Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

7 dicas para vender mais com marketing digital | Sebrae PR

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
7 dicas para vender mais com marketing digital | Sebrae PR
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 08 FEV. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O desejo de todas as empresas é aprender como vender mais no marketing digital para conquistar lucros e melhorar a autoridade entre a concorrência. Por isso, é indispensável trabalhar com dicas eficientes que realmente trarão os resultados esperados em menos tempo.

Companhias que adotam poucas estratégias ou não fazem a definição de uma metodologia assertiva, encontram dificuldades em fidelizar os clientes. Não adianta apenas querer compreender como vender mais é necessário, também, colocar as dicas em prática para evitar erros que interfiram no desempenho e evolução da empresa no mercado digital.

1. Defina a sua persona

Para definir a persona, pesquise quais são os seus clientes, qual o tipo de trabalho que realizam, o que consomem durante o dia e as principais necessidades. Este último aspecto é fundamental, por meio dele que você definirá estratégias eficientes para captar e reter bons leads à sua base.

Ao definir a persona, a sua equipe de marketing e comercial descobre estratégias eficazes para vender mais. Isto acontece porque os colaboradores não se baseiam em achismos, apenas em dados verídicos e coletados de relatórios e percepções completas e bem organizadas.

O que acontece se não definir a persona?

Sem a persona, você não sabe exatamente quem são as pessoas que devem ser contatadas em uma campanha de marketing. Pense que, se não houver o desenvolvimento de um perfil de cliente em potencial, há chances de você não conseguir vender nenhum tipo de produto ou serviço.

Qual a diferença entre persona e público-alvo?

O público-alvo é a definição de um grupo de clientes que possuem características parecidas e são usados para melhorar as estratégias de marketing para vender mais. Uma buyer persona é o processo responsável por definir todo o perfil de um cliente que precisa ser contatado e conhecer mais da empresa.

2. Invista em marketing de conteúdo especializado

A estratégia de vendas marketing digital é a principal ferramenta que as empresas encontram para enviar informações aos clientes. Produzir materiais relevantes é a melhor maneira de se relacionar com o público-alvo, com isso, você oferece conteúdos de alta qualidade que os ajudam a resolver um problema específico.

Além disso, se você está em busca de como vender mais, saiba ser essencial entender o que cada cliente precisa. Afinal, são compradores que têm necessidades e precisam de ajuda para resolver diversas dores e, apenas o seu produto é que poderá auxiliá-los neste momento. 

Existem benefícios no marketing de conteúdo?

Com o marketing de conteúdo, você aumenta a sua visibilidade na internet e melhora o relacionamento com os clientes. As pessoas conseguem aprender mais através das informações que você publica constantemente no Facebook, Instagram e Tik Tok, bem como no site ou blog, e por meio de newsletter no e-mail marketing.

3. Crie um e-mail marketing



A criação de um e-mail marketing é uma boa estratégia para melhorar as vendas, pois os clientes também são contatados por um dos principais meios de comunicação. Para o processo realmente funcionar, é necessário adotar métricas adequadas como o envio de newsletter e infográficos, assim como e-books.

Entretanto, para saber como vender mais, é fundamental desenvolver um e-mail marketing de alta qualidade e relevante. Evite também fazer o envio de conteúdos constantemente, já que os clientes podem se incomodar ou o provedor entender que as mensagens são um spam, sendo totalmente prejudicial para a estratégia.

O que fazer no e-mail marketing?

Faça testes A/B, personalize os e-mails, envie materiais de qualidade, preencha os espaços em branco e desenvolva mensagens responsivas. Com estas dicas de como vender mais, você consegue ter uma comunicação melhor com os leads que ficarão interessados nas informações que você tem enviado.

4. Aposte em marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento tem a estratégia de desenvolver uma relação de longo prazo com os clientes, através de ações para mantê-los engajados. Você consegue manter o contato com seu público por diferentes canais de comunicação e oferecer um conteúdo exclusivo.

É apenas dessa forma que o marketing de relacionamento entregará bons resultados para a empresa. Se você está em busca de como vender mais, é fundamental conversar com a sua equipe de especialistas para, juntos, definirem práticas eficientes que auxiliem na conversão e façam os clientes se interessarem cada vez mais por seus produtos ou serviços.

5. Tenha um site responsivo

Ter um site responsivo significa que é rápido, seguro e contém informações bem estruturadas, completas e que tiram as dúvidas dos clientes. Páginas que levam muito tempo para carregar são fechadas imediatamente, visto que os clientes querem informações imediatas para entender determinado problema e não querem esperar.

Além disso, saiba que imagens e vídeos precisam estar bem organizados no site para facilitar a navegabilidade. Caso contrário, você pode encontrar problemas sobre dicas de como vender mais na internet aos clientes corretos.

Ter um site não responsivo é um problema?

É extremamente problemático não ter um site responsivo, já que esse é um fator avaliativo para o Google. Se a sua página não estiver adequada ou correspondendo ao que o algoritmo exige, pode te atrapalhar no engajamento e tráfego orgânico. 

Afinal, os clientes em potencial não conseguem visualizar nada no site ou ficam desinteressados do que você fala porque leva muito tempo para carregar ou responder uma pergunta simples. Os tempos mínimos nas páginas são considerados pelo buscador, que entenderá que o conteúdo é desinteressante e não oferece nada de inovador.

6. Dê atenção às técnicas de SEO



No marketing digital e vendas, é fundamental trabalhar com o SEO, uma estratégia poderosa para otimizar o seu site. Pense que nesta metodologia são definidos processos que precisam ser realizados para se obter eficiência no meio digital e conquistar mais autoridade.

Com o SEO, você consegue fazer a sua página ranquear no mecanismo de busca do Google de maneira orgânica. Isto é, por meio da pesquisa de usuários por determinada palavra-chave que pode consistir em onde comprar produtos de maquiagem, e haverá a apresentação de diversas páginas que falem sobre o tema. Se o seu site possuir materiais relevantes, pode acontecer de aparecer na primeira página rapidamente.

O que é necessário no SEO?

No SEO, você precisa trabalhar com palavras-chave, meta descrição, link permanente e um título chamativo que atraia a atenção dos possíveis clientes. Os textos devem responder imediatamente a uma pergunta para tirar as dúvidas dos leitores e futuros leads de maneira rápida.

Vale a pena o tráfego orgânico ou pago?

O tráfego orgânico é melhor porque se trata de uma metodologia que dura muito tempo, independente de passar 5 ou 10 anos. Os conteúdos permanecem ativos na internet e milhares de pessoas podem consumi-los a qualquer momento, diferentemente do que acontece com o tráfego pago.

Nesse caso, você é quem paga um valor específico para suas campanhas aparecerem no início da página e chegarem a um número maior de clientes. O processo pode durar apenas 1 mês ou menos, por depender apenas do tipo de estratégia elaborada por você e sua equipe.

Entenda mais os motivos de conciliar tráfego pago e orgânico é essencial para o sucesso do seu negócio!

Onde aplicar o SEO?

O SEO pode ser aplicado no site ou blog, em e-mail marketing e até mesmo na descrição de vídeos para YouTube. Ou seja, você tem a oportunidade de desenvolver metodologias eficazes para trabalhar no meio digital e reunir uma base completa de clientes excelentes que gostam do seu conteúdo.

7. Implemente Inbound Marketing

Inbound é uma forma eficiente de entender como vender marketing digital de maneira simples, visto que a prática reúne diversas estratégias para trabalhar. Você pode usar o SEO e estratégias adequadas nas redes sociais para chamar atenção dos clientes e os reter na base.


Para aprender como vender no marketing digital, você deve selecionar métricas eficazes e que realmente dão resultado. Pois, a metodologia do inbound facilita no encontro do público correto, permite que a sua empresa se aproxime mais dos clientes e melhore o poder de persuasão.


O fato de entender como vender mais fará a sua empresa ter um crescimento acelerado, pois cada uma das dicas apresentadas ajudam a reduzir o ciclo de vendas. Você também consegue diminuir gastos excessivos e oferecer materiais de alta qualidade aos clientes e aos potenciais compradores que surjam em sua carteira.


Gostou? Deixa seu comentário! Até a próxima, Bianca Becker.

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2955 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?