Você conhece o conceito de brainstorming? Em português, o seu significado é Tempestade de Ideias, ou seja, uma técnica de compartilhamento de ideias com mais pessoas para a criação de um espaço para o surgimento de várias percepções. Desse modo, começam a, de fato, chover novas e criativas abstrações.
Este é só um dos diversos métodos de estímulo à criatividade que existem e que são muito falados. Mas o que não te contam é que: de nada adianta ter ideias em larga escala se elas apenas ficam no mundo do pensamento e não são colocadas em prática!
A prototipagem surge, então, como peça fundamental para criar versões prévias de uma ideia e, assim, transformá-las em realidade. E, hoje, falaremos sobre este assunto: o que são protótipos, quais suas vantagens, seus exemplos e diferentes tipos. Para conferir, continue lendo!
Pense no rascunho... é justamente essa a lógica dos protótipos! Trata-se da criação inicial de uma ideia, seja de forma física ou virtual.
É como se uma primeira versão de uma concepção de produto, serviço ou solução fosse desenvolvida. Assim, projeta-se invenção para o mundo real a fim de testar a sua utilidade e eficiência e, dessa forma, validá-lo ou não.
Nesta fase, não é necessário ter todos os elementos daquilo que será produzido, no entanto, convém contar com as funcionalidades principais para checar se há possibilidade de obter êxito e se está ajustado com a necessidade do público ao qual se destina.
Pablo Picasso, pintor da Mona Lisa e um dos artistas mais relevantes do século 20, tinha como hobbie desenhar em guardanapos antes de ir para a tela. Segundo ele, era assim que podia se expressar de maneira mais honesta e simples.
Trazendo para a prototipagem, testar a ideia em um formato prévio, é garantir que os objetivos e as estratégias do produto estejam alinhados à sua versão final. Ou seja, é viabilizar que aquilo que será produzido realmente dê conta de ser o que foi planejado para ser. E essa é só uma das vantagens de investir nos protótipos; conheça mais algumas delas a seguir!
Você também gostará: Caminhos da inovação: proposta de processo para desenhar projetos inovadores!
Porque as vantagens que podem ser alcançadas por meio deste mecanismo são inúmeras! Elas vão desde o refinamento de designs a identificação de falhas. Veja algumas delas:
Compreendidos o conceito e os proveitos dos protótipos, importa conhecer quais são os seus tipos e explorar alguns de seus exemplos.
Podemos classificar os diferentes modelos de protótipos em três grupos, são eles:
O seu objetivo é a aparência e não a sua função, necessariamente. Assim, nestes modelos, o foco será no design, nas características que evidenciam a harmonia, as proporções e beleza, no desenvolvimento criativo e visual, no desenho industrial e nas configurações de imagem e apresentação.
Pensamos em uma linha de maquiagem, a prototipagem de exibição focalizará nos formatos e nas figuras e ilustrações das embalagens, por exemplo.
Diferentemente do anterior, este tipo de protótipo tem como propósito destacar e testar as funções, a fim de reconhecer se o desempenho é positivo ou negativo.
Agora foquemos em um software para computador, o protótipo propiciará entender se ele está funcionando bem, cumprindo a incumbência para a qual foi criado.
Já no caso das miniaturas, são observados ambos os aspectos destacados acima. Dessa forma, visualiza-se a aparência e a funcionalidade, sem, no entanto, aproximar-se tanto da realidade em razão de este modelo não englobar as características mais próximas do produto final.
Conforme a tecnologia vai sendo aprimorada, as diferentes espécies de protótipos também acabam sendo aperfeiçoadas. Sem contar que novas vão surgindo para atender às necessidades que o rascunho precisa corresponder. Mas os principais são:
A partir de uma impressora 3D, um objeto é criado de maneira sólida, servindo para analisar produtos. Este é um ótimo exemplo de protótipo de exibição.
O mais clássico de todos, trata-se de um protótipo no qual é possível desenhar, bem como criar detalhes e esquemas. O processo pode ser feito à mão e ganhar aprimoramento gradualmente, conforme for sendo validado.
Neste caso, a criação é feita a partir de programas virtuais, possibilitando uma maior exploração do modelo com uma realidade digital bem real.
Bem, neste artigo pudemos conhecer os que são protótipos, a relevância em optar pela prototipagem. Além disso, vimos também quais são os tipos e exemplos disponíveis atualmente. Esperamos que o conteúdo te ajude a tirar aquela ideia da cabeça e torná-la realidade de uma vez por todas.
Para tanto, confira também 6 dicas para colocar os seus sonhos em prática. Continue acompanhando o blog da Comunidade Sebrae e até a próxima!