Que tal começar assistindo nosso vídeo?
Depois não deixe de conferir nosso artigo na íntegra e aprender mais sobre leads e conversões.
Quando criamos campanhas em canais como o Google, redes sociais, e-mails marketing, youtube, conteúdo em blogs (SEO), ou quaisquer outros formatos digitais, nosso objetivo é ATRAIR usuários.
A ação de atrair é voltada a GERAÇÃO DE LEADS, ou seja, atrair pessoas interessadas no que eu estou oferecendo, tendo a oportunidade de apresentar mais informações, detalhes e argumentos que visam convencer esse leads a finalizar sua compra.
Quando um lead realiza uma compra, ocorre a CONVERSÃO.
No vídeo, nosso convidado aborda de forma ampla as diferenças e os momentos em que cada ação se caracteriza, mas a questão que fica é: como eu uso essa informação no meu negócio?
É isso que vamos te ensinar nesse artigo
1. Como atrair mais leads
CONTEÚDO
Quando um estranho inicia um relacionamento com sua empresa organicamente, mostrando interesse em seu produto ou serviço, a transição de estranho para cliente é muito mais natural.
A geração de leads se enquadra no segundo estágio da metodologia de inbound marketing. Isso ocorre depois que você atraiu um público e está pronto para converter esses visitantes em leads para o seu funil comercial.
O conteúdo é uma ótima maneira de guiar os usuários para uma página de destino. Normalmente, você cria conteúdo para fornecer aos visitantes informações úteis e gratuitas. Você pode incluir CTAs em qualquer lugar do seu conteúdo. Quanto mais satisfeito um visitante estiver com o seu conteúdo, maior a probabilidade de ele clicar em sua frase de chamariz e passar para sua página de destino.
Porém, nem só de tráfego orgânico vive o homem! (quer saber mais sobre tráfego orgânico? clique aqui)
Por isso, temos muitas outras formas de gerar tráfego e geração de leads.
O e-mail é um ótimo lugar para alcançar as pessoas que já conhecem sua marca e produto ou serviço. É muito mais fácil pedir que eles tomem uma ação, pois eles já se inscreveram na sua lista. Os e-mails tendem a ser um pouco confusos, então use CTAs que tenham um texto atraente e um design atraente para chamar a atenção do seu assinante.
Para começar, você pode usar os planos gratuitos de alguns disparadores de e-mail, como o Mailchimp, que permitem que você envie uma quantidade de disparos sem custo, permitindo a realização de uma experiência de disparos em massa antes de investir na assinatura de uma plataforma. Apesar de não ser um grande volume de disparos de e-mail, pode ser o suficiente para validar a sua estratégia, base de contatos, mensagem veiculada e resultados.
Para um trabalho um pouco mais avançado, existem ferramentas mais robustas, como a RD Station, que oferecem informações exclusivas sobre seus leads como o Lead Scoring e o quão aquecido um lead está para efetuar uma compra.
ANÚNCIOS PAGOS
O único propósito de um anúncio é levar as pessoas a realizar uma ação. Caso contrário, por que gastar o dinheiro? Se você deseja que as pessoas convertam, certifique-se de que sua página de destino e oferta correspondam exatamente ao que é prometido no anúncio e que a ação que você deseja que os usuários executem seja clara.
Ser honesto em seus anúncios é uma das chaves para obter um bom resultado.
Para saber mais sobre a criação de anúncios pagos, clique aqui.
REDES SOCIAIS
As plataformas de mídia social facilitam a orientação de seus seguidores para a ação, desde a opção de inserir link nos sotires do Instagram até os links da bio e URLs encurtados no Twitter. Você também pode promover suas ofertas em suas postagens sociais e incluir uma frase de chamariz em sua copy.
Um adendo importante: tanto em anúncios pagos no google, quanto nas campanhas em redes sociais, você pode utilizar um recurso chamado remarketing, onde seus anúncios serão exibidos para quem já acessou seu site ou perfis previamente, ou ainda com algum comportamento mais específico, como ter adicionado um produto ao carrinho ou mesmo mencionado verbalmente interesse no que você está anunciando. (experimente falar em voz alta "preciso comprar passagens áreas" e depois acesse suas redes sociais ^^)
2. Como qualificar um lead
Como abordamos acima, um lead é uma pessoa que demonstrou interesse no produto ou serviço de sua empresa. Agora, vamos falar sobre as maneiras pelas quais alguém pode realmente mostrar esse interesse.
Medindo o nível de interesse de um lead
Quanto mais informações você solicita ao usuário, maior a chance de ele abandonar o cadastro no meio, porém esse fator também ajuda a medir o nível de interesse de um lead no que você está oferecendo! Se ele chegar ao final de um formulário extenso, é porque aquilo que está sendo ofertado realmente faz sentido para ele.
Usuários Recorrentes
Se um usuário retorna com frequência ao seu site, é um indicador de interesse e aquecimento. Por mais que ferramentas de análise, como o google analytics, não permita que saibamos os dados de um determinado usuário, é possível segmentar campanhas de anúncios para um público específico de acordo com o seu comportamento! Ou seja, podemos impactar quem visita nosso site com frequência, mesmo sem saber exatamente quem essas pessoas são.
3. Como aumentar a sua CONVERSÃO
As taxas de conversão do site são em média em torno de 2%.
Para cada 100 visitantes, você pode esperar obter apenas 2 clientes. E honestamente, essa é uma taxa de conversão muito boa. Muitos sites têm apenas uma taxa de conversão de 0,1 a 0,2%. Isso leva 1000 visitantes para obter 1 cliente.
Como melhoramos nossas conversões para conseguirmos mais clientes com o tráfego que já temos?
Adicione um pop-up ao seu site
De acordo com um estudo da Sumo, a taxa média de conversão para todos os pop-ups é de 3,09%. No entanto, se você acertar na mensagem, poderá alcançar uma taxa de conversão de até 9%.
Aqui estão algumas dicas rápidas para obter a maior taxa de conversão deles:
Adicione depoimentos e avaliações
Ninguém quer ser a primeira pessoa a usar um produto ou serviço. Assim, você pode tranquilizar seus clientes, fornecendo depoimentos e/ou avaliações de clientes anteriores.
Essa técnica é conhecida como gatilho mental de PROVA SOCIAL
Para saber mais sobre gatilhos mentais, clique aqui.
Remova as distrações
Não há nada pior do que visitar um site que leva você em muitas direções.
Sua página de destino deve ser clara, concisa e fácil de navegar. Se não for essencial, não inclua. Fique com o que seus visitantes precisam saber e nada mais.
Quando possível, implemente o seguinte (e não muito mais):
Mas como você sabe se algo está distraindo?
Experimente usar ferramentas como o Crazy Egg!
Ele possui mapas de calor que mostram exatamente o que as pessoas clicam:
Procure elementos nos quais as pessoas não estão clicando. Se os visitantes não estiverem usando, apague. Em quase todos os casos, a página fica mais simples e as taxas de conversão aumentam.
Essa é uma das maneiras mais fáceis de encontrar aumentos de conversão nas páginas críticas do seu site.
Bem, acho que por hoje avançamos bastante!
Espero que a diferença entre Leads e Conversões tenha ficado mais clara, e que as formas de aumentar sua geração de leads e a sua taxa de conversão façam a diferença nos seus resultados.
Um abraço, Bianca Becker / @biabeckerl