Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightEmpresas Inovadoraskeyboard_arrow_rightArtigos

Como preparar sua empresa para futuro

avatar LUCAS FERREIRA LIMA
Lucas Ferreira Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como preparar sua empresa para futuro
Criado em 10 FEV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Muitas mudanças acontecem ao longo do percurso de um empreendedor, mas estar sempre preparado para o futuro é essencial para que o negócio permaneça em crescimento, independentemente da situação em que o mercado se encontra.


Normalmente o futuro é algo que preocupa os administradores de empresas, mas a solução é estar atento às grandes tendências, pois elas estão ligadas à adaptação, criatividade e flexibilidade, ou seja, estar preparado para esse contexto é a chave para o sucesso. Vamos entender um pouco mais sobre este assunto fundamental para o seu negócio?


Tecnologia

A tecnologia é fundamental para o desenvolvimento e crescimento de qualquer negócio, independente do tamanho. A partir dela é possível gerar as transformações necessárias ao longo do percurso.


É possível notar essa importância através da velocidade que as coisas acontecem, a tecnologia transforma a maneira que as estratégias são traçadas e a forma como as decisões são tomadas, possibilitando decisões assertivas e o desenvolvimento contínuo.


É importante frisar que não se pode agir sempre da mesma maneira, para alcançar resultados positivos é necessário estar sempre atualizado, buscar novas estratégias e oportunidades para que o seu negócio tenha visibilidade em um mercado tão inovador.



Tendências

As tendências ditam as regras no mercado, por isso são pontos fundamentais a serem analisados e seguidos.


Sua empresa está em um mercado que vive em constante atualização e as maiores tendências do futuro precisam ser acompanhadas para que alcance os resultados positivos, portanto estar atento e se adaptar a elas fará com que seu negócio esteja sempre em desenvolvimento.


Um grande ponto a ser analisado, considerado tendência para os próximos anos, é estar preparado para proporcionar um ambiente de trabalho onde colaboradores e gestores estejam em sintonia, a gestão de pessoas é ponto crucial para o desenvolvimento do seu negócio.


Essa nova geração de trabalhadores não busca apenas por salário, mas sim um ambiente saudável, onde valores são agregados e o aprendizado é colocado em primeiro lugar.



Home Office

O Home Office já é uma tendência para o futuro de todas as empresas. Ambientes remotos estão ganhando espaço em relação aos tradicionais, além de proporcionar condições mais favoráveis aos colaboradores, ainda proporcionam mais economia para as empresas.


Esse ambiente é o que mais atrai profissionais com grande capacidade no mercado, pois proporciona inovação, criatividade e liberdade para a formação de equipes virtuais, possibilitando assim grandes resultados.



Autogestão

Outra tendência para o futuro é a autogestão. Esse formato possibilita que os próprios colaboradores controlem suas atividades e, principalmente, o seu desempenho.


Esse formato virtual, apesar de novo, tem trazido inúmeros resultados, possibilita liberdade e a oportunidade de autonomia de cada colaborador, trazendo dinamismo a todas as atividades realizadas.


A partir do momento que um colaborador se sente parte do projeto da empresa que trabalha, os resultados são apenas uma consequência. O envolvimento na missão e nos valores da empresa gera ainda mais satisfação ao funcionário para cumprir e executar todas as tarefas da melhor maneira.



Planejamento Estratégico

Todo empreendedor reconhece a importância do planejamento estratégico para os resultados positivos do seu negócio.

O planejamento estratégico é um princípio básico da gestão e administração empresarial que permite a organização do negócio, alinhando todas as estratégias relacionadas à missão, visão e valores da empresa.


Somente através desse planejamento é possível traçar um caminho de sucesso até atingir os resultados pretendidos. Criar um plano de ação, estabelecer metas e objetivos, acompanhar os números e a evolução do mercado trarão a visibilidade e os resultados que todo empresário sonha para o seu negócio.

Veja mais sobre o planejamento estratégico na nossa comunidade Sebrae!



Gestão de Custos

Para que sua empresa se mantenha ativa e competitiva no mercado é importante estar atento à gestão de custos, desta forma as estratégias serão alinhadas para enfrentar os desafios do dia a dia.


Para tornar isso possível é importante controlar com rigor o fluxo de caixa, observar as entradas, saídas e, principalmente, reduzir ou até mesmo extinguir despesas desnecessárias. 


Outra dica é possuir um fundo de reservas, assim a empresa estará sempre preparada para despesas inesperadas ou emergenciais e o negócio será resguardado de qualquer resultado negativo.



Gestão de risco

Avaliar os riscos do negócio é uma tarefa a ser realizada constantemente. Esse ponto é essencial para garantir o sucesso de qualquer empresa e por isso precisa passar por uma análise minuciosa para que tudo ocorra conforme o planejado.


Utilizar técnicas de planejamento facilitarão esse processo, além disso seguir corretamente o plano de ação, obedecer prazos, analisar os custos envolvidos para a realização de cada etapa e prezar pela qualidade garantiram o resultado esperado.

As tomadas de decisões são pontos fundamentais, portanto analise e avalie cada passo, o cenário e leve em conta todas as incertezas para agir com tranquilidade e, então, alcançar resultados positivos, independente da situação.  



Gestão de projetos

Para atingir as metas traçadas, todo empreendedor precisa acompanhar as inovações exigidas pelo mercado e aplicar toda a sua habilidade na elaboração dos projetos. 


E, para executar com qualidade todas as estratégias e atividades estabelecidas no plano de ação é necessário manter todos os colaboradores engajados, assim executar as técnicas e acompanhar os projetos se tornará uma tarefa fácil, trazendo os resultados pretendidos.



Sustentabilidade

As empresas precisam estar voltadas a causas sociais e ambientais, pensar no futuro é algo imprescindível para qualquer negócio.


Os consumidores estão cada vez mais mais voltados ao futuro, portanto é dever da empresa proporcionar algo a mais em cada resultado, não somente entregar um produto, mas sim proporcionar experiências positivas como um todo para a sociedade.


Consumidores buscam experiências conforme suas crenças e valores, portanto o que não agregar não será consumido.


O futuro reserva inúmeras oportunidades e transformações, porém todas voltadas à evolução de negócios e pessoas, visando valores e aprendizados.


Desta forma, manter seu negócio visível e atingindo resultados expressivos não está baseado somente em números, mas também em relações, tanto internamente com os colaboradores quanto externamente, proporcionando experiências que se encaixem à evolução e aos valores do consumidor envolvido.

Um abraço,

Lucas

avatar LUCAS FERREIRA LIMA
Lucas Ferreira Lima
favorite_outline Seguir Perfil
capa Empresas Inovadoras
Empresas Inovadoras
people 1556 participantes
Esse grupo busca apresentar, por meio da inovação, assuntos ligados ao crescimento das micro e pequenas empresas. Fortalecendo assim os ecossistemas de inovação do Brasil. Participe com a gente!
fixo
Em alta
Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
22 nov. 2023Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
Determine o futuro da sua empresa
27 jan. 2022Determine o futuro da sua empresa
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?