Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Comunicação com clientes no varejo: por onde começar?

avatar LUCAS HAHN
Lucas Hahnfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt4
Comunicação com clientes no varejo: por onde começar?
4 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 16 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

De banners de sites a rótulos de produtos, as empresas de varejo estão em constante comunicação com seus clientes.


Para manter suas receitas altas, você precisa lembrar continuamente ao seu mercado-alvo quem você é, o que faz e por que eles devem escolher você em vez da concorrência. Além disso, na era da mídia digital, isso significa ir muito além dos métodos tradicionais de impressão de engajamento com clientes em potencial.


No entanto, a comunicação de varejo está sempre mudando, e manter-se atualizado com as últimas tendências não é tarefa fácil.


Facebook, YouTube, Instagram e Twitter revolucionaram a forma como os clientes e as empresas interagem uns com os outros, e esta é uma tendência que só vai se tornar mais prevalente à medida que essas plataformas crescem em sofisticação.


Vale lembrar que a natureza do seu negócio e os produtos que você vende afetarão muito quais plataformas são certas para você em termos de alcançar os clientes ideais.


Uma boa maneira de começar a elaborar uma estratégia social é definindo algumas personas de usuário e, em seguida, realizando pesquisas sobre quais sites seu público-alvo tende a frequentar.


Hoje, a comunicação omnichannel vê a marca na perspectiva do cliente. Toda interação com o cliente está alinhada com as mensagens e objetivos da empresa, independentemente do canal de comunicação. 


Os sistemas omnichannel também coletam informações de dados de clientes de todas as plataformas, o que ajuda a entender o comportamento de compra do cliente.


Garantir que seus clientes tenham uma experiência consistente em todos os pontos de contato exige esforço e mostra que você está investindo em se conectar com eles. Por sua vez, isso aumenta a fidelidade, a satisfação e reduz a rotatividade de clientes.


É essencial ter uma presença forte nos canais que seus clientes mais usam. Você pode simplificar esse processo aprendendo mais sobre seu público-alvo e suas preferências de comunicação. O engajamento em tempo real é a cereja no topo da comunicação omnichannel.


Há muito mais na comunicação com o cliente do que apenas investir em uma centena de canais diferentes. Tudo se resume a criar um sistema que seja centralizado, holístico e que unifique as necessidades do cliente com as metas de negócios. 


Como qualquer processo, a comunicação omnichannel está em constante evolução e deve ser adaptada para se adequar à estratégia da sua empresa. Compreender o cliente omnichannel afetará significativamente a retenção e a receita.


Quer saber mais sobre a comunicação no varejo? Assista ao nosso vídeo!


Se gostou deste tipo de conteúdo e gostaria de acessar mais dicas e experiências compartilhadas que podem te ajudar a trilhar sua jornada empreendedora, participe da Comunidade de Varejo.

avatar LUCAS HAHN
Lucas Hahn
Coordenador Estadual de Varejo e Mercado do SEBRAE/PR.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3848 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?