Sabemos que uma empresa que quer se destacar no mercado além de ter uma boa gestão de seus negócios, precisa conseguir ser inovadora em seus produtos ou serviços e também na forma como divulga o seu trabalho. Para isso, é preciso investir em técnicas que estimulem o pensamento estratégico e possibilitem a descoberta de soluções eficientes e criativas. E é aí que o brainstorming pode ser muito útil para o seu negócio. Entenda nesse artigo mais sobre a técnica, como ela me ajudou e como você poderá colocá-la em prática em sua empresa.
O que é Brainstorming?
A técnica pode não parecer, mas foi criada há bastante tempo, mas especificamente em 1942, porém está em constante adaptação para melhor atender as demandas das empresas e os avanços do mercado. A palavra 'Brainstorming' pode ser traduzida como 'tempestade de ideias', afinal, a técnica permite que as pessoas pensem e deem ideias sobre determinado assunto utilizando sua criatividade, experiência e raciocínio. Ou seja, através de uma reunião em grupo, debate-se sobre soluções a um problema.
O Brainstorming na prática
Se a sua empresa precisa de soluções criativas, novas formas de encarar velhos problemas, eu posso garantir que poucos instrumentos são tão efetivos como um brainstorming. Esse ano devido à pandemia de Covid-19, tive que fazer muitas mudanças nas equipes em que gerencio, uma delas foi estar mais próximo deles, conversando, construindo novos laços e trocando experiência. Em um desses momentos, uma colaboradora acabou comentando sobre gostar e utilizar muito a rede social do momento, o TikTok.
E foi aí que eu percebi como a plataforma poderia ser uma ótima oportunidade para as nossas empresas e também para os nossos clientes. E assim, criamos uma conta para a market4u, empresa do nosso grupo que é a maior rede de mercado autônomos do Brasil. Pensamos em pautas e colocamos as ideias em prática. Tivemos resultados incríveis com um alcance orgânico de mais de 1 milhão 400 mil views, e isso trouxe, é claro, um maior reconhecimento sobre a marca.
Ficou curioso? Confira na prática como foi isso?
https://www.tiktok.com/@market4u
Vídeo com mais de 1.400.000 views
Quais são os principais objetivos da técnica?
É necessário entender que o processo envolve organização. Para isso é preciso seguir alguns passos essenciais para se chegar em um resultado satisfatório. Após identificado o problema que será resolvido, você deverá:
Definir um líder
É importante definir um líder para que todas as etapas sejam executadas de maneira organizada, evitando possíveis conflitos.
Definir o tempo de atividade
Cronometrar as anotações das ideias ajudará a equipe a se concentrar melhor durante o Brainstorming, sem perder o foco. Torna-se um desafio forçar a mente a pensar em ideias criativas com um tempo estipulado.
Entender que todos os colaboradores podem colaborar com suas ideias
Incentive todos os participantes a dar ideias, sem medo, pois quanto mais pessoas participarem, mais ideias diferentes surgirão. Trate todos iguais e não diminua ninguém. Mesmo que nem todas sejam utilizadas, isso estimulará a criatividade das pessoas envolvidas.
Entender que nenhuma ideia deverá ser criticada
Em uma reunião de Brainstorming, quanto mais ideias, melhor. Não dispense nenhuma ideia, consiga o máximo que puder. Quando o fluxo se esgotar ou quando houver um número suficiente de ideias, sintetize-as e agrupe-as em categorias. Um método muito utilizado para a realização da técnica é o de post-its, pois permite que as ideias sejam rapidamente registradas, editadas ou descartadas.
Tenha certeza que todos os colaboradores entenderam a ideia
É importante que todos os colaboradores saiam do brainstorming com a certeza de que o encontro foi produtivo. Você não precisa ter uma solução definida de forma clara ao término da reunião, mas é importante que todos tenham uma direção apontada para a solução do problema que será resolvido.
Afinal, o brainstorming é justamente o envolvimento de diferentes pessoas para moldar uma ideia perfeita. Um colaborador pode sugerir, outro completar e assim vai se chegando a uma proposta próxima à solução ideal.
Faça uma seleção das melhores ideias
Ainda em grupo, faça uma análise crítica sobre as ideias sugeridas durante o Brainstorming e selecione as melhores. Observe se elas estão voltadas para o foco do problema, e se será realmente possível colocá-las em prática.
Conclusão
Você conferiu neste artigo como um brainstorming pode ser uma ferramenta administrativa importante para fomentar a inovação no ambiente corporativo. Quando o brainstorming se torna um hábito, fica mais fácil para a empresa antecipar tendências de mercado e solucionar possíveis problemas.
Além disso, traz como ganho o envolvimento de toda a equipe nesse processo, o que contribui para a satisfação e a motivação dos colaboradores. Não deixe de colocar todas essas dicas em prática!