Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Como manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal
Criado em 14 SET. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Sentindo que tudo que você faz é trabalho? Você não está sozinho. Várias estatísticas mostram que mais de 60% das pessoas sentem que seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal está em ruínas. 


Mas como você equilibra sua vida profissional com tanto trabalho acontecendo em casa? E não é bom trabalhar mais? Com tantos lutando para se ajustar o  trabalho a tantas mudanças, descobrir o equilíbrio trabalho-casa ficou ainda mais complicado.  

O que significa equilíbrio entre vida profissional e pessoal?

Muitas vezes pensamos no equilíbrio entre vida profissional e pessoal como a troca entre o tempo gasto no trabalho e o tempo gasto em outras atividades não relacionadas ao trabalho. Em um mundo ideal, essa linha de pensamento vai, depois do trabalho, ser capaz de fazer coisas que nos nutrem como pessoas seja passar tempo com amigos, família ou se envolver em um hobby

Essa ideia de equilíbrio é fácil de explicar, mas o que isso realmente significa? É mais do que apenas fazer uma aula de ioga semanal? E, mais importante, em um mundo em que as fronteiras entre trabalho e casa são cada vez mais tênues, como você descobre o que funciona?

Por que o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é essencial?

Assim como em nossas dietas, para se manterem saudáveis e energizadas em longo prazo, as pessoas precisam de variedade na forma como passam o tempo.

Tendemos a cair na armadilha de acreditar que podemos ser produtivos o tempo todo, ou que um dia de trabalho de oito horas equivale a oito horas de produção. No entanto, isso simplesmente não é verdade. Pesquisas mostram que além de um certo número de horas, as pessoas não produzem mais nada mas o impacto em sua saúde aumenta drasticamente. 

Os workaholics e aqueles que lutam para praticar o autocuidado correm maior risco de esgotamento, fadiga e problemas de saúde relacionados ao estresse.

O impacto nocivo de uma dinâmica desequilibrada entre vida profissional e pessoal


O desequilíbrio entre vida profissional e pessoal pode ter um impacto muito maior do que apenas faltar a academia, por exemplo. Estudos revelam que o risco de acidente vascular cerebral é maior em pessoas que trabalham mais de 55 horas por semana.

A mesma quantidade de horas de trabalho também está associada a um maior risco de ansiedade e depressão. Por sua própria definição, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal afeta todas as áreas de sua vida. Ele tende a aparecer de forma diferente para pessoas diferentes, no entanto. Aqui estão oito características associadas ao desequilíbrio entre vida pessoal e profissional:

1. Você não consegue parar de pensar no trabalho quando não está trabalhando. Aqueles que acham difícil traçar limites entre trabalho e vida correm maior risco de esgotamento.


2. Seus relacionamentos dentro e fora do trabalho estão começando a sofrer. Você pode ficar facilmente irritado com colegas de trabalho e distante com os entes queridos.


3. Você se sente mal. Você tem dores e dores inexplicáveis. Você pode raramente ter energia ou achar difícil se concentrar no trabalho.

4. Quando você não está no trabalho, tudo parece desinteressante ou sem importância. Você simplesmente não sente vontade de fazer nada a menos que seja necessário. Você costuma recusar convites, isolando-se ainda mais de seus amigos.


5. Você gasta muito dinheiro terceirizando o suporte para tarefas pessoais. Suas roupas, pratos e correspondência se acumulam, esperando o dia em que você terá tempo para dar atenção a eles.


6. Você luta para tirar uma folga quando está doente, mentalmente sobrecarregado ou quando precisa cuidar de tarefas pessoais. Você não se lembra de suas últimas férias e não tem planos de tirar uma.

7. Você não consegue se imaginar fazendo o que faz pelo resto da vida. Mesmo que você trabalhe em um campo ou empresa que já amou, parece impossível imaginar continuar a vida, como ela é, por muito tempo.

8. Você sempre sente que, não importa o que esteja fazendo, deveria estar fazendo outra coisa. Com o tempo, essa falta de presença e direção muitas vezes leva a uma crise existencial.


Equilíbrio entre vida profissional e pessoal é menos sobre dividir as horas do seu dia igualmente entre trabalho e vida pessoal e, em vez disso, é mais sobre ter a flexibilidade de fazer as coisas em sua vida profissional enquanto ainda tem tempo e energia para desfrutar de sua vida pessoal


A Chris Moreira é consultora na área de gestão de pessoas, palestrante, psicoterapeuta, graduada em administração, especialista em comportamento humano e atua com team building! E compartilhou com a gente sua experiência sobre o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, e como ser saudável. Confira o podcast na íntegra!


Gostou do conteúdo? Conte para a gente nos comentários! :)

 


avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2892 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?