Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Avaliação socioemocional: o que é e como aplicar?

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Avaliação socioemocional: o que é e como aplicar?
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 02 MAI. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Avaliar as habilidades que vão além das cognitivas se tornou algo essencial para a educação. Afinal, com isso é possível educar alunos para se tornarem cidadãos com responsabilidade afetiva, bom convívio em grupo e muito mais. Mas como acompanhar o desenvolvimento dessas competências? E como entender as necessidades de desenvolvimento de cada um?

Isso pode ser feito por meio da avaliação socioemocional. E esse é o motivo que preparamos esse texto! Se deseja entender melhor esse método, seu objetivo, eixos, funcionamento, benefícios e muito mais, continue sua leitura!


Como definir a avaliação socioemocional?


A avaliação socioemocional é uma forma de entender as competências não cognitivas de um aluno. Ou seja, está relacionado com as habilidades envolvidas na obtenção de objetivos, controle emocional e trabalho em grupo. Trata-se de análises minuciosas, detalhadas e profundas dos objetivos de desenvolvimento de cada um dos estudantes.


As avaliações são realizadas por meio de diversas atividades, acompanhamento do cotidiano de estudo e questionários do dia a dia. Um grande erro dos educadores é acreditar que esse teste poderá ser feito com uma única tarefa, uma vez que é necessário muito mais para medir todas as competências socioemocionais.


Qual é o objetivo de uma avaliação socioemocional?


A avaliação socioemocional visa acompanhar o desenvolvimento pessoal de cada aluno. Vale ressaltar que não existe uma "nota" correta para esses testes. O desempenho é controlado com base nos objetivos individuais de cada um dos alunos. Ou seja, são ações e acompanhamentos do desenvolvimento dos estudantes quanto a suas competências socioemocionais, como o convívio social e inteligência emocional.


Além disso, esse formato de observação permite que os professores consigam entender com clareza o estágio de desenvolvimento das habilidades dos seus alunos. Com isso, eles conseguem ajudá-los mais facilmente a melhorar suas aptidões, influenciando diretamente em fatores da vida do aluno, como:

  • Modo de pensar, agir e sentir;

  • Capacidade de relacionamento em grupo;

  • Desenvolvimento de responsabilidade afetiva;

  • Comportamento;

  • Tomada de decisões;

  • Ajuda a estabelecer objetivos e mais.

Você pode se interessar também pelo nosso post sobre os desafios da alfabetização digital nas escolas. Confira!


Conheça os 5 eixos de habilidades socioemocionais


As competências emocionais são divididas em cinco agrupamentos das principais habilidades. Venha conhecer quais são:

  • Consciência ou Autogestão: organização de tarefas, determinação, persistência durante as atividades, foco e responsabilidade;

  • Abertura ao novo: vontade de aprender, interesse nas artes, imaginação criativa e curiosidade;

  • Amabilidade: empatia com outras pessoas, confiança e respeito;

  • Extroversão ou Engajamento com os outros: entusiasmo, habilidade comunicativas, relacionamento interpessoal e assertividade;

  • Resiliência ou Modulação emocional: controle da raiva, medo, tristeza, frustração e autoconfiança.

Vale ressaltar que os conjuntos de habilidades variam de autor para autor. Além disso, essas cinco famílias de desdobram em 12 competências socioemocionais diferentes. Veja quais são:

  1. Criatividade;

  2. Comunicação;

  3. Atenção plena;

  4. Pensamento crítico;

  5. Curiosidade;

  6. Resiliência;

  7. Ética;

  8. Coragem;

  9. Liderança;

  10. Mentalidade de crescimento;

  11. Metacognição;

  12. Colaboração.

A tecnologia pode ser uma grande aliada para a educação. Confira o post sobre o assunto!


Como funciona a avaliação socioemocional?


Existem diversas formas de realizar a avaliação socioemocional. As principais são: autorrelato, observação e hetero-relato. Todos os métodos são válidos e possuem seus pontos positivos e negativos. Entenda mais sobre eles:


- Autorrelato


O autorrelato consiste em afirmações feitas pelo próprio aluno. Geralmente, é aplicado por escrito e o aluno tem cinco intensidades de respostas para uma afirmação. Por exemplo, ele tem a questão que está falando "costumo ajudar os outros sempre que posso", para responder o aluno poderá escolher afirmações como: "concordo totalmente" e "discordo parcialmente".

A vantagem desse método é a facilidade da aplicação e, por esse mesmo motivo, pode ser utilizado para crianças a partir de 10 anos. Além disso, esse tipo de teste possui alta confiabilidade.


- Hetero-relato


O hetero-relato consiste na observação de terceiros sobre outra pessoa. Ou seja, alguém irá responder uma avaliação a respeito de outra pessoa. Para as escolas, esse formato não é recomendado. Afinal, pode se tornar cansativo para os professores responder tantos questionários.


- Observação


Por último, temos a observação, um método realizado por profissionais qualificados e experientes. Nele, o profissional analisa como as atividades são realizadas, as interações entre os times e o tempo de produção. É um formato de avaliação demorado que precisa ser muito imparcial.


Com a pandemia do Covid-19 o ensino precisou se reinventar. Acesse e confira nosso post sobre a educação on-line!


Por que os educadores devem considerar esse método para avaliar os estudantes?


A educação vai muito além das habilidades cognitivas. Trata-se de experiências múltiplas que formam a personalidade do aluno e o transforma em um cidadão capaz de se relacionar em sociedade. A avaliação socioemocional permite que os professores conheçam profundamente os educados e trabalhem para que suas competências se desenvolvam.


Com esse método, os educadores também conseguem avaliar o desempenho dos alunos e criar atividades específicas pensadas para as necessidades de desenvolvimento de cada um.


Quais os benefícios da avaliação socioemocional?


A avaliação socioemocional afeta diretamente o cotidiano dos alunos, os ajuda a entender suas próprias emoções (e a lidar com elas) e previne problemas comportamentais. Além disso, ajuda a gerenciar os sentimentos em relação ao mundo ao seu redor, como a frustração e o medo.


Aplicar essa técnica faz com que a empatia seja desenvolvida e que os alunos cresçam e se tornem adultos responsáveis emocionalmente. Alguns dos outros efeitos desse método são:

  • Melhora os resultados em sala de aula com um melhor rendimento escolar;

  • Promove o autoconhecimento desde cedo;

  • Melhora o relacionamento interpessoal;

  • Prepara as crianças para se tornarem adultos responsáveis.


Quando falamos de educação socioemocional, as famílias e os educadores devem trabalhar juntos para as habilidades serem desenvolvidas. Agora você já sabe a importância desse método, no que ele consiste, sua importância e como aplicá-lo. Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a tirar todas as suas dúvidas.


Continue acompanhando a Comunidade Desafios da Educação para mais textos como esse. Aproveite e veja também o post sobre os reflexos da pandemia na educação.


Um abraço, Bianca Becker / @biabeckerl. Até mais!

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 1995 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
02 mai. 2023Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?