No marketing digital, existem várias estratégias para gerar algum tipo de conversão, seja em uma venda ou em outra ação relevante para o site. Por isso, é importante estar sempre atento ao que e como fazer para aumentar o número de acessos às nossas páginas, atraindo novos usuários e possíveis clientes. Ou seja, buscar meios de ficarmos mais visíveis na web.
Uma estratégia para gerar mais conversão e capturar leads qualificados é utilizar uma landing page. Esta é uma página que guia o usuário para uma jornada específica, mas antes ele precisa fazer uma aterrissagem nela. Para entender melhor como essa estratégia funciona, continue lendo esse conteúdo aqui na Comunidade Sebrae. Bora?
De maneira geral: uma landing page, também conhecida como uma página de destino, é uma página com o objetivo de gerar algum tipo de conversão, como leads ou vendas.
Ela é uma página otimizada que contém todas as informações que o usuário precisa saber, de forma objetiva e intuitiva para que ele faça uma interação com ela.
Além disso, essa página não apresenta menu. Possui menos elementos e links do que outras páginas, mas busca por elementos que provoquem o internauta, gerando algum sentimento e incentivando-o para o preenchimento de um formulário para a conversão.
Por exemplo, se a pessoa está lendo um blog post e ele tem a intenção de gerar a conversão com o download de um e-book, assim, terá um link no qual a pessoa irá acessar. Ao entrar no ambiente, o usuário notará que está em uma landing page, ficando a seu critério inserir seus dados para receber o material.
Uma página de destino pode apresentar diversas funções além de uma venda, tais como:
Cadastro em uma newsletter;
Solicitação de um orçamento ao estabelecimento;
Solicitação de um diagnóstico comercial;
Pedido para acessar algum conteúdo, seja ele:
catálogo;
estudo de caso;
e-book;
planilhas, entre outros.
Assim, cabe a você analisar e entender a melhor maneira de utilizá-la de acordo com o seu tipo de negócio. Uma landing page pode ser muito multifuncional, desta forma, você pode usar mais de uma em suas estratégias.
Para criar uma boa landing page, é fundamental definir alguns critérios. Com uma boa página, as chances de aumentar a sua conversão também aumentam! Afinal, muitas pessoas são motivadas pelo conteúdo e pelo design que encontram.
Confira os principais passos a serem considerados durante a criação de uma página de destino:
O copy se trata do texto que estará na página, dessa forma, é sempre exigido que se faça um bom texto para passar a mensagem mais assertiva para o leitor, então, nada de deixar o conteúdo denso e complicado.
Uma técnica que não pode faltar nessa hora é a de gatilhos mentais. Faça usando uma linguagem atrativa e persuasiva. Assim, dependendo da sua intenção, você pode utilizar alguns gatilhos como:
escassez;
urgência;
autoridade;
reciprocidade;
prova social;
antecipação;
novidade.
Nada adianta fazer um bom texto, completo, rico em informações, se o mesmo não for escrito com palavras-chave que atendam a busca do usuário.
Essa é uma técnica que ajuda a otimizar as páginas da web, deixando-as mais objetivas e claras para o usuário, proporcionando uma leitura com uma melhor escaneabilidade, mostrando o que o leitor deseja encontrar de forma evidente.
Além de outras técnicas, como a de palavras-chave, vistas logo mais.
Quer entender mais? Confira 10 dicas de SEO para começar a ranquear no Google!
As imagens são uma ótima forma de passar mensagens, seja ela com elementos textuais ou não, o importante é chamar a atenção do usuário. Assim, utilize-as com sabedoria.
Dica: utilize imagens com tamanho de 100 e 200 kb, e não ultrapasse os 500 kb. Analise que, apesar das imagens com uma resolução baixa podem impactar a experiência do usuário, uma imagem com uma resolução muito alta, que demora a carregar, pode ser pior, pois afetará diretamente o desempenho da página.
Essa é outra técnica que entra no tema de SEO, mas é sempre bom reforçar. Utilizar as palavras-chave faz com que os motores de busca entendam do que se trata o seu conteúdo, relacionando-o com o assunto determinado nela.
Assim, procure por termos que sejam bons para o assunto, que englobem o que você deseja passar e tenham uma real intenção de busca e utilize-os com sabedoria.
Caso você utilize uma determinada palavra-chave em excesso, o buscador pode identificar seu site como praticante de spam, portanto, busque usá-la sempre de forma natural em seus conteúdos.
O design de uma página também influencia as pessoas: quando um usuário entra em uma página bem feita e elaborada, ela se sente mais confortável. Principalmente quando as cores estão combinando e não incomodam a visão, com cores muito fortes e de difícil leitura.
Assim, busque uma paleta de cores, pense bem no design que você vai elaborar e veja como está ficando durante o processo. Mas tenha em vista que o usuário precisa ter uma boa leitura.
Além disso, passe sua autoridade por meio dele! Utilize seus elementos para a pessoa identificar a sua marca logo de cara.
Vimos que boa parte das páginas de destino são para preencher um formulário, então, saiba utilizá-lo. Não coloque um muito grande, que precise de muitas informações. Esses modelos tendem a dar errado, visto que o usuário busca praticidade e, quando encontra um formulário muito grande, ele pode desistir de preenchê-lo.
Desse modo, peça apenas as principais informações como:
Nome completo;
E-mail;
Profissão;
E alguma informação extra que seja relevante a você.
Por último, faça uso do CTA (Call to Action), o famoso chamar para a ação! É com ele que a pessoa pode preencher e gerar a conversão que tanto deseja.
Escolha a melhor posição na página para utilizá-lo, um CTA certeiro pode fazer a diferença. Geralmente, ele é usado ao final da página, quando o usuário já leu e entendeu sobre todas as informações da página.
20 dicas de marketing para engajar e vender mais. Confira depois!
Viu só? Se você quer gerar algum tipo de conversão específica, o uso de uma landing page é uma ótima estratégia para o seu negócio, com ela você pode atrair mais pessoas e aumentar o acesso. Mas, como vimos, é fundamental utilizar algumas técnicas para que saia como planejado.
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Um abraço, Bianca Becker / @biancabeckerl