Boas lideranças tornam o ambiente de trabalho mais saudável e engajado. Mas afinal, como criar bons líderes? É o que o método do pipeline de liderança ensina!
Quer conhecer melhor esse método? Se sim, então, está no lugar certo. A Comunidade Sebrae separou tópicos para te ajudar a entender mais sobre esse modelo de liderança: o que é, suas etapas e benefícios. Continue sua leitura e aproveite!
O Pipeline de liderança, originalmente chamado de "The Leadership Pipeline" no inglês, é uma metodologia em que foi desenvolvida por um consultor de negócios chamado Ram Charan. O termo traduzido do inglês livremente significa "encanamento com ramificações" e trata-se de um modelo traça um caminho a ser percorrido para alcançar o sucesso em cargos de liderança.
Nessa teoria, Charan diz que as pessoas não nascem líderes e sim se tornam um. Esse é um dos fatores que estrutura o pipeline. No método as habilidades dos funcionários são constantemente avaliadas e monitoradas, já que ter essa desenvoltura é essencial para liderar.
Além disso, esse monitoramento acompanha a evolução do colaborador. Os resultados dessas avaliações são analisados para planejar a trajetória daquele profissional rumo a liderança.
Veja também: Confira o que é uma liderança liberal e como pode utilizá-la!
Segundo Charan, para se tornar um líder de alta performance é preciso desenvolver habilidades necessárias. Para que isso aconteça, primeiro é preciso trilhar as 6 etapas do crescimento profissional. Dê uma olhada em quais são:
Nesse primeiro momento, o funcionário aprende a delegar tarefas, controlar o fluxo de trabalho e avaliar o desenvolvimento do time. É a etapa em que o colaborador deixa de se preocupar apenas com suas tarefas e começa a distribuir demandas e monitorar o trabalho de sua equipe.
Aqui as habilidades de liderança do indivíduo já estão um pouco mais desenvolvidas. É o momento em que o colaborador evolui e passa a gerir os gestores dos demais times. Visto isso, as tarefas operacionais são deixadas completamente de lado e os esforços se voltam completamente para a gestão.
Nessa fase o colaborador deixa de gerir os demais gerentes da área de sua função de origem. Aqui, ele passa a gerir as demais funções mesmo não relacionadas à sua função inicial.
Para o trabalho ser bem feito, o colaborador precisa ter uma boa habilidade comunicacional para trabalhar com áreas que não são de seu domínio.
Confira também as 8 dicas para as empresas contribuírem com um trabalho mais eficiente!
Nesse momento o colaborador direciona atividades de visão analítica. A responsabilidade aumenta e ele fica responsável por fatores competitivos e desempenho financeiro da empresa. Apesar de gerenciar aspectos mais técnicos da empresa, o funcionário mantém o aspecto humano, sem esquecer dos demais colaboradores.
Na quinta etapa desse processo, falamos de grupos de empresas. Aqui o colaborador já desenvolveu uma visão global e inovadora para conseguir gerenciar vários negócios. O profissional será responsável por criar soluções, estratégias, melhorar a cultura das empresas e gerir todas as instituições.
Ao chegar na etapa final, o colaborador assume a gestão corporativa no mais alto cargo. Ele fará o direcionamento organizacional, gestão corporativa, formação de equipes, planejamento de estratégias e direcionamento de recursos.
Como já vimos, o pipeline de liderança é o caminho a ser traçado rumo a um cargo de liderança. Mas, para ser líder de fato, é necessário desenvolver habilidades de autoconhecimento, boa comunicação, responsabilidade, inteligência emocional, visão sistêmica e profissionalismo.
Como uma pessoa influente, o líder precisa transmitir segurança para que seu time confie em suas decisões, se sintam seguras e ouvidas. Ele precisa enxergar além da gestão e ser humano, para os colaboradores serem seus aliados. E isso só é feito com o desenvolvimento de suas habilidades pessoais e interpessoais.
O pipeline é um modelo de liderança que oferece diversos benefícios para as empresas. Dê uma olhada em alguns exemplos:
Melhor estruturação de treinamentos para as equipes;
Melhora em soluções ágeis;
Desenvolvimento de responsabilidade;
Melhores avaliações de desempenho;
Melhor elaboração de planos de sucessão para os cargos;
Identificação de potenciais líderes.
Confira o post: "Líderes do Brasil: histórias para inspirar a sua liderança!"
Bom, agora que você conheceu o pipeline de liderança, está pronto para alavancar sua empresa cada vez mais com lideranças de alta performance. Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo. Para ler mais temas como este continue acompanhando o blog da Comunidade Sebrae!
Um abraço, Bianca Becker / @biabeckerl