Com o início do leilão do 5G feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na quinta-feira (04/11), o Brasil espera receber a tecnologia em suas capitais até a metade do próximo ano, 2022.
De imediato, usuários vão se beneficiar de uma maior velocidade de conexão, tanto para baixar quanto para enviar arquivos pelo celular, além de um tempo de resposta mais ágil e maior estabilidade.
Mas, a implantação do 5G requer grandes investimentos e as operadoras já preveem desafios.
Segundo a Anatel, para todas as cidades do Brasil com mais de 30 mil habitantes, o prazo para a adoção da tecnologia é julho de 2029. Já para as 26 capitais e o Distrito Federal, está previsto que o 5G deva estar em operação em julho de 2022, mas isso não significa que a tecnologia estará disponível em todos os lugares.
O 5G é a próxima geração da rede celular, que substituirá a atual, 4G. Em conjunto com outras tecnologias de telecomunicações e processamento de informações, trará mudanças radicais para a sociedade.
Será um salto muito mais significativo do que nas transições de gerações anteriores. Com velocidades de até 10Gbps, latência reduzida a menos de 5ms e cerca de 100 bilhões de conexões simultâneas na rede, viabilizará usos para a comunicação móvel que eram impossíveis nas últimas gerações.
Espera-se que o custo por bit transmitido caia em até 100 vezes em relação ao preço atual.
Será a Era do "Everything on Mobile", onde praticamente tudo poderá ser conectado à Internet pela rede celular. Espera-se que, em 2025, o tráfego na rede seja 10.000 vezes maior do que em 2015. Dispositivos vestíveis incrementarão a qualidade de vida e a produtividade no trabalho. Sensores incorporados às roupas (ou até implantados nas pessoas), vão monitorar constantemente a pressão arterial, a frequência cardíaca, glicemia e muitas outras variáveis de interesse médico.
Será possível orientar a dieta, o uso de medicamentos, a prática de exercícios e praticamente todas as atividades e observar qualquer lugar do mundo em tempo real, assim como todas as grandes cidades. Tal tecnologia, atende às demandas diretas e indiretas trazidas pelo conceito de smart cities
Apesar de ansioso para a chegada do 5G, algumas incertezas sempre são criadas, mas precisamos ser otimistas, afinal de contas.
O 5G é um grande passo em direção a uma nova revolução na comunicação e com certeza vai gerar muito impacto positivo.
Sua empresa já está se preparando para receber e para inovar com esta nova tecnologia?
Já imaginou em seu ramo de atuação, quantas oportunidades surgirão?
NÃO?
Então, é bom se alinhar às tendências de mercado, adentrar nos ambientes de inovação e assimilar todo o "novo" que está chegando, para que potencialize ao máximo as oportunidades que estão vindo e as agregue ao seu negócio.
Participe da Comunidade Ambientes de Inovação (clique logo abaixo, em "participar") e fique sempre bem informado/a!