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Um guia sobre como ganhar seguidores no Tik Tok

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Um guia sobre como ganhar seguidores no Tik Tok
Criado em 02 MAR. 2023
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Com mais de dois bilhões de usuários ao redor do mundo, o TikTok já se consolidou como uma das maiores redes sociais da atualidade, atraindo a atenção de influencers, empresas e grandes marcas devido à projeção que ela pode oferecer. 


Segundo pesquisa da Opinion Box, 70% dos 850 usuários entrevistados no Brasil costumam utilizar o TikTok para se distrair. Além de ser um campo em ascensão para os influencers do humor e do entretenimento, a rede social também é interessante para as empresas, pois 56% dos usuários seguem alguma marca e 66% acreditam que a rede social é capaz de aproximar as pessoas das empresas.


A seguir, você vai ficar por dentro de dicas valiosas para potencializar o alcance do seu perfil do TikTok, aumentando o número de seguidores e as métricas de engajamento na rede social.



TikTok: conheça a rede social


Para fazer sucesso no TikTok, existem dois fatores importantes: o conhecimento sobre a plataforma e uma boa estratégia de marketing digital


Em relação ao conhecimento sobre a rede social, o TikTok é um aplicativo para criar e compartilhar vídeos curtos, com duração máxima de 10 minutos. Lançada pela companhia chinesa ByteDance em 2016, a rede social permite visualizar vídeos curtos sobre diversos temas, interagir com outros usuários por direct ou pela colaboração no mesmo vídeo, através da função "dueto". 


Além disso, o TikTok traz recursos mais interativos do que as demais redes sociais, permitindo que seus usuários dublem, dancem ou atuem com filtros e até mesmo as vozes de pessoas famosas, como o ex-locutor esportivo Galvão Bueno. 


De acordo com um estudo da WIRED, a maioria dos vídeos no TikTok têm de 21 a 34 segundos. Por isso, na hora de produzir conteúdo para essa rede social, é importante respeitar as características que "já deram certo" na plataforma, pois existem milhões de outras marcas e empresas disputando a atenção dos usuários junto com você.

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Vale a pena entrar com sua empresa na dança do Tik Tok?


TikTok: conheça o público-alvo 

O sucesso do TikTok é inegável: de acordo com estudo da plataforma Apptopia, o TikTok foi o aplicativo mais baixado em todo o mundo em 2021. Segundo pesquisa da DataReportal, 57% dos usuários do TikTok são mulheres e 43% são homens. 

Em relação à idade, 66% dos usuários do TikTok têm menos de 30 anos, e 43% do total está na faixa etária entre 18 e 24 anos. Nesse sentido, é importante conhecer os hábitos de consumo e as preferências desse público, pois eles representam a maioria no TikTok.

No Brasil, o TikTok é a principal rede social utilizada por crianças e adolescentes de 9 a 17 anos, segundo pesquisa TIC Kids Online Brasil, divulgada em 2022. Em relação ao tempo no app, a pesquisa App Annie quantificou que os brasileiros passam cerca de 5,4 horas por dia no TikTok, consumindo vídeos de contas e assuntos diversos.

Além disso, o Brasil é o segundo país que mais usa o TikTok no mundo, atrás apenas da China, que é o país de origem do app. A pesquisa da Statisa também revelou que a rede social tem um grande potencial de crescimento no país, pois o número de usuários brasileiros deve chegar na marca de 4,92 milhões em 2025.


TikTok: vantagens para as empresas

Se você planeja lançar um produto e/ou serviço, ou planeja divulgar e agregar valor à sua marca, o TikTok é a rede social mais indicada. Segundo dados da própria plataforma, no TikTok for Business,  84% dos usuários da rede afirmam que o TikTok é uma "fonte de descobertas" e, de forma geral, os TikTokers são 1,5x mais propensas a comprar algo que descobrem no app.

Outra vantagem é que os usuários do TikTok são 2,4x mais propensos a gravar um unboxing e review do produto, comentando sobre a experiência de compra e uso e marcando a empresa. O comportamento de compra é tão forte que existem até hashtags específicas para o review de produtos, como a #TikTokMademeBuyIt, ou #TikTokMeFezComprar, em português.

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Como ganhar seguidores no TikTok

Agora que você já conhece o público-alvo do TikTok e as vantagens de anunciar seus produtos e serviços na plataforma, é importante investir em atitudes concretas que podem te ajudar a aumentar o número de seguidores na plataforma, como:

  • Conheça seu público-alvo e respeite-o: conhecer os desejos e necessidades do seu público-alvo é essencial para criar conteúdos interessantes, que os convençam a curtir, interagir e compartilhar, por exemplo. Por isso, não adianta comprar seguidores, pois eles não estão interessados na sua marca ou no seu nicho de mercado, e dificilmente vão interagir com seus vídeos;

  • Construa um bom perfil e bio: no TikTok, seus usuários vão te julgar pela capa. Por isso, é essencial ter um perfil otimizado e direto, que deixe visível a "cara" da sua empresa. Nesse sentido, você pode utilizar a logo da marca como foto de perfil, o nome da sua empresa no lugar do nome de usuário, e também adicionar alguns botões de Call to Action para acessar sua loja virtual na bio;


  • Crie conteúdo original: o segredo do sucesso não é uma completa inovação, mas algo que te destaque em relação à concorrência, trazendo alguma informação, forma de entretenimento e/ou vantagens de compra, por exemplo. Nesse sentido, conteúdos explicativos, tutoriais e bastidores da rotina da empresa costumam conquistar os usuários. Porém, é preciso testar diversos tipos de conteúdo para entender como o seu público pensa, te ajudando a aperfeiçoar o seu próprio conteúdo;


  • Surfe nas tendências sempre que for possível: o TikTok é muito conhecido por suas "trends" ou tendências, que podem ser um áudio específico, uma música ou um movimento que estão em alta no app por serem utilizados por diversos usuários. Porém, é importante entender que nem todas as trends do TikTok se aplicam a todas as empresas: elas devem fazer sentido para sua marca; 


  • Publique com frequência: a constância é essencial para construir a imagem e a identidade da sua marca no TikTok. Nesse sentido, é interessante postar ao menos um vídeo todos os dias, priorizando a qualidade do conteúdo;


  • Aproveite os horários de pico: o "horário de pico" varia de perfil para perfil, então é preciso analisar os relatórios da sua conta profissional do TikTok para descobrir o momento certo em que a maior parte da sua audiência está online. Monitorar o seu desempenho em relação ao alcance, engajamento, curtidas e mais funcionará como a sua "bússola" no momento de lançar um conteúdo novo;


  • Use hashtags: as hashtags do TikTok são essenciais para impulsionar o alcance dos seus conteúdos dentro da rede;


  • Faça parcerias com influenciadores: os influencers podem te ajudar a "convencer" o consumidor a adquirir seu produto. Porém, essas parcerias devem ser feitas com pessoas cujo nicho, tom de voz e ideais se assemelham aos valores da sua empresa;


  • Diferencie os temas dos seus vídeos: além de oferecer promoções, é importante atrair os clientes com conteúdos educativos, divertidos e interessantes, como a Magazine Luiza faz ao criar conteúdos variados, que vão desde receitas práticas até tutoriais de decoração, utilizando apenas produtos vendidos no marketplace; 


  • Sua marca deve aparecer no "For You": a seção For You é um compilado de recomendações e páginas que podem interessar o usuário, selecionadas pela própria plataforma. Caso você siga as dicas anteriores, é bem provável que seu vídeo apareça nessa aba, aumentando o número de novos seguidores;


  • Publique vídeos de alta qualidade: é essencial cuidar da qualidade dos vídeos, os quais devem ter alta resolução, áudios e legendas de qualidade, pois muitas pessoas utilizam o TikTok em locais públicos e com o áudio desativado, por exemplo;



Embora as dicas apresentadas te ajudem a alavancar seu perfil no TikTok, é importante ter em mente que o processo leva tempo. Nada acontece como "um passe de mágica", pois seu sucesso no TikTok depende da construção da sua imagem e identidade no meio digital. Além disso, seu conteúdo deve ser útil de alguma forma para seu público, seja no sentido de agregar informação ou, simplesmente, no viés do entretenimento. 



Leia mais em: 

TikTok ADS: quais as vantagens de investir nessa plataforma?


Sabia que você pode usar o TikTok na sua empresa?





Um abraço, 

Bianca / @biabeckerl

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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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