Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Tipos de inovação: conheça todos os tipos e como aplicá-los!

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Tipos de inovação: conheça todos os tipos e como aplicá-los!
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 31 JAN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Aos que desejam manter as suas empresas no mercado com participação ativa no processo de concorrência, inovar é fundamental! Isso porque além de potencializar resultados, a inovação garante o destaque necessário que o mundo global e competitivo requer.


Existem vários tipos de inovação e cada uma delas pode ser realizada de determinada forma, bem como ser mais compatível com cada modelo de negócio. Você deseja inovar e quer entender melhor como fazer isso? Então, continue lendo este post porque é justamente isso que iremos abordar neste artigo!


Primeiramente, o que é inovação?


A inovação é uma alternativa proposta em tom de melhoria, aperfeiçoamento ou criação de algo que trará bons resultados para determinado público que consome produtos ou utiliza serviços e, de forma consequente, para o próprio empreendimento.


A relação entre a inovação e o mercado tem papel crucial não apenas no setor econômico, mas também no social e no cultural, considerando que estamos falando de mudanças de comportamentos.


Para tanto, utiliza-se da tecnologia a fim de introduzir um novo serviço no mercado ou aprimorar um produto já existente, por exemplo. Portanto, empresas inovadoras são aquelas que incorporam constantes novidades por enxergarem a vantagem que esse processo gera para si mesmas.




Quais são os tipos de inovação?


Em resumo, os diferentes modelos de inovação variam conforme o segmento do negócio, a marca, o tipo de produto ou serviço comercializado e outros tantos fatores. E elas podem ter como alvo um processo, um setor da empresa, um modelo de negócio, a performance do time, a logística, as mídias digitais e outros tantos elementos. Nesse sentido, os principais tipos de inovação são:

  • Radical;

  • Incremental;

  • Disruptiva;

  • Aberta;

  • Fechada.

Vamos entender melhor cada uma delas?!


1. Radical


Como o próprio nome já denuncia, na inovação radical a novidade é, de fato, revolucionária. Assim, os efeitos são fortemente sentidos tanto pela empresa inovadora quanto pelos consumidores.


Nesse sentido, a inovação radical pode ser direcionada para a atuação da empresa em um setor diferente, a criação de um novo produto, a repaginação total de um serviço já existente, a adoção de um processo interno, a forma pela qual a experiência do usuário é explorada, entre outros tantos.


Basta imaginar uma empresa que atua no ramo de cosméticos capilares específicos para o público masculino e passa a atuar em um segmento completamente novo, a produção produtos de maquiagem para as mulheres. Perceba que diz respeito a uma mudança muito brusca e inovadora.


2. Incremental


Com a inovação incremental o que ocorre é o aperfeiçoamento ou a atualização de algo já existente. Portanto, aqui não se cria, não se repagina totalmente um produto e nem se muda completamente o mercado; o foco é voltado para adicionar uma etapa em um serviço, por exemplo.


Seja no processo de produção ou nos processos internos de organização, o que se tem são novidades para complementá-los, gerando, por óbvio, mais utilidade para o consumidor.


Vamos refletir sobre o WhatsApp! Quando surgiu a plataforma contava com poucas funcionalidades e aparatos, mas com o tempo e de forma pontual isso foi mudando e, atualmente, o aplicativo foi aperfeiçoado e passa por atualizações rotineiras. Trata-se de um evidente caso de inovação incremental, assim como ocorreu com outras redes sociais.


3. Disruptiva


Na inovação disruptiva, acontece uma mudança tecnológica muito impactante em algo que é antigo. Assim, o que ocorre é uma disrupção e a sua concretização se dá de modo paulatino.


Pense no exemplo do Uber. Antes, era preciso pegar táxi para utilizar esse tipo de serviço e o sistema de funcionamento era muito específico. Com o surgimento do Uber, uma nova forma surgiu em relação ao serviço de transporte de passageiros.


Assim, além da incorporação do aplicativo, existem várias possibilidades quanto ao uso do serviço, ou seja, é possível compartilhar viagens com mais pessoas durante o trajeto, existem várias modalidades como Uber comum, Uber Black e outros, o que transformou completamente o setor.


4. Aberta


No caso da inovação aberta, existe uma espécie de direcionamento estratégico em busca de parcerias externas que desejam expandir seus negócios em conjunto.


É muito comum que em razão do medo de inovar, muitas empresas acabam se unindo a outras a fim de unir esforços juntas e se destacar no mercado.


5. Fechada


Em sentido contrário ao da inovação aberta, a fechada enfatiza as novidades que ocorrem no interior da própria organização, não incluindo a participação de outras empresas. Na prática, todos os processos são desenvolvidos pelo time interno.


Agora você pode compreender o que é uma inovação e diferenciar os seus diferentes tipos. Além disso, você também pôde entender o funcionamento de cada uma delas. Para ficar por dentro dos principais temas de negócios e empreendedorismo, continue acompanhando o blog e não deixe de conferir o nosso post: Por que vale a pena investir em inovação e como medir os resultados em seu negócio?


Um abraço, Bianca Becker (@biabeckerl). Até a próxima!

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2858 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.