Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Os desafios da alfabetização digital nas escolas

avatar JULIANA BACILA KOWALEWSKI DE SOUZA DE OLIVEIRA
Juliana Bacila Kowalewski De Souza De Oliveirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Os desafios da alfabetização digital nas escolas
Criado em 30 NOV. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Conforme a internet e os dispositivos eletrônicos evoluem e ganham presença nas nossas vidas, a alfabetização digital fica mais desafiadora. Afinal, as possibilidades (e, também, os riscos) se tornam mais numerosas a cada dia que passa, e é preciso preparar as crianças e os jovens para lidar com esse cenário da melhor maneira possível.

Em Junho de 2020, o Brasil tinha 424 milhões de dispositivos digitais em uso, de acordo com um estudo feito pela FGV EAESP. Smartphones, tablets, notebooks Alfabetização digital é prioritária. Mas por onde começar?

Preparando o terreno

Existem pelo menos três temas para a alfabetização digital: os dispositivos, a internet, e os aplicativos/programas. É importante ter uma boa estrutura em sua instituição, com computadores atualizados, licenças de softwares e uma conexão rápida com a internet para poder trabalhar com os alunos. Cada instituição tem os seus limites, naturalmente, e é preciso levá-los em conta na hora de montar a estrutura.

As tecnologias são recursos valiosos para o aprendizado de maneira ampla, não simples instrumentos para resolver problemas específicos. Um processador de texto como o Microsoft Word, por exemplo, não serve só para 'escrever textos' ele permite que você organize e comunique ideias com palavras e imagens. Explorar esse tipo de potencial, ajudando seus alunos a desenvolver habilidades de comunicação, raciocínio lógico, criatividade etc. deve estar entre as metas do seu plano de alfabetização digital.

É como a leitura, que não serve apenas para obter informação escrita, mas ajuda a expandir a mente da pessoa.

União e responsabilidade

A conectividade é um ponto-chave dos ambientes digitais e uma ótima base para promover trabalhos em equipe na sala de aula. Saber dialogar, ouvir, trocar conhecimentos e colaborar para uma solução conjunta são práticas que podem tornar o 'mundo virtual' muito melhor. Há programas e plataformas voltados para isso e que podem ser usados pelo professor.

Também é fundamental ensinar os alunos a se manterem seguros em ambiente virtual podendo ser necessário restringir acesso a determinados conteúdos e programas. Como tudo na vida, o mundo digital tem seu lado ruim, e os alunos devem estar preparados para lidar com ele para não serem vítimas de usuários mal intencionados.

Por fim, outro aspecto da alfabetização digital que merece espaço em sala de aula é o da criação e desenvolvimento de dispositivos e aplicativos. Saber programar tende a ser uma habilidade cada vez mais valorizada no mercado de trabalho, além de ajudar a desenvolver a mente para solucionar problemas de maneira inovadora e criativa.

Quer saber mais sobre alfabetização digital? Tem alguma experiência para compartilhar? Deixe seu comentário!

avatar JULIANA BACILA KOWALEWSKI DE SOUZA DE OLIVEIRA
Juliana Bacila Kowalewski De Souza De Oliveira
Assistente - Sebraefavorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 2031 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
02 mai. 2023Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?