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INBOUND MARKETING - a arte de atrair clientes

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INBOUND MARKETING - a arte de atrair clientes
Criado em 16 NOV. 2021
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Com tantas mudanças, as empresas criaram estratégias para alcançar os consumidores de forma que atendesse a todas as necessidades desse novo modelo de clientes, então surgiu o Inbound Marketing.


O que é Inbound Marketing?

Utilizado em diversos países, Inbound Marketing nada mais é do que um conjunto de estratégias de marketing que se fundamenta na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo que visa alcançar a um público-alvo determinado, ou seja, busca se comunicar com o público desejado de forma direta, criando assim um relacionamento de maior confiança e engajamento.


Facilmente traduzido como marketing de atração, o Inbound Marketing é a ferramenta que através da mensagem irá atrair o cliente para sua empresa onde será apresentado as soluções que desejam e, desta forma, tornando-os em clientes em potencial e até mesmo promotores da marca.

Muito diferente do marketing tradicional, no Inbound a empresa explora canais como mecanismos de busca para ser encontrada, sendo assim não precisa ir atrás dos clientes.


Esse novo conceito vem trazendo inúmeras mudanças no relacionamento entre empresa e cliente, por isso está sendo chamado de Novo Marketing, pois trouxe novas formas de atrair clientes e alcançar mais facilmente os resultados esperados.



Características

Tendo em vista o objetivo de atrair novos clientes e melhor satisfazê-los, o relacionamento torna-se mais próximo e com características específicas como, por exemplo:


  • Comunicação: É possível notar que a comunicação entre empresa e cliente torna-se mais clara e aberta, pois a abertura para expor ideias e opiniões, até mesmo fazer questionamentos é mais receptiva, facilitando assim o relacionamento. 
  • Continuidade: A continuidade é essencial e por isso as mensagens são repassadas aos clientes de forma contínua e assertiva, ou seja, em momentos que convenientes, previamente estipulados.
  • Engajamento: A partir do relacionamento criado com base na interação e confiança o engajamento é uma consequência, pois é conquistado de forma natural.


Benefícios

O modelo de marketing tradicional tem muitas diferenças se comparado ao Inbound, porém já ficou provado que esse método traz inúmeros resultados, aumentando as vendas e tornando a marca forte e com resultados ainda mais expressivos.


Mas é natural surgirem dúvidas quando se trata de um tema novo, principalmente quando se trata de uma ferramenta nova a ser utilizada em empresas com o objetivos de atrair clientes, mas vejamos, quais os principais benefícios que o Inbound Marketing pode trazer?


Público

Atrair o público é essencial para toda empresa e, principalmente, para as estratégias de marketing. Mas quando falamos de Inbound Marketing o objetivo não é atrair público somente, e sim atrair o público certo. 


Por trabalhar com conteúdos altamente segmentados, esta ferramenta proporciona esse filtro, visando a atração do público esperado, ou seja, clientes em potencial, favorecendo o engajamento e tornando os resultados cada vez maiores. 


Desta forma, por oferecer conteúdos específicos, o Inbound Marketing proporciona maior aproximação com o cliente, facilitando assim a interação aberta e constante entre empresa e cliente.



Persuasão

É impossível falar em vendas sem pensar no poder de persuasão, e persuasão é o que não falta no Inbound Marketing. Por se tratar de uma ferramenta que trabalha com conteúdos realmente sólidos, confere maior poder de convencimento o alcance do público torna-se mais tranquilo e eficaz.


Ou seja, os conteúdos são produzidos de forma específica que proporcionem o maior e mais assertivo alcance para o público-alvo em questão, desta forma, o resultado não poderia ser outro, senão o resultado positivo.



Vendas

Para que uma venda se concretize é preciso passar por várias etapas do contato inicial até o efetivo resultado. E, pensando nisso, o Inbound Marketing tem o objetivo de diminuir este processo para que a empresa alcance o maior número de vendas em um menor tempo.


A ideia é trabalhar com mais assertividade para que o ciclo de vendas seja ainda menor, proporcionando assim resultados maiores em um período curto de tempo, ou seja, utilizando somente o período necessário para a concretização da venda.



Custos

E, a partir de todas essas informações pode surgir o seguinte questionamento: uma ferramenta como esta, que promete resultados tão significativos terá o maior custo? Não! É exatamente o contrário, o Inbound Marketing irá diminuir os custos de aquisição e é mais barato que as soluções tradicionais.


E o mais importante, mesmo com custos inferiores, não oferece prejuízos com qualidade e aumento de resultados. Tudo isso só é possível pois diminui consideravelmente os desperdícios com recursos.



Resultados

Ferramentas de marketing sempre são analisadas através dos resultados atingidos, por isso a importância de acompanhar passo a passo essa etapa.


Analisar os resultados de todo planejamento e, principalmente, das estratégias é de fundamental importância para que a empresa esteja sempre em uma linha crescente, buscando cada vez mais atingir seus objetivos e satisfazer o público-alvo. 


Todo esse processo tem o objetivo de aumentar a visibilidade do negócio, diminuir o custo com aquisição de clientes, atrair clientes em potencial e apresentar conteúdos relevantes que, consequentemente, otimizem o processo de vendas.


Portanto, utilizar a ferramenta de Inbound Marketing é a maneira mais eficiente para atingir resultados para qualquer tipo de empresa, pois se fundamenta em pilares essenciais no processo de captação de clientes. Primeiramente trabalha com a atração, onde visitantes são atraídos de forma que se tornem clientes regulares através de conteúdos extremamente pertinentes e relevantes.


Após isso, o objetivo é a conversão de visitantes em leads, ou seja, transformá-los em resultados efetivos de vendas do produto. Então, é preciso analisar quem está com o processo em fase de finalização e concluir a venda.


E, enfim, o ponto principal, o encantamento. É preciso deixar claro que a relação com o cliente não termina no momento da realização da venda, é a partir daí que é preciso conquistar e tornar a relação ainda mais sólida valorizando o pós venda e proporcionando qualidade e possibilitando assim o crescimento contínuo do produto e, consequentemente, da empresa.


Este será o tema do CONNECT desta semana, Inbound Marketing!


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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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