Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Confira quais os tipos de sociedade empresarial e entenda como criar

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Confira quais os tipos de sociedade empresarial e entenda como criar
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 20 OUT. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Ao abrir um negócio, você tem a opção de começar sozinho ou em sociedade. Os dois caminhos têm suas vantagens e desvantagens, mas quando se forma uma sociedade, é necessário entender qual tipo é o melhor a ser seguido, analisando o nicho que está seguindo e o objetivo da empresa!

Pensando nisso, a Comunidade Sebrae separou tópicos para explicar mais a fundo sobre a sociedade empresarial, o que é e quais os tipos que podem seguir, além, claro, de mostrar quais as vantagens de formar uma. Continue na página e aproveite a leitura!


O que é uma sociedade empresarial?


 Uma sociedade empresarial pode ser criada entre duas ou mais pessoas que se unem para a abertura de um novo negócio, um projeto unicamente profissional, com isso, as responsabilidades legais e tarefas são divididas entre as partes conforme o que é conversado e definido no início do empreendimento.


+ Desconstruindo conceitos tradicionais de liderança


Como funciona uma sociedade empresarial?


Dentro de uma sociedade, cada pessoa, conhecida como sócio, será responsável por alguma parte da empresa.

Algo muito comum de se ocorrer é que, em algumas sociedades, a empresa não seja dividida, necessariamente, em partes igualitárias podendo ser fragmentada em diferentes porcentagens, e a pessoa que detém a maior porcentagem é definida como: sócio-proprietário.

Um dos principais documentos de uma empresa é o contrato social, onde estão registradas todas as informações e como ela foi dividida na sua criação, além de constar também qual é o papel de cada sócio.




Quantos tipos de sociedade empresarial existem?


Existem 9 tipos de sociedades empresarias e estão separadas conforme o seu nicho de atuação e o que a empresa busca ao ser fundada. Sendo elas:


1. Sociedade Simples


Esse modelo de sociedade é composto por prestadores de serviço. São os profissionais com sua principal atividade focada em atender o mercado, não precisando ter necessariamente um espaço físico fixo. Para esse modelo de sociedade, necessita de um registro de classe para ser formado.


2. Sociedade Limitada


A sociedade limitada é composta por uma empresa que possui investimento financeiro de todos os sócios, e pode até outras empresas participarem junto a ela, uma das únicas obrigações é que deve ter sua razão social inclusa na LTDA e ter registro na Junta Comercial.

E não tem um número limite de quantas pessoas podem participar. E, dentro desse modelo de organização, um sócio deve exercer papel como administrador, sendo o responsável legal no contrato.


3. Sociedade em Nome Coletivo


Nesse modelo de sociedade, todos irão responder pelas dívidas e andamento da empresa impactando todos os sócios diretamente, principalmente em caso de endividamento do negócio. Por isso, conforme o artigo 1039 do Código Civil, esse tipo de sociedade é composto unicamente por pessoas físicas.


4. Sociedade em Comandita Simples


Já na sociedade limitada, ela é dividida em duas partes:

  • os comanditados;
  • os comanditários.

Os primeiros cuidam e estabelecem um melhor entendimento sobre o do capital social da empresa, enquanto a segunda parte não faz parte dessa área administrativa. Quando se inicia essa empresa, é necessário estar bem descrita a função e qual parte cada um dos membros da sociedade exercerá.


5. Sociedade Comandita por Ações


Com essa sociedade, o seu capital é dividida por cotas. Nesse modelo, apenas os sócios da parte administrativa terão suas responsabilidades limitadas. Além disso, não há proteção de bens, a menos que a empresa tenha dívidas no mercado.

E outro ponto, ao entrar em uma sociedade por ações, só é possível sair dela se a maioria dos sócios aceitar essa decisão.


6. Sociedade Anônima


Esse é um dos tipos mais comuns aqui no Brasil, podendo ser instalada com dois ou mais sócios, visando o acúmulo de capital. Nesse modelo, a empresa é distribuída em dois formatos:

  • Abertas: disponíveis na bolsa de valores;
  • Fechadas: que não possibilitam essa prática.

Além disso, nesse tipo de sociedade é separado os patrimônios, não tendo relação entre o pessoal e o empresarial do sócio.


7. Sociedade Cooperativa


A sociedade cooperativa pode ser dividida em três categorias:

  • Singulares: são feitas por pessoas físicas;
  • Federação Cooperativa: composta por pelo menos 3 sociedades cooperativas que são singulares;
  • Confederações de cooperativas: compostas por três ou até mais federações.


8. Sociedade de Conta de Participação


Nessa sociedade, podem se envolver duas ou mais pessoas, e apenas uma delas precisa ser, de fato, comerciante, não precisando fazer um registro de firma social. Uma das vantagens desse modelo de sociedade é que não apresenta muitas burocracias como em outros tipos.


9. Sociedade de Advogados


Quando um advogado ingressa nesse modelo de sociedade, ele não pode participar de outras, visto que, além disso, nesse tipo de sociedade é um pouco diferente das demais, precisando do nome de alguns dos sócios para representar o nome dela devido a isso que boa parte das advocacias apresentam sobrenomes.

Nela, os profissionais devem ser credenciados, e podem fundar uma sociedade SUA (sociedade unipessoal de advocacia) ou um modelo de sociedade simples.


+ Como manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal


Quais as vantagens e desvantagens de ter uma sociedade?


A vantagem da criação de uma sociedade é de que possui uma união de pessoas semelhantes para uma mesma finalidade, conseguindo ter um suporte maior e mais campos de ideias a serem explorados.

Uma das desvantagens é de que algumas pessoas acabam se escorando em outras, não buscando as melhores oportunidades para a empresa, querendo apenas adquirir os lucros.


Para ter um melhor funcionamento na empresa, é necessário que todos tenham regras a serem seguidas, inclusive os que são sócios majoritários, dessa forma, o ambiente ficará melhor e o trabalho mais harmonioso.


Portanto, os tipos de sociedades são as mais diversos possíveis. A sociedade anônima é a mais utilizada no Brasil, mas cada uma delas possuir suas vantagens e desvantagens. Por isso, é sempre necessário analisar qual a melhor se encaixa com o que está procurando.


E não deixe de conferir: Vantagens de ser MEI e ter um CNPJ. Até a próxima!

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5318 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?