Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Quer saber como conseguir renda extra? Confira 15 formas!

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Quer saber como conseguir renda extra? Confira 15 formas!
Criado em 12 MAR. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Se você estiver à procura de como conseguir renda extra, saiba que existem grandes oportunidades acessíveis no dia a dia, com várias possibilidades digitais, rendas passivas ou de trabalhos que podem ser realizados no tempo livre.

Por sorte, o que não faltam são alternativas interessantes e acessíveis para experimentar. Para isso, investir no MEI pode te ajudar muito na conquista dessa renda extra

1. Alugue um quarto que esteja sobrando na sua casa

Para aqueles que vivem em uma casa grande com quartos extras, podem alugar este pequeno cantinho para viajantes ou estudantes que necessitam ficar algum tempo em alguma casa ou quarto.

Esta é uma opção especial para quem vive em cidades procuradas por turistas como o litoral, por exemplo, e você pode alugar pelo Airbnb ou outras plataformas semelhantes.

2. Dê aulas particulares

Caso você tenha alguma expertise em determinados assuntos, pode dar aulas particulares. Se você já é professor nas redes públicas e escolas particulares, também pode investir nas aulas particulares como reforço, por exemplo. 

E mesmo aqueles que ainda não são professores, mas tem alguma profissão que exige algum grau de conhecimento técnico, como marceneiros, serralheiros ou até certos tipos de artesanatos, podem oferecer aulas particulares. Desta forma, você passa seu conhecimento adiante e ainda ganha um dinheiro por isso

3. Faça um brechó e venda roupas e objetos que não usa mais



Aproveite suas roupas mais antigas, dos seus filhos que cresceram, de familiares ou até mesmo de amigos e abra um pequeno brechó. Desta forma, você se desfaz de roupas que não usa mais e ganha um extra, o que une o útil ao agradável.

Inclusive, desfazer de peças antigas é algo que terá de fazer mais cedo ou mais tarde, portanto, nada melhor do que conseguir tirar algum dinheiro disso. Tenha apenas a consciência de que o valor cobrado pelas peças será bem menor do que seu preço original e que as peças precisam estar em bom estado de conservação. 

4. Faça parte do programa Indique e Ganhe do Mercado Pago

Uma forma bem acessível de conseguir uma renda extra é através do programa Indique e Ganhe do Mercado Pago. Por meio dele, qualquer usuário do Mercado Pago pode indicar o app e plataforma a um amigo e ser recompensado por isso, desde que este amigo faça um pagamento na plataforma.

Não traz lucros exorbitantes, mas é uma forma válida de conseguir renda extra sem envolver qualquer tipo de risco. Existem outras plataformas de pagamento que também oferecem o mesmo sistema de benefícios e, por isso, vale a pena procurar por todas. 

5. Faça investimentos para receber rendimentos

Investimentos são uma das formas mais tradicionais de conseguir renda extra na internet. Hoje em dia as possibilidades de investimentos digitais são extensas, em especial com a variedade de bancos digitais e fintechs, que oferecem esses serviços de forma ampla.

Existem grandes investimentos no qual o retorno é seguro e praticamente não envolve riscos. São nestas opções que você deve mirar se procura conseguir renda extra no entanto, vale lembram a renda vem a médio e longo prazo.

6. Participe de programas de afiliados

Programas de afiliados são comuns em grandes e-commerces ou marketplaces, como Mercado Livre e especialmente a Amazon, que foi a pioneira deste sistema. Por meio deste programa, uma pessoa oferece os produtos e itens vendidos no marketplace e ganha alguma remuneração por isso.

Esses programas são uma forma eficiente de conseguir renda extra na internet, em especial para pessoas que mantêm canais no YouTube e algum contato com as redes como influencers. Para estes, os programas de afiliados são realmente interessantes e podem oferecer um ganho considerável. 

7. Faça e venda doces



Aos que têm alguns dotes culinários, especialmente para confeitaria, é um ótimo negócio investir em vendas de doces. Essas vendas hoje em dia podem acontecer de forma remota, então nem ao menos precisa sair para vender porta a porta ou ter algum estabelecimento específico.

Pelas redes sociais, você já pode anunciar seus doces, vender para amigos, usar o WhatsApp e outras plataformas digitais. São diversas formas fáceis e acessíveis de conseguir vender alguns doces, bolos de pote, pães e outras guloseimas e sobremesas que sabe preparar. 

No entanto, caso gostar do ramo e quiser que o seu negócio cresça, que tal se unir a um sócio para abrirem um local físico e expandir as vendas? Para isso, vale a pena conhecer os tipos de sociedade empresarial.

8. Passeie com cachorros

Você pode passear com cachorros e aproveitar esta possibilidade para conseguir renda extra rápido. Cãezinhos precisam de passeios diários para se exercitar, não ficarem estressados e não manifestarem problemas causados pelo sedentarismo. 

Mas, muitas vezes, seus tutores não têm tempo e nem disposição para levá-los para passear. Por isso, o serviço de passeio com cães é bastante popular nos bairros, principalmente em grandes cidades. 

9. Faça freelancer de redação

Se você acha que tem algum talento com textos, trabalhar como freelancer em redação é uma ótima escolha. Uma forma de como conseguir renda extra de forma simples, em especial para assuntos que você já tem um conhecimento técnico e certo domínio.

Desta forma é possível oferecer textos muito bem escritos por um certo preço, sem ter necessariamente um blog ou jornal para isso, bastando entrar para a área como MEI freelancer.

10. Crie uma loja virtual

Se você tem alguns itens que já vende em seu comércio, então não perca tempo e crie uma loja virtual. Por lá você poderá vender alguns itens de sua loja para outros lugares do país e não ficará limitado ao seu comércio local, mesmo que não venda tanto quanto seu estabelecimento.

De todas as formas de conseguir renda extra, esta pode ser uma das mais interessantes, pois pode se tornar algo muito mais lucrativo a longo prazo. Então, vale muito a pena investir neste tipo de serviço e conseguir renda extra. 

11. Faça e venda artesanatos



Todos que sabem fazer algum tipo de artesanato podem se aproveitar para ganhar uma grana extra com esses produtos. É uma forma muito interessante de conseguir ganhar dinheiro vendendo para amigos, conhecidos e familiares, como também na internet.

Esta é uma forma que faz sentido para muitas pessoas, mesmo aquelas que não tem qualquer noção de como vender na internet. Com o avanço das plataformas e métodos intuitivos de venda, seu artesanato pode ser vendido de maneira digital de modo muito mais fácil.

12. Venda serviços de social media

Pessoas que já atuam com mídias e redes sociais podem vender alguns serviços e cursos na área pela internet. Desta forma, é possível conseguir um bom dinheiro, mesmo com vendas esporádicas afinal, trata-se de uma forma de como conseguir uma renda extra e, só com muito trabalho, isso pode se tornar uma fonte confiável.

Mas, nada impede qualquer um de se dedicar a estas plataformas e realizar vendas pela internet deste tipo de conteúdo. Sem dúvidas, pode se tornar uma fonte de renda cada vez mais forte se for enriquecida a longo prazo.

13. Dê consultorias on-line

Para todos que têm algum tipo de profissão e relativo sucesso na área, é possível realizar e prestar consultorias on-line. Desta forma, você fala sobre sua profissão e auxilia outros a desempenhar suas funções de maneira prática e direta.

Vendedores, redatores, técnicos de informática e até mesmo ilustradores, designers e diversas outras profissões MEI podem contratar um serviço de consultoria. Ao mesmo tempo que você aumenta a sua autoridade e nome no mercado, ainda é uma alternativa de como conseguir renda extra. 

14. Traduza textos e documentos

Os que têm algum tipo de contato com línguas estrangeiras e sabem falar e escrever em inglês, espanhol e outras línguas podem se dedicar a traduzir textos, documentos, livros e artigos. Hoje em dia existem diversas outras mídias como legendas de filmes, séries e, até mesmo, de videogames. 

Você não precisa ser um tradutor profissional para prestar esse serviço, embora possa ser interessante se tornar um caso essas traduções gerem uma renda considerável. Fica aqui a recomendação e possibilidade de fazer desta a sua principal profissão no futuro.

15. Cuide de crianças

O serviço de babá é, de longe, uma das formas mais antigas de como conseguir renda extra. Geralmente cuidar de crianças não envolve longas horas de trabalho, é um serviço pontual e pode ser bem interessante.

Para aqueles que já levam jeito para tratar de crianças e gostam dos pequenos, faz ainda mais sentido optar por esse método de fazer renda extra. 

Todas essas formas de como conseguir renda extra são interessantes e podem ser desempenhadas, algumas de maneira paralela. Não são poucas também que podem acabar por se tornar uma profissão de fato e a principal fonte de renda de uma família, por isso vale a pena testá-las.

Aproveite para conhecer nosso podcast sobre como abrir uma empresa e fique por dentro de tudo o que compartilhamos aqui no blog da Comunidade Sebrae

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4568 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?