Avaliar as habilidades que vão além das cognitivas se tornou algo essencial para a educação. Afinal, com isso é possível educar alunos para se tornarem cidadãos com responsabilidade afetiva, bom convívio em grupo e muito mais. Mas como acompanhar o desenvolvimento dessas competências? E como entender as necessidades de desenvolvimento de cada um?
Isso pode ser feito por meio da avaliação socioemocional. E esse é o motivo que preparamos esse texto! Se deseja entender melhor esse método, seu objetivo, eixos, funcionamento, benefícios e muito mais, continue sua leitura!
A avaliação socioemocional é uma forma de entender as competências não cognitivas de um aluno. Ou seja, está relacionado com as habilidades envolvidas na obtenção de objetivos, controle emocional e trabalho em grupo. Trata-se de análises minuciosas, detalhadas e profundas dos objetivos de desenvolvimento de cada um dos estudantes.
As avaliações são realizadas por meio de diversas atividades, acompanhamento do cotidiano de estudo e questionários do dia a dia. Um grande erro dos educadores é acreditar que esse teste poderá ser feito com uma única tarefa, uma vez que é necessário muito mais para medir todas as competências socioemocionais.
A avaliação socioemocional visa acompanhar o desenvolvimento pessoal de cada aluno. Vale ressaltar que não existe uma "nota" correta para esses testes. O desempenho é controlado com base nos objetivos individuais de cada um dos alunos. Ou seja, são ações e acompanhamentos do desenvolvimento dos estudantes quanto a suas competências socioemocionais, como o convívio social e inteligência emocional.
Além disso, esse formato de observação permite que os professores consigam entender com clareza o estágio de desenvolvimento das habilidades dos seus alunos. Com isso, eles conseguem ajudá-los mais facilmente a melhorar suas aptidões, influenciando diretamente em fatores da vida do aluno, como:
Modo de pensar, agir e sentir;
Capacidade de relacionamento em grupo;
Desenvolvimento de responsabilidade afetiva;
Comportamento;
Tomada de decisões;
Ajuda a estabelecer objetivos e mais.
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As competências emocionais são divididas em cinco agrupamentos das principais habilidades. Venha conhecer quais são:
Consciência ou Autogestão: organização de tarefas, determinação, persistência durante as atividades, foco e responsabilidade;
Abertura ao novo: vontade de aprender, interesse nas artes, imaginação criativa e curiosidade;
Amabilidade: empatia com outras pessoas, confiança e respeito;
Extroversão ou Engajamento com os outros: entusiasmo, habilidade comunicativas, relacionamento interpessoal e assertividade;
Resiliência ou Modulação emocional: controle da raiva, medo, tristeza, frustração e autoconfiança.
Vale ressaltar que os conjuntos de habilidades variam de autor para autor. Além disso, essas cinco famílias de desdobram em 12 competências socioemocionais diferentes. Veja quais são:
Criatividade;
Comunicação;
Atenção plena;
Pensamento crítico;
Curiosidade;
Resiliência;
Ética;
Coragem;
Liderança;
Mentalidade de crescimento;
Metacognição;
Colaboração.
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Existem diversas formas de realizar a avaliação socioemocional. As principais são: autorrelato, observação e hetero-relato. Todos os métodos são válidos e possuem seus pontos positivos e negativos. Entenda mais sobre eles:
O autorrelato consiste em afirmações feitas pelo próprio aluno. Geralmente, é aplicado por escrito e o aluno tem cinco intensidades de respostas para uma afirmação. Por exemplo, ele tem a questão que está falando "costumo ajudar os outros sempre que posso", para responder o aluno poderá escolher afirmações como: "concordo totalmente" e "discordo parcialmente".
A vantagem desse método é a facilidade da aplicação e, por esse mesmo motivo, pode ser utilizado para crianças a partir de 10 anos. Além disso, esse tipo de teste possui alta confiabilidade.
O hetero-relato consiste na observação de terceiros sobre outra pessoa. Ou seja, alguém irá responder uma avaliação a respeito de outra pessoa. Para as escolas, esse formato não é recomendado. Afinal, pode se tornar cansativo para os professores responder tantos questionários.
Por último, temos a observação, um método realizado por profissionais qualificados e experientes. Nele, o profissional analisa como as atividades são realizadas, as interações entre os times e o tempo de produção. É um formato de avaliação demorado que precisa ser muito imparcial.
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A educação vai muito além das habilidades cognitivas. Trata-se de experiências múltiplas que formam a personalidade do aluno e o transforma em um cidadão capaz de se relacionar em sociedade. A avaliação socioemocional permite que os professores conheçam profundamente os educados e trabalhem para que suas competências se desenvolvam.
Com esse método, os educadores também conseguem avaliar o desempenho dos alunos e criar atividades específicas pensadas para as necessidades de desenvolvimento de cada um.
A avaliação socioemocional afeta diretamente o cotidiano dos alunos, os ajuda a entender suas próprias emoções (e a lidar com elas) e previne problemas comportamentais. Além disso, ajuda a gerenciar os sentimentos em relação ao mundo ao seu redor, como a frustração e o medo.
Aplicar essa técnica faz com que a empatia seja desenvolvida e que os alunos cresçam e se tornem adultos responsáveis emocionalmente. Alguns dos outros efeitos desse método são:
Melhora os resultados em sala de aula com um melhor rendimento escolar;
Promove o autoconhecimento desde cedo;
Melhora o relacionamento interpessoal;
Prepara as crianças para se tornarem adultos responsáveis.
Quando falamos de educação socioemocional, as famílias e os educadores devem trabalhar juntos para as habilidades serem desenvolvidas. Agora você já sabe a importância desse método, no que ele consiste, sua importância e como aplicá-lo. Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a tirar todas as suas dúvidas.
Continue acompanhando a Comunidade Desafios da Educação para mais textos como esse. Aproveite e veja também o post sobre os reflexos da pandemia na educação.
Um abraço, Bianca Becker / @biabeckerl. Até mais!