Já parou para pensar o que seria de um empreendimento sem seus clientes? Isso mesmo nada. São eles que mantêm qualquer negócio de portas abertas e por que não ter um dia especial para agradecê-los e caprichar em ações especiais? O Dia do Cliente No Brasil, o Dia do Cliente foi criado em 2003 pelo empresário João Carlos Rego. Desde então, a data é comemorada anualmente no dia 15 de setembro e tem o propósito de estreitar os laços entre empreendedores e consumidores, homenageando (e agradecendo) um dos elos mais importantes de qualquer negócio: o cliente! Além de homenagear seus clientes, as empresas podem aproveitar o dia para oferecer promoções com muita criatividade para reverenciar a figura do cliente. A data comemorativa é ótima para entrar em contato e informar aos seus clientes o quanto eles são importantes para você. Manter contato com seus clientes cria confiança e os ajuda a ver que você valoriza seus negócios, e é mais fácil do que nunca observar este dia e continuar a desenvolver relacionamentos mais profundos com seus consumidores. Aqui estão algumas ideias para ajudá-lo a conhecer seus clientes um pouco melhor e fidelizá-los! As pessoas adoram dar feedback, e você pode usar o feedback de muitas maneiras diferentes. Seja sua empresa um local físico, online ou phygital, ouvir e responder aos seus clientes é o que o diferencia de seus concorrentes. A coleta de feedback de seus clientes ajuda você a obter informações valiosas que permitem entender melhor os diferentes grupos de consumidores, identificar tendências antecipadamente e, o melhor de tudo, obter novas ideias de produtos. Quando você não entende as necessidades do cliente, o cliente terá uma experiência frustrante. Por exemplo, você pode estar tentando convencer um cliente em potencial de que seu produto é um símbolo de status moderno quando ele está mais preocupado com a acessibilidade. Para encantar seus clientes, você precisa entender o que vai ressoar com eles. Um cliente que sabe que sempre pode confiar em sua marca para ser honesto e transparente é um cliente satisfeito. As soluções de software modernas podem ajudar as equipes de marketing, vendas e atendimento ao cliente a fornecer uma excelente experiência ao consumidor. Agora que você já sabe a importância desta data e como fidelizá-los, separamos algumas ideias para comemorar o Dia do Cliente em seu negócio. Confira! Ofereça uma recompensa ou incentivo Todo mundo adora ganhar um presentinho, não é mesmo? O Dia do Cliente é a chance perfeita de agradecer por suas compras ou incentivá-los a apoiar seus negócios. As empresas que já têm programas de fidelização de clientes podem oferecer o dobro de pontos na data, mas se o seu negócio não tiver esse programa, não significa que você não pode implementar algo especificamente para esta data comemorativa. Pense no que faria seus clientes se sentirem especiais. Pode ser um voucher de desconto que você envia por e-mail para ser usado em sua próxima visita ou com seu próximo pedido ou um presente que eles recebem quando entram ou saem de sua loja. Qualquer coisa que agregue valor à experiência do cliente manterá sua empresa presente em suas mentes. Outra ideia maravilhosa de valorização do cliente? Produza um vídeo envolvente em agradecimento para compartilhar com eles nas redes sociais. Pode ser algo simples, como toda a sua equipe apenas agradecendo na câmera. Se você tiver os meios de produção, poderá aumentar seu vídeo para se tornar mais narrativo. Uma ideia muito legal é contar uma história geral das coisas incríveis que seus clientes usam em seus itens. Uma empresa de esportes ao ar livre pode fazer com que os clientes contem histórias de caminhadas incríveis, momentos de esportes radicais e outras coisas, por exemplo, e encerrar o vídeo dizendo algo como: Obrigado a todos os nossos clientes que escolhem levar nossos produtos para a estrada com eles. Estamos honrados em fazer parte de sua jornada. Legal, não? Se você quiser criar uma vibe festiva sem organizar uma festa em grande escala, considere oferecer sacolas de brindes para os compradores o dia todo no seu Dia do Cliente. Inclua alguns pequenos tokens da marca e torne as sacolas ainda mais emocionantes, oferecendo cartões-presente misteriosos para sua loja nas sacolas. Você pode distribuir principalmente cartões-presente de R$5,00, mas aumentar a emoção incluindo alguns de alto valor também. Certifique-se de mencionar em suas mensagens que cada sacola de brindes contém um cartão-presente de até X reais. Embora você queira agradar toda a sua base de clientes, deve priorizar seus usuários mais fiéis primeiro. Como esses clientes compram com mais frequência e gastam mais dinheiro com sua empresa, você quer ter certeza de que eles estão satisfeitos com o tratamento. Uma maneira de mostrar a eles atenção extra é liberar notificações de pré-venda por meio de seu boletim informativo por e-mail. Isso fornece um incentivo para que outros clientes se juntem à sua lista de e-mails e também faz um esforço extra para os clientes fiéis que você já possui. Embora brindes sejam sempre um ótimo presente, adicionar toques pessoais para mostrar apreço aos seus clientes pode garantir que eles permaneçam fiéis à sua empresa. Também mostra a eles que você se interessa pelo que eles gostam e fazem fora da sua empresa. O Dia do Cliente tem tudo a ver com mostrar aos seus clientes o quanto você os valoriza. Quer você faça apenas uma ação desta lista ou a maioria delas, mantenha seus clientes no centro das atenções e será um dia incrível. E você, já colocou em prática suas ações do Dia do Cliente? Conte para a gente nos comentários! Se gostou deste tipo de conteúdo e gostaria de acessar mais dicas e experiências compartilhadas que podem te ajudar a trilhar sua jornada empreendedora, participe da Comunidade de Varejo.Peça a opinião de seus clientes
1. Entenda as necessidades de seus clientes. Quais são seus pontos de dor? Como seu produto ou serviço pode ajudá-los? Depois de fazer uma compra, que assistência eles podem precisar com o produto?
2. Fornecer soluções reais para os problemas do cliente.Tanto os clientes quanto os clientes em potencial têm problemas que precisam que você resolva.
Você pode criar a satisfação do cliente antecipando esses problemas e oferecendo soluções com antecedência.
3. Torne a experiência do cliente o mais fácil possível. Sempre que um cliente interage com sua empresa, deve ser um processo rápido e indolor. Mesmo pequenos inconvenientes como não poder navegar rapidamente em seu site ou ser transferido entre vários agentes de suporte ao cliente podem causar uma má impressão.
4. Construa confiança com seus clientes. Se você prometer algo que não pode cumprir, eles se lembrarão. Se você não pode fazer backup de suas reivindicações com boas críticas e depoimentos, eles percebem.
5. Melhore a experiência com ferramentas digitais. Alcançar a satisfação do cliente é mais fácil do que parece você só precisa das ferramentas certas.
Ideias criativas para celebrar o Dia do Cliente
Crie um vídeo especial para compartilhar nas redes sociais
Distribua brindes
Liberar notificações de pré-venda
Envie presentes personalizados