Mais um ano chegou ao fim e apesar da movimentação típica do comércio nessa reta final, é preciso reservar um tempinho na agenda para começar a se preparar e começar tudo de novo. Não se assuste, estamos aqui para te ajudar a elaborar um planejamento estratégico com dicas práticas para que o próximo ano seja tão bom quanto o que passou, ou quem sabe ainda melhor! Então, já separa o papel e a caneta ou bloco de notas do seu celular para anotar todas as dicas importantes. Vamos lá!? No planejamento estratégico de uma empresa, deve conter todas as informações relevantes para o bom andamento do seu negócio, por isso você deverá levantar os dados financeiros da sua empresa, identificar pontos de melhoria, traçar metas e por fim, tomar as decisões necessárias para colocar o seu plano em prática. Respondendo algumas perguntas chave sobre o seu negócio, você terá uma visão mais clara do que precisa colocar no seu planejamento para ter sucesso em 2023. Veja: Você conhece o seu cliente? Pense aqui no seu público-alvo, na média de idade das pessoas que compram de você, região que elas vivem, outros comércios que costuma frequentar, etc. Você conhece o seu negócio? O que faz com que as pessoas procurem pelo seu produto/serviço e não o do seu concorrente? Você conhece o seu mercado de atuação? Avalie o comportamento do seu segmento de atuação. Como as outras empresas do ramo estão se saindo com as vendas, diferenciais de produto, experiência de compra, presença digital, entre outras. Com essas perguntas já respondidas, você terá uma visão mais clara daquilo que pode incluir no seu planejamento. A partir disso, é possível identificar as fraquezas do seu negócio (aqueles pontos que precisam ser melhorados), novas oportunidades, ameaças (economia, novos concorrentes). E claro, suas principais qualidades, o seu grande diferencial, que deve ser ainda mais explorado. Agora que você já tem todas as informações sobre a saúde do seu negócio, é hora de elaborar as metas para o próximo ano. Veja nossas dicas: Elabore três principais metas que deseja atingir; A partir delas, pense no que precisa ser feito para alcançá-las; Lembre-se, as metas e as ações precisam ser realistas; Defina um prazo para realização de cada uma delas; Coloque seu plano em prática. Bom, agora que você chegou na etapa de execução do seu projeto, é hora de distribuir as atividades para os departamentos ou membros responsáveis da sua equipe. Dica: não queria fazer tudo sozinha, delegue as tarefas e faça o gerenciamento e acompanhamento do cumprimento de cada uma delas. Assim você evitará a sobrecarga de trabalho e garantirá que todas as ações sejam realizadas com foco nas metas já definidas. Confira alguns modelos de planejamento e veja qual se encaixa melhor com a sua necessidade. Leia também: >>>Dicas para proteger sua empresa em 2023 Existem algumas modelos de planejamento que podem ser adotados de acordo com a necessidade do seu empreendimento: Planejamento tático Esse modelo é utilizado para elaborar estratégias de médio prazo, com foco em melhorias de uma área específica, podendo ser um departamento, variedade de produtos ou alguma reforma pontual. Planejamento operacional Recomendado para ações de curto prazo, referentes às atividades cotidianas que inclui tarefas e processos já sinalizados no planejamento estratégico. Planejamento situacional Aqui deve ser considerado o momento atual da empresa e a necessidade de elaborar ações para solucionar problemas mais pontuais. Com o seu planejamento estratégico em mãos, você estará pronto para alcançar ótimos resultados em 2023. Se você gostou desse conteúdo, fique de olho aqui na Comunidade SEBRAE e confira mais materiais como este. Leia também: >>>Tendências do Marketing Digital para 2023 >>>Como usar metas para converter estratégias em ações no seu varejoO que é planejamento estratégico?
Dicas de planejamento para bombar em 2023
Definição de metas
Coloque as estratégias em prática
Quais são os principais tipos de planejamento estratégico?
Um abraço,
Acea.