Metas são objetivos traçados para o negócio com datas, orçamento e pessoas responsáveis por ela.
Metas é o que você utiliza para converter estratégias e táticas do negócio em ações.
As táticas são o que você vai fazer para implantar estratégias do negócio.
As metas ajudam a acompanhar o desenvolvimento e crescimento do negócio, das estratégias criadas e a medir resultados.
Por exemplo, investir em publicidade no Google é uma tática que faz parte da sua estratégia de marketing.
Metas são usadas para especificar detalhes para implantar as táticas. No exemplo, uma boa meta seria definir o ROI do investimento em mídia, o valor que será investido e por quanto tempo, então, uma boa meta tem que ser específica, com detalhes de orçamento, período, resultado esperado e os responsáveis.
Estratégia de marketing: Campanha do Dias das Mães
Tática: Publicidade no Google
Metas: ROI de 4x, com investimento de R$5.000,00 durante 40 dias antes da data, realizada pela agência de marketing.
Usar metas é crucial para uma boa administração do negócio.
Você deve revê-las todos os meses para garantir que estão de acordo com seu plano e, caso não estejam, fazer as mudanças necessárias. Esse exercício te dá mais chances de identificar problemas e oportunidades no negócio.
Administrar estoque por exemplo, é a tarefa mais importante para qualquer varejo, seja físico ou virtual.
Seguindo o mesmo exemplo, poderíamos incluir nas metas da companha de marketing, anunciar apenas os produtos que são responsáveis por 80% dos resultados.
Podemos detalhar quais desses produtos tem mais perfil para o Dia das Mães e quais deles podem ser utilizados para criar combos ou kits, que chamem mais a atenção do consumidor.
Não fazer essa análise todos os meses é um dos principais motivos porque varejistas não crescem.
Sem metas claras e sem acompanhar os resultados, você tem enormes chances de ter muito dinheiro preso em estoque que não vende e, realizar campanhas de marketing que não trazem retorno algum.
Isso diminui o caixa da sua loja e você fica preso, sem ter condições de crescer o negócio e chegar nos seus objetivos como empreendedor.
Todos os negócios mudam, os seus clientes mudam, e se ajustar rapidamente é a chave para o sucesso da sua loja.
Lojistas que planejam crescem 30% mais rápido e tem 129% mais chances de sucesso.
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