Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

5G no Brasil.

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
5G no Brasil.
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 12 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Com o início do leilão do 5G feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na quinta-feira (04/11), o Brasil espera receber a tecnologia em suas capitais até a metade do próximo ano, 2022.

De imediato, usuários vão se beneficiar de uma maior velocidade de conexão, tanto para baixar quanto para enviar arquivos pelo celular, além de um tempo de resposta mais ágil e maior estabilidade.

Mas, a implantação do 5G requer grandes investimentos e as operadoras já preveem desafios.

Segundo a Anatel, para todas as cidades do Brasil com mais de 30 mil habitantes, o prazo para a adoção da tecnologia é julho de 2029. Já para as 26 capitais e o Distrito Federal, está previsto que o 5G deva estar em operação em julho de 2022, mas isso não significa que a tecnologia estará disponível em todos os lugares.



Certo, mas o que é o 5G?

O 5G é a próxima geração da rede celular, que substituirá a atual, 4G. Em conjunto com outras tecnologias de telecomunicações e processamento de informações, trará mudanças radicais para a sociedade.

Será um salto muito mais significativo do que nas transições de gerações anteriores. Com velocidades de até 10Gbps, latência reduzida a menos de 5ms e cerca de 100 bilhões de conexões simultâneas na rede, viabilizará usos para a comunicação móvel que eram impossíveis nas últimas gerações.

Espera-se que o custo por bit transmitido caia em até 100 vezes em relação ao preço atual.

Será a Era do "Everything on Mobile", onde praticamente tudo poderá ser conectado à Internet pela rede celular. Espera-se que, em 2025, o tráfego na rede seja 10.000 vezes maior do que em 2015. Dispositivos vestíveis incrementarão a qualidade de vida e a produtividade no trabalho. Sensores incorporados às roupas (ou até implantados nas pessoas), vão monitorar constantemente a pressão arterial, a frequência cardíaca, glicemia e muitas outras variáveis de interesse médico.

Será possível orientar a dieta, o uso de medicamentos, a prática de exercícios e praticamente todas as atividades e observar qualquer lugar do mundo em tempo real, assim como todas as grandes cidades. Tal tecnologia, atende às demandas diretas e indiretas trazidas pelo conceito de smart cities

Apesar de ansioso para a chegada do 5G, algumas incertezas sempre são criadas, mas precisamos ser otimistas, afinal de contas.

O 5G é um grande passo em direção a uma nova revolução na comunicação e com certeza vai gerar muito impacto positivo.

Sua empresa já está se preparando para receber e para inovar com esta nova tecnologia?

Já imaginou em seu ramo de atuação, quantas oportunidades surgirão?

NÃO?


Então, é bom se alinhar às tendências de mercado, adentrar nos ambientes de inovação e assimilar todo o "novo" que está chegando, para que potencialize ao máximo as oportunidades que estão vindo e as agregue ao seu negócio.

Participe da Comunidade Ambientes de Inovação (clique logo abaixo, em "participar") e fique sempre bem informado/a!

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereira
Olá, sou Renato, inquieto e totalmente viciado em transmitir conhecimento, buscando sempre comunicar de forma simples e descontraída. Sou business designer na Nectus, um laboratório de inovação aberta que constrói soluções estratégicas para o desenvolvimento sustentável de comunidades à negócios. favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1367 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?