Se você trabalha com internet e precisa gerar acessos ao seu site para obter melhores resultados, praticar técnicas de SEO é um passo fundamental para começar a crescer e ranquear o seu site nos resultados do Google!
Para sua empresa se destacar no Google, ela precisará ter um conteúdo relevante e um site com boa experiência ao usuário, para que ele permaneça na página. Para te ajudar nesse assunto, a Comunidade Sebrae separou 10 dicas que vão te auxiliar a melhorar o seu site e que podem posicionar o seu site na primeira página do Google!
Continue e aproveite a leitura!
Garantir uma navegação segura ao usuário é algo essencial que deve ser feito em seu site, principalmente se você comercializa produtos ou serviços por meio dele. O SSL (Secure Socket Layer) permite que o cliente tenha suas informações guardadas de forma segura, sem medo de vazamento de dados. Com esse certificado também é proporcionado veracidade ao seu site.
+ SEO e SEM: Quais as diferenças? Entenda essas estratégias!
O Google avalia e se importa com a experiência do usuário em seu site, seja positiva ou negativa, ele consegue mensurar o tempo de permanência e quais páginas ele visitou. Com isso, quanto mais tempo ele ficar em sua página, melhor será para sua empresa. E essa experiência pode vir de vários tópicos, como do tempo de carregamento das páginas até do conteúdo que é apresentado.
Se sua página for muito lenta no carregando, muitos usuários podem sair sem mesmo absorver e verificar o seu conteúdo, fazendo com que se torne uma experiência negativa ao usuário, com isso, sua taxa de rejeição vai piorar.
O Google passou a analisar e priorizar as URLs curtas e objetivas, então faça uma boa URL para o seu conteúdo e inclua a palavra-chave principal. Além de ser melhor para o processo do Google, URLs curtas são mais amigáveis aos olhos de quem está acessando a página.
O title é o título que aparece sobre o seu conteúdo na página de pesquisas do Google. Ele precisa ser simples e objetivo, direcionando sobre o que vai apresentar ao acessar o site.
A meta description é o resultado que aparece na página de resultados do Google, abaixo do título e URL da sua página. Muitas vezes, se você produzir um bom conteúdo para ela, o usuário pode se interessar e acessar o seu site por causa dela, por entender que encontrará um bom conteúdo na página.
Além disso, se utilizar a palavra-chave nela, e o usuário fazer uma busca exata por ela, o Google deixa ela em negrito, chamando ainda mais a atenção de quem procurou.
Por mais que o Google já tenha a tecnologia de identificar os conteúdos das imagens, isso ainda não ajuda na parte de SEO. Utilizar de textos alternativos nas imagens não só ajuda a quem precisa utilizar o áudio para acessibilidade, mas também ajuda a otimizar sua página e ao Google identificar mais rápido o que a imagem apresenta reforçando o conteúdo da URL.
Os intertítulos são o título de cada seção do texto, são separados em <h1>, <h2> e <h3.>. São separados por hierarquia de tags e o Google analisa cada um para compreender o texto e quais são os tópicos mais importantes e quais são subtópicos.
Utilizar palavras-chave nele ajuda a reforçar sobre o principal tema do seu conteúdo, entretanto, não utiliza demais, a repetição deles pode ser negativa.
Investir em uma boa escrita, com coesão e coerência é fundamental para qualquer texto e não seria diferente para as estratégias de SEO. Por isso, invista em textos de qualidade, que explore bem as palavras-chave, tenha um aprofundamento do campo semântico e sem erros de escrita.
Além do Google analisar esses fatores, um texto bem escrito acaba ajudando com a experiência do usuário na página, aumentando o tempo de permanência. E mais, quando é feita uma cópia de um texto de outro website, o Google tende a não ranquear e mostrar a sua página para os usuários e sim a página que detém o conteúdo original.
Utilizar bons links internos, ajuda a mostrar ao Google que aquela página existe e qual o conteúdo que ele traz. E faz com que o usuário que está absorvendo o conteúdo se interesse pelo link interno e entre para usufruir do conteúdo. Isso causa uma boa taxa de permanência e aumenta a navegação do site.
Já os links externos, podem garantir mais autoridade do seu conteúdo e gerar confiança para o usuário acreditar no que está lendo. Com isso, pode-se embasar em conteúdos relevantes e órgãos públicos para melhorar o seu texto, ou também gerar parcerias para fazer a troca de links para aumentar sua rede de apoio.
Uma dica indispensável é colocar a sua empresa no Google, com isso, ao usuário fazer uma busca, a chance dela aparecer é grande, ainda mais se for uma pesquisa local sobre o seu nicho de trabalho.
Para te auxiliar ainda mais nesse processo, separamos um blogpost com um passo a passo de: Como se cadastrar no Google Meu Negócio? não deixe de conferir!
Esperamos que tenha gostado do blogpost e que tenha te ajudado a entender alguns passos para ajudar a crescer no Google. E saiba, esse é um processo que demora algum tempo, que exige paciência até que os resultados positivos apareçam.
Essas são as principais dicas para quem está começando no nicho do SEO. Com elas, você pode começar a melhorar seu conteúdo e a deixar seu site com uma experiência muito melhor para o usuário fazendo com que seu site cresça e aumente a autoridade dele.
E não deixe de conferir mais sobre o Google: O que é indexação do Google? Continue acompanhando a Comunidade Sebrae e até a próxima leitura!
Bianca Becker / @biabeckerl