Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

A importância do marketing pessoal no empreendedorismo feminino

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
 A importância do marketing pessoal no empreendedorismo feminino
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 15 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase


Um planejamento de marketing pessoal é um recurso perfeito se você deseja estar nas rédeas de sua carreira. A questão da marca pessoal permanece mais atual para as mulheres empreendedoras, pois elas ainda precisam se autodefinir no mundo dos estereótipos de gênero e da lacuna de liderança.

As expectativas tradicionais de gênero, a lacuna de confiança e outros  desafios que as mulheres superam hoje influenciam dois elementos da construção de sua marca:

Exterior: código de vestimenta, maneira de falar, autoapresentação;

Interior: autopercepção, visão de futuro, autoidentificação.


Além disso, uma mulher pode influenciar e corrigir ambos os elementos se ela entender o que é tão valioso em sua marca e como comunicar essa mensagem ao mundo. 

É aí que as mulheres têm uma vantagem sobre os homens: elas podem escolher um estilo de liderança tradicionalmente masculino baseado na lógica, ou um tradicionalmente feminino baseado na intuição. Ou, eles são bem-vindos para combinar ambos, conforme o caso.

Vamos dar dois exemplos clássicos destes tipos de liderança. Conhecida como a Dama de Ferro, Margareth Thatcher tem um estilo de liderança masculino (mais baseado na lógica). Já  Eva Perón, amada e apoiada pela população argentina, tinha uma liderança mais intuitiva. E a marca de Eva era muito mais poderosa do que a do marido! Cada uma no seu estilo, mas com muita confiança e perseverança. (Vale a pena conferir a história dessas duas grandes mulheres!).

Por que a empreendedora precisa de uma marca pessoal?

Um plano de marketing pessoal é um documento orientado para o futuro que destaca sua personalidade, profissionalismo e o que faz você ou sua marca serem únicas.

Um dos grandes desafios para muitas mulheres que estão entrando no mundo do empreendedorismo é a obtenção de capital. Portanto, se você é proprietária de uma empresa, pode precisar de uma marca pessoal para conseguir fundos ou parceiros que possam ajudar a expandir seus negócios.

Colocando a mão na massa

Para construir o marketing pessoal é preciso definir metas claras para o seu empreendimento, certo? E aqui, o diferencial é contar sua história pessoal. Sabe por quê? Quando as pessoas a apresentam a alguém, elas escolhem uma única frase para descrevê-la, o que é crucial porque cria uma impressão aos olhos dos outros.

Agora tente fazer isso consigo mesma. Que frase você usaria para se descrever? Para chegar a isso, experimente a  técnica de Pitch de Elevador: faça uma breve descrição (20-30 palavras) respondendo à pergunta sobre quem você é e qual é o seu valor.

No entanto, esse exercício não é tão simples. O contexto é importante porque você precisa separar a autoadmiração das histórias que aumentam seu status, ok? Se necessário, escreva uma história de 100 a 150 palavras descrevendo sua experiência profissional e filosofia de negócios.

Comunique-se de forma assertiva


Maquiagem, roupas, acessórios: todos são elementos da linguagem que usamos para nos comunicar com o mundo. 

As mulheres são mais sensíveis às reações de um ambiente, então elas "leem" e se adaptam conforme necessitam. Mas um código de vestimenta não é a única maneira de enviar sua mensagem. A comunicação também é importante! Lembra dos dois exemplos que mencionamos? Não importa o seu estilo, você deve ser assertiva!

Outra coisa, os canais de comunicação são muitos. Para promover uma marca pessoal, escolha uma rede social em que se encontre seu público-alvo, atualize-a regularmente, conte sobre seus projetos e publicações, compartilhe informações sobre seus eventos profissionais etc.


Anota aí!

Mentira e conversa fiada matam o  marketing pessoal, portanto, cumpra as promessas e atenda às expectativas para desenvolver uma reputação de especialista responsável.


Invista em si mesma


Neste mundo veloz de choque de conteúdo, as informações ficam desatualizadas rapidamente. Portanto, continue aprendendo, acompanhe as últimas tendências, lembre-se do crescimento pessoal, analise e tire conclusões de tudo ao seu redor.

Quanto mais conhecimento e inteligência emocional você tiver, mais valiosa será sua marca pessoal. Defina metas claras, construa uma rede profissional, continue aprendendo e se aperfeiçoando na sua jornada empreendedora!


avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1790 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?