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O que é landing page e como seu negócio pode lucrar com uma?

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O que é landing page e como seu negócio pode lucrar com uma?
Criado em 23 MAI. 2023
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No marketing digital, existem várias estratégias para gerar algum tipo de conversão, seja em uma venda ou em outra ação relevante para o site. Por isso, é importante estar sempre atento ao que e como fazer para aumentar o número de acessos às nossas páginas, atraindo novos usuários e possíveis clientes. Ou seja, buscar meios de ficarmos mais visíveis na web.


Uma estratégia para gerar mais conversão e capturar leads qualificados é utilizar uma landing page. Esta é uma página que guia o usuário para uma jornada específica, mas antes ele precisa fazer uma aterrissagem nela. Para entender melhor como essa estratégia funciona, continue lendo esse conteúdo aqui na Comunidade Sebrae. Bora?


Afinal, o que é uma landing page no marketing digital?

De maneira geral: uma landing page, também conhecida como uma página de destino, é uma página com o objetivo de gerar algum tipo de conversão, como leads ou vendas.


Ela é uma página otimizada que contém todas as informações que o usuário precisa saber, de forma objetiva e intuitiva para que ele faça uma interação com ela.


Além disso, essa página não apresenta menu. Possui menos elementos e links do que outras páginas, mas busca por elementos que provoquem o internauta, gerando algum sentimento e incentivando-o para o preenchimento de um formulário para a conversão.


Por exemplo, se a pessoa está lendo um blog post e ele tem a intenção de gerar a conversão com o download de um e-book, assim, terá um link no qual a pessoa irá acessar. Ao entrar no ambiente, o usuário notará que está em uma landing page, ficando a seu critério inserir seus dados para receber o material.


Quais são as utilidades de uma landing page?


Uma página de destino pode apresentar diversas funções além de uma venda, tais como:

  • Cadastro em uma newsletter;

  • Solicitação de um orçamento ao estabelecimento;

  • Solicitação de um diagnóstico comercial;

  • Pedido para acessar algum conteúdo, seja ele:

    • catálogo;

    • estudo de caso;

    • e-book;

    • planilhas, entre outros.

Assim, cabe a você analisar e entender a melhor maneira de utilizá-la de acordo com o seu tipo de negócio. Uma landing page pode ser muito multifuncional, desta forma, você pode usar mais de uma em suas estratégias.


Tendências do marketing para 2023.


Confira 5 passos para criar uma landing page de alta conversão


Para criar uma boa landing page, é fundamental definir alguns critérios. Com uma boa página, as chances de aumentar a sua conversão também aumentam! Afinal, muitas pessoas são motivadas pelo conteúdo e pelo design que encontram.


Confira os principais passos a serem considerados durante a criação de uma página de destino:


1. Ter um bom copy


O copy se trata do texto que estará na página, dessa forma, é sempre exigido que se faça um bom texto para passar a mensagem mais assertiva para o leitor, então, nada de deixar o conteúdo denso e complicado.


Uma técnica que não pode faltar nessa hora é a de gatilhos mentais. Faça usando uma linguagem atrativa e persuasiva. Assim, dependendo da sua intenção, você pode utilizar alguns gatilhos como:

  • escassez;

  • urgência;

  • autoridade;

  • reciprocidade;

  • prova social;

  • antecipação;

  • novidade.


2. Focar em técnicas de SEO

Nada adianta fazer um bom texto, completo, rico em informações, se o mesmo não for escrito com palavras-chave que atendam a busca do usuário.


Essa é uma técnica que ajuda a otimizar as páginas da web, deixando-as mais objetivas e claras para o usuário, proporcionando uma leitura com uma melhor escaneabilidade, mostrando o que o leitor deseja encontrar de forma evidente.


Além de outras técnicas, como a de palavras-chave, vistas logo mais.


Quer entender mais? Confira 10 dicas de SEO para começar a ranquear no Google!


3. Trabalhar bem as imagens


As imagens são uma ótima forma de passar mensagens, seja ela com elementos textuais ou não, o importante é chamar a atenção do usuário. Assim, utilize-as com sabedoria.


Dica: utilize imagens com tamanho de 100 e 200 kb, e não ultrapasse os 500 kb. Analise que, apesar das imagens com uma resolução baixa podem impactar a experiência do usuário, uma imagem com uma resolução muito alta, que demora a carregar, pode ser pior, pois afetará diretamente o desempenho da página.


4. Utilizar palavras-chave com sabedoria


Essa é outra técnica que entra no tema de SEO, mas é sempre bom reforçar. Utilizar as palavras-chave faz com que os motores de busca entendam do que se trata o seu conteúdo, relacionando-o com o assunto determinado nela.


Assim, procure por termos que sejam bons para o assunto, que englobem o que você deseja passar e tenham uma real intenção de busca e utilize-os com sabedoria.


Caso você utilize uma determinada palavra-chave em excesso, o buscador pode identificar seu site como praticante de spam, portanto, busque usá-la sempre de forma natural em seus conteúdos.


5. Layout interessante


O design de uma página também influencia as pessoas: quando um usuário entra em uma página bem feita e elaborada, ela se sente mais confortável. Principalmente quando as cores estão combinando e não incomodam a visão, com cores muito fortes e de difícil leitura.


Assim, busque uma paleta de cores, pense bem no design que você vai elaborar e veja como está ficando durante o processo. Mas tenha em vista que o usuário precisa ter uma boa leitura.

Além disso, passe sua autoridade por meio dele! Utilize seus elementos para a pessoa identificar a sua marca logo de cara.


6. Utilizar o formulário corretamente


Vimos que boa parte das páginas de destino são para preencher um formulário, então, saiba utilizá-lo. Não coloque um muito grande, que precise de muitas informações. Esses modelos tendem a dar errado, visto que o usuário busca praticidade e, quando encontra um formulário muito grande, ele pode desistir de preenchê-lo.


Desse modo, peça apenas as principais informações como:

  • Nome completo;

  • E-mail;

  • Profissão;

  • E alguma informação extra que seja relevante a você.


7. Adicionar um CTA de impacto


Por último, faça uso do CTA (Call to Action), o famoso chamar para a ação! É com ele que a pessoa pode preencher e gerar a conversão que tanto deseja.


Escolha a melhor posição na página para utilizá-lo, um CTA certeiro pode fazer a diferença. Geralmente, ele é usado ao final da página, quando o usuário já leu e entendeu sobre todas as informações da página.


20 dicas de marketing para engajar e vender mais. Confira depois!


Viu só? Se você quer gerar algum tipo de conversão específica, o uso de uma landing page é uma ótima estratégia para o seu negócio, com ela você pode atrair mais pessoas e aumentar o acesso. Mas, como vimos, é fundamental utilizar algumas técnicas para que saia como planejado.


Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da Comunidade Sebrae e fique sempre ligado em informações sobre marketing digital!


Um abraço, Bianca Becker / @biancabeckerl

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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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