajudar o cliente. Se a sua marca não oferece alternativas ou não faz diferença na vida das pessoas, por que ela existe?

Além disso, estar presente em discussões importantes e se pronunciar com intuito informativo e não somente com fins de venda é um diferencial.


3. Tenha propósitos como diferencial


Todas as marcas possuem um objetivo. O da sua difere das demais? O que é que você pode oferecer de diferente para se destacar entre as demais marcas? Por exemplo, uma loja de roupas pode se esforçar em garantir um forte posicionamento em fotografias, enquanto a sua marca, pode oferecer uma consultoria de imagem pessoal.


Como criar sua imagem pessoal?


Agora que foi definido o planejamento, é hora de fortalecer seu posicionamento de imagem pessoal. Abaixo, listamos algumas considerações:


mulher elegante de negócios usando laptop


Cultura Organizacional


Nada melhor do que olhar para dentro da sua própria empresa no momento de criação da sua imagem pessoal. E por que isso é importante? Os seus colaboradores são os primeiros promotores da sua marca e, por esse motivo, devem ser prioridade no momento desse processo. Ou seja, mostre como a imagem da marca está também ligada aos valores que ela quer transmitir ao cliente.


Experiência do cliente


Jamais deixe de lado sobre o que o seu cliente pensa a respeito da sua marca. Além de você garantir uma comunicação com ele, é necessário oferecer a melhor experiência possível.


Tome como exemplo marcas de grande nome. Elas não vivem fazendo propagandas, mas elas garantem um ótimo serviço e assim, consequentemente, uma excelente experiência ao usuário. Então se você quer ter um bom posicionamento de imagem pessoal, invista na experiência do usuário.


Mostre sua personalidade através de imagens


Aqui é uma forma de você transmitir a imagem da sua marca através de fotos. Se quer passar uma imagem de algo mais jovem, seria interessante usar cores vibrantes, roupas na moda, etc.


Por outro lado, se planeja passar algo mais sério e sofisticado, usar uma paleta de cores com tons pastéis e neutros, em um local com mais refinamento, com certeza fará a diferença.


Criar um estilo próprio


Você provavelmente já pensou no tênis Vans e logo em seguida associou a pessoas andando de skate, certo? Mesmo que a pessoa que tenha o calçado nunca tenha andando de skate, ela se sente mais próxima da comunidade ao usar os produtos da marca.


Isso acontece por conta de todos os dias em que a marca reforça de que um estilo de vida está associada ao seu produto. Transmita isso ao seu cliente, faça ele ter certeza e se lembrar da sua marca quando ver algo relacionado a ela.


Seguindo todas essas informações, a sua marca pode conseguir atingir um diferencial sobre as outras. Mas, saiba que manter esse posicionamento não é tão simples. É preciso, às vezes, fazer um reposicionamento da sua imagem.


O que é reposicionamento de imagem?


O mundo sempre está em constante evolução, assim como as vontades dos clientes. Por isso, é necessário evoluir sua marca conforme as necessidades das pessoas.



O reposicionamento funciona como uma forma da marca repensar na sua imagem ou de como ela quer que o público-alvo a enxergue. Ou seja, tentar ser vista de outra forma e de uma maneira mais receptiva e conforme o momento em que as pessoas estão vivendo.


Cuidados com o reposicionamento


Por mais que seja necessária a mudança, é preciso manter a essência da marca. Precisa, sim, atualizar a forma de como se comunicar com o cliente, mas nunca se pode deixar de lado os valores construídos.


Um exemplo simples é como as empresas se comunicam atualmente. Nos dias passados, utilizava-se de uma linguagem mais formal, agora é comum o uso de gírias e emojis nas áreas de comunicação das grandes marcas.


Após essas informações é preciso manter o foco e ver o que está funcionando e o que não está. Você pode ver algumas informações em um texto que a Comunidade Sebrae mostra os sinais se sua empresa está no caminho certo.


Então, se pretende se aproximar mais do seu cliente e ter resultados significativos, invista em posicionamento de imagem pessoal da sua marca ou com o que deseja transmitir. Lembre-se sempre: pessoas se identificam com pessoas.

Participe da comunidade Mulheres Empreendedoras e continue lendo conteúdos como esse. Até a próxima!

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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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