Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightEmpresas Inovadoraskeyboard_arrow_rightArtigos

Como ter ideias inovadoras para empreender ou evoluir?

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Como ter ideias inovadoras para empreender ou evoluir?
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 21 FEV. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

As ideias movem o mundo e as mais inovadoras são aquelas que fazem a diferença, principalmente quando falamos de empreendedorismo, onde é possível explorar infinitas possibilidades. E sabemos: para que ideias inovadoras surjam, é necessário algum tempo e muito estímulo!


O nascer de uma ideia não é um processo que acontece de uma hora para outra, por isso, é necessário buscar por formas de manter a criatividade sempre em dia e, quando não estiver, buscar formas de encontrá-la novamente. Pensando nisso, separamos alguns tópicos para você entender melhor sobre o assunto. Continue na página e aproveite a leitura!


O que são ideias inovadoras?


As ideias inovadoras podem ser definidas como aquelas que exploram novas oportunidades de maneiras ainda não vistas anteriormente. É a atitude de pensar "fora da caixa", trazendo uma nova forma de executar um processo, uma solução para um problema, ou até mesmo o lançamento de um produto totalmente desconhecido pelo público.


homem com uma lâmpada na mão e uma na cabeça em um fundo fosco


É bem fácil chegarmos a conclusão de que não existe mais nada para ser inventado, entretanto, ainda podem surgir muitas ideias inovadoras, principalmente quando vislumbramos um futuro melhor e mais prático, com processos facilitadores que garantam fins tão bons quanto se fossem executados da maneira mais demorada e convencional.


Além disso, uma ideia inovadora não precisa ser nada que fuja da realidade, algo muito diferente, complexo, muito menos difícil de executar. Dessa maneira, reforçamos que se trata daquelas insights que realmente tragam algo inovador para se tornar o dia a dia melhor e mais prático.


O que é o conceito de inovar?


Segundo o dicionário Michaelis, inovar tem como significado:


i·no·var

vtd e vint
1 Fazer inovações; introduzir novidades em: Flicts [] situa-se na vanguarda, inovando os padrões gráficos e literários pela expressão do talento de feições inconfundíveis de Ziraldo (Z7). É preciso [] não ter medo de inovar (CMa).

vtd
2 Produzir ou tornar algo novo; renovar, restaurar: Inovou o velho casarão sem descaracterizar a sua arquitetura.


Sendo assim, podemos definir que inovar é trazer novidades para um setor e ressignificar processos já existentes, a fim de aprimorá-los. Em outras palavras, é identificar necessidades que não estão sendo atendidas da melhor maneira.


Leia mais: Como preparar sua empresa para o futuro?


O que fazer quando você tiver bloqueio criativo?


Quando falamos em ideias, sobre a área do pensamento humano, sabemos que existem limitações, sendo praticamente impossível ter ideias inspiradoras todos os dias. Têm dias que o bloqueio criativo se instala na mente e não permite que as ideias surjam e os problemas sejam resolvidos.


No entanto, devemos entender que esse bloqueio existe e que alguma hora ele vai desaparecer, o mais importante é saber lidar da melhor forma possível para não ser afetado e posso continuar desempenhando as suas missões diariamente.


Dessa maneira, existem algumas práticas que podem te auxiliar nesse processo de encontrar novas ideias. Separamos 5 para te ajudar. Confira:


1. Liste suas ideias e promova um brainstorming


Sempre que estiver nos seus dias mais criativos, tenha um bloco de notas abertas e anote todas as ideias que forem surgindo, mesmo que acredite que elas sejam simples demais não deixe nenhuma de lado. Depois de colocadas em papel, é possível que alguma delas seja muito útil mais adiante.

Com elas todas em ordem, você pode alinhar melhor seus pensamentos e conseguir discorrer melhor sobre determinada ideia, visto que ela foi anotada e necessita de revisão. Ah, sempre atualize a sua lista, para que nada seja perdido no processo de criação.


Entenda também: o que são ferramentas de inovação e por que elas são importantes para o seu negócio.


2. Entre em grupos nas redes sociais


A comunicação é um fator bem favorável à criatividade. E há muitos grupos e meios de comunicação no qual é possível consumir publicações e, até mesmo, ter algum insight em comentários dos usuários dentro das redes sociais. Dessa forma, sempre seja ativo nessas redes e aproveite para aprimorar seu campo de visão e aumentar sua lista de ideais.


homem de terno feliz mexendo em um celular em um fundo fosco


3. Faça uma análise dos concorrentes


Essa é uma dica de praxe, mas, quando se trata de ter ideias para o seu negócio, conferir o que seus concorrentes estão realizando, quais ideias que estão implementando em seu negócio, como estão fazendo isso e o mais importante se estão obtendo resultados, pode te dar insumos para ter suas próprias ideias.

Não se prenda apenas ao maior concorrente, veja também os outros e até mesmo os que estão começando agora, pois talvez sejam eles que apresentem as melhores ideias, analisando que necessitam se destacar no mercado para alavancar e serem reconhecidos enquanto marcas.


4. Assista vídeos sobre o seu nicho

Os vídeos não são apenas para entretenimento, eles podem nos ajudar em diversos aspectos, assim como 

ter ideias inovadoras!


homem mexendo em um notebook em um escritório


Dessa forma, busque sempre por vídeos específicos sobre o nicho de atuação, assista vídeos em alta com temas atuais e anote o que você julgar ser um insumo para te gerar uma nova ideia.


Além disso, também há vídeos que fazem previsões do que estará em alta futuramente, o que pode te dar ideias de como se preparar para o futuro. contudo, sempre faça um exercício de análise se o vídeo realmente traz um conteúdo condizente com seu nicho de atuação.


5. Busque por conteúdo em outras línguas


Não fique preso apenas à sua língua materna, busque também por conteúdos em outros idiomas. Faça uma pesquisa mais a fundo e perceba as tendências e inovações em outros países. Assim, traga e aprimore ideias para a sua marca, com novas características e até mesmo conceitos diferentes, ou seja, busque conhecimento e inspire-se!


Leia também: 9 negócios do futuro para empreender.


Portanto, as ideias inovadoras também podem ser geradas quando nos esforçamos, principalmente quando utilizamos as estratégias corretas. Pode levar mais tempo, demandar pesquisas e criatividade, mas pode valer muito a pena quando executada e planejada da maneira correta. E mesmo que haja o bloqueio criativo, coloque em prática as formas de lidar com ele, a fim de que não te impeça de evoluir em seu processo.


Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e, para mais tópicos como este, continue seguindo a Comunidade Sebrae!


Um abraço, Bianca Becker (@biabeckerl). Até a próxima!

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Empresas Inovadoras
Empresas Inovadoras
people 1505 participantes
Esse grupo busca apresentar, por meio da inovação, assuntos ligados ao crescimento das micro e pequenas empresas. Fortalecendo assim os ecossistemas de inovação do Brasil. Participe com a gente!
fixo
Em alta
Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
22 nov. 2023Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
Determine o futuro da sua empresa
27 jan. 2022Determine o futuro da sua empresa