Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Jornada de trabalho - 8 formas para as empresas contribuírem com um trabalho mais eficiente

avatar FABIANA FERREIRA DO NASCIMENTO SILVA
Fabiana Ferreira Do Nascimento Silvafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Jornada de trabalho - 8 formas para as empresas contribuírem com um trabalho mais eficiente
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 25 NOV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Nos últimos anos, o trabalho consciente e saudável vem se tornando pauta importante entre trabalhadores e empresas. Muitas ações vêm sendo tomadas, mas existem muitas outras que ainda podem contribuir muito para uma jornada de trabalho mais eficiente.

Imagem: Pixabay

Benefícios de um colaborador mais feliz

Antes de chegar nas formas de fazer uma jornada de trabalho mais eficiente, você precisa entender quais são os benefícios de fazer essas aplicações.


Por que se deve deixar um colaborador feliz? Veja algumas razões que trazem benefícios à empresa e seus colaboradores!


1. Mais harmonia organizacional

Um ambiente com muitas brigas e estresse o dia inteiro contribui para um clima pesado assim que se pisa neste lugar. Portanto, garantir que exista harmonia entre o seu time e equipe é crucial.


2. Aumento da produtividade

O que as empresas mais querem são profissionais produtivos, e quanto mais melhor.

Se o funcionário da sua empresa está feliz com o trabalho que tem e os benefícios que recebe, ele dará o seu melhor no cargo. Realmente vestindo a camisa do time.


3. Retenção de talentos

Muitas empresas sofrem com a evasão de talentos realmente preciosos para suas companhias.

Isso é muito comum de acontecer e quando o profissional não se sente valorizado e satisfeito com a sua situação, ele tende a procurar uma outra oportunidade.


Então com a valorização da equipe, você evita a demissão de profissionais preciosos!


Formas de contribuir com uma jornada de trabalho mais eficiente


Confira abaixo todas as formas que você pode contribuir para a jornada de trabalho mais eficiente e qualidade de vida dos seus funcionários no ambiente profissional e fazer a retenção de talentos com mudanças de atitudes simples.


1. Invista nos colaboradores

Procure oferecer cursos para os colaboradores. Além de investir no conhecimento dele, ajudará na realização pessoal e profissional deles.


Além disso, investir nele é oferecer benefícios como plano de saúde empresarial que podem aumentar muito a qualidade de vida e reter funcionários. 


O convênio médico também ajuda a empresa, já que, ao precisar, o funcionário contará com atendimento médico mais rápido, bem como poderá fazer consultas de rotina, diminuindo assim, os riscos de um problema grave de saúde e o afastamento do profissional.


2. Flexibilize os horários

Muitas pessoas acabam tendo alguns problemas por conta de horários de trabalho muito rígidos, o que acaba impedindo que eles realizem algum compromisso paralelo importante, como por exemplo, consultas médicas.


Portanto, possibilite que eles criem seus horários dentro de uma janela diária ou semanal para que eles possam se sentir mais livres e crie uma jornada de trabalho mais eficiente.


3. Pense no modelo híbrido

O modelo híbrido permite que muitos trabalhem de casa e frequentem os escritórios com menos regularidade. Isso já é comprovado desde o começo da pandemia, sendo também algo que aumenta a produtividade dos funcionários.


Isso porque permite que eles trabalhem dentro de casa sem ter que sair, mas ainda assim possam visitar e aproveitar do ambiente profissional.


Porém, com esse tipo de modalidade de trabalho, é necessário que se faça, por exemplo, um investimento de home office para que o profissional tenha todo o conforto e ferramentas necessárias para trabalhar.


4. Proponha atividades diferentes

Sabemos que trabalhar sem pausas, pode levar a ondas de estresse e baixa produtividade do funcionário de uma empresa. Portanto, se faz necessário pausas, intervalos e atividades que possam descontrair.


Por exemplo, jogos semanais ou quinzenais, sorteios e promoções são interessantes para, inclusive, aumentar a competitividade saudável.


5. Ofereça feedbacks

Feedbacks são muito importantes para o crescimento profissional de qualquer pessoa. Eles devem ser feitos de forma construtiva e respeitosa, sempre buscando melhorar e ensinar.


6. Se interesse pelos seus funcionários

Essa dica começa logo na entrevista de emprego. Mas também não significa ser fofoqueiro e se meter em tudo. Você como gestor, deve se interessar sobre os objetivos do seu funcionário.


Assim como as suas ambições na área da educação, se ele busca crescer na empresa e o que se vê fazendo daqui alguns anos. Isso mostra interesse e estreita os laços entre gestor e profissional.


7. Happy Hour

Muitas empresas não promovem o Happy Hour, mas essa é uma ótima atividade para integrar e engajar as pessoas. Isso permite que os colaboradores possam se tornar amigos e ficar ainda mais satisfeitos no ambiente profissional.


8. Promova a comunicação interna

Através de e-mails corporativos, chatbot, jornais internos, murais e WhatsApp corporativo, os seus funcionários podem ficar por dentro dos objetivos, metas e incentivos que a empresa vem tendo.


Isso é uma forma de garantir a transparência para que todos se sintam bem integrados e entrosados.

Agora que você conhece tanto os benefícios quanto às formas de melhorar a qualidade de vida dos seus profissionais, basta começar a aplicá-las e contribuir para uma jornada de trabalho mais eficiente.


Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia.com.br.

avatar FABIANA FERREIRA DO NASCIMENTO SILVA
Fabiana Ferreira Do Nascimento Silva
favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4649 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?