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Como fazer Marketing Digital para produtos físicos?

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Como fazer Marketing Digital para produtos físicos?
Criado em 18 JAN. 2023
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Quem não anuncia no meio digital atualmente é cada vez menos visto, e muito menos lembrado. Por isso, toda ideia inovadora de produto ou serviço - físico ou não - deve acompanhar o planejamento de uma estratégia de divulgação nas redes sociais para que você possa impulsionar as vendas através do marketing digital.  


Por meio de um plano estratégico, você pode utilizar o marketing digital para agregar valor ao seu produto, divulgando as soluções oferecidas, promovendo a imagem da marca, atraindo e fidelizando novos clientes.


Mas como funciona, na prática, o marketing digital de produtos físicos? A seguir, você vai entender quais são as 5 principais estratégias para vender mais e como colocá-las em prática no seu negócio.



Marketing Digital: 5 estratégias para vender mais


  • Marketing de conteúdo;

  • Técnicas de SEO;

  • E-mail marketing;

  • Redes sociais;

  • Investimento em mídia online paga;



Marketing de conteúdo


É impossível anunciar um produto no meio digital sem pensar no marketing de conteúdo. O termo se refere à produção e publicação de conteúdos que posicionem sua marca como autoridade no assunto, a fim de atrair e fidelizar seu público-alvo por meio de informações relevantes. 


Por meio do marketing de conteúdo, você consegue apresentar os benefícios do seu produto mais detalhadamente, construindo uma jornada até que o cliente se sinta convencido e confortável com a decisão de adquirir seu produto. Por isso, é essencial pensar em conteúdos relevantes sobre o produto que você tem a vender.



Técnicas de SEO



As técnicas de SEO podem te ajudar a impulsionar os conteúdos sobre o seu produto, fazendo com que você atinja seu consumidor com maior agilidade. A Search Engine Optimization (otimização de buscas, em português) se refere a um conjunto de estratégias para que o seu conteúdo apareça entre os primeiros links nos principais buscadores de conteúdo, como o Google.


Por meio do uso de palavras-chaves no seu conteúdo, por exemplo, você é capaz de aumentar as chances de que ele apareça para os usuários que pesquisam na internet sobre algum assunto relacionado ao seu produto.


Outras estratégias de SEO incluem a criação de calendário de publicações, melhorias dos conteúdos, como uso de negrito ou bullet points. Juntamente com a repetição de palavras-chave, essas estratégias ajudam a proporcionar um melhor rankeamento do seu conteúdo nos sites de busca. 


Essa é uma das formas mais eficazes (e gratuitas) de aumentar o tráfego no seu site e atrair mais leads, ou seja, aumentar as chances de converter o interesse do seu público em vendas reais do seu produto.  


Confira em nossa comunidade algumas dicas de SEO que separamos para te ajudar: 10 dicas de SEO para começar a ranquear no Google!



E-mail marketing


O e-mail marketing também é uma excelente ferramenta para aumentar as vendas do seu produto, pois você pode programar disparos de e-mails para uma lista de clientes a fim de divulgar alguma promoção.


O e-mail marketing pode, inclusive, convencer os consumidores que deixaram produtos no carrinho, mas não finalizaram a compra. Nesse caso, enviar um e-mail mostrando um dos seus conteúdos sobre o item que o cliente havia selecionado ou oferecer um desconto sobre aquele produto são ótimas formas para que ele tenha mais motivos para finalizar a compra.


Por meio dessa estratégia, você pode segmentar seus contatos de acordo com diferentes critérios, como os interesses de consumo de cada cliente. Assim, é possível enviar o e-mail com a oferta do produto certo no momento mais oportuno para gerar vendas. 


Confira em nossa comunidade como usar o e-mail marketing para melhorar seu relacionamento com os clientes: E-mail Marketing como estratégia de relacionamento



Redes Sociais



Plataformas como o Instagram, Facebook, Twitter e Tik Tok são as mais utilizadas pelos consumidores de todos os perfis e segmentos e, por isso, são essenciais para estreitar a comunicação com seu público-alvo e garantir que mais pessoas conheçam os seus produtos. Lembre-se: quem não é visto não é lembrado.


Seu público pesquisa nas redes sociais sobre os produtos de seu interesse, pedem recomendações e leem os comentários e conferem as publicações de outros consumidores satisfeitos ou insatisfeitos com tal marca. Sendo assim, é importante prestar atenção em relação ao review que os clientes fazem do seu produto nas redes sociais, para manter a credibilidade e a qualidade do seu produto.


Para utilizar as redes sociais de maneira eficaz, é importante produzir conteúdos personalizados para cada rede social, direcionando a linguagem e o design visual de cada publicação para a sua persona, isto é, o público-alvo para o qual a sua marca se direciona. 


Basicamente, a rede social funciona como uma "vitrine" para o seu produto, sendo uma excelente ferramenta para divulgar conteúdos, fazer promoções, dar dicas de uso do seu produto ou até mesmo mostrar como o seu produto é feito.


Confira em nossa comunidade a melhor forma de utilizar as redes sociais para o seu negócio: Como divulgar o meu negócio nas redes sociais?


Mídia online paga


Além das campanhas orgânicas de divulgação (principalmente através do SEO), é interessante investir em estratégias pagas de divulgação, como a mídia paga. Essa estratégia é muito eficiente para apresentar os seus produtos para clientes em potencial, indicada especialmente para quem está começando a atuar no mercado. 


Em vez do SEO, por exemplo, você pode utilizar os links patrocinados, pagando ao Google para que os seus conteúdos apareçam entre os três primeiros resultados sempre que um usuário digitar alguma palavra-chave que tenha a ver com o seu produto.


Nas redes sociais, é possível pagar posts patrocinados no Facebook e no Instagram para que o perfil da sua página ou uma postagem específica alcance um número maior de usuários, devidamente selecionados de acordo com o seu interesse.


Embora todas as estratégias citadas anteriormente sejam interessantes para aumentar as vendas do seu produto, elas devem estar sempre direcionadas para a sua persona, ou seja, devem oferecer exatamente ou o que mais se aproxima da vontade ou da necessidade do seu cliente em potencial.


Gostou dessas dicas? Então faça parte da Comunidade de Marketing Digital e acompanhe sempre as novidades, tendências e novas oportunidades de negócio aqui!


Um abraço, 

Bianca Becker / @biabeckerl


avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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