Identificar oportunidades de mercado ao longo de certas épocas do ano é crucial para todos os empreendedores que desejam aumentar suas vendas e conquistar novos clientes. Os períodos que envolvem datas comemorativas são excelentes para que empresários identifiquem tendências e forneçam seus produtos ou serviços de forma diferenciada, ganhando mais visibilidade e, consequentemente, mais compradores.
Uma excelente oportunidade para conquistar novos clientes é a temporada de Páscoa, período em que milhões de pessoas em todo o país buscam pelas melhores oportunidades para adquirir chocolates e doces, seja para consumo próprio, ou para presentear familiares e amigos. Confira abaixo algumas dicas de como você pode aproveitar esses dias para atrair mais clientes para o seu estabelecimento.
Planeje com Antecedência
Planejar com antecedência é um dos pilares para o sucesso de qualquer empreendimento. Para conseguir atender a demanda sazonal, é necessário um planejamento cuidadoso para todas as etapas, desde a ideia de produto que será comercializado e a implementação da estratégia de marketing até os canais de venda. Também é importante elaborar um cronograma detalhado, com prazos bem definidos para as etapas de desenvolvimento do produto, produção, embalagem e divulgação. Planejar também envolve a consideração de questões logísticas, como o estoque, matéria-prima, ingredientes, capacidade de produção e transporte.
As estratégias de marketing devem ser criadas antecipadamente, sendo crucial que sejam definidos objetivos claros de venda, como aumentar as vendas em X%. Deve-se garantir que os materiais de divulgação estejam prontos antes do período comemorativo, para que as campanhas de publicidade ocorram no momento certo, maximizando as chances de sucesso.
Desenvolva produtos ou serviços exclusivos
Uma excelente dica para empreendedores que querem se destacar na temporada de Páscoa é vender produtos exclusivos para seus clientes. Os clientes buscam por itens personalizados e temáticos nessas épocas, então agregar valor a itens que já existem pode ser um grande atrativo para essas pessoas. Por exemplo, ao invés de vender ovos de Páscoa com ingredientes comuns, utilize produtos gourmet e com qualidade superior sempre que possível. Há também a possibilidade de os produtos serem comercializados em embalagens feitas à mão, de forma artesanal, com um nível maior de detalhes e acabamento diferenciado.
Além dos doces e ovos de Páscoa, também é possível oferecer serviços que agreguem experiências únicas para seus clientes, como degustações em loja e workshops de culinária voltados para doces. Lembre-se que quanto mais exclusivos os produtos e experiências forem, maior poderá ser o preço a ser cobrado.
Use as mídias sociais a seu favor
Estar presente nas redes sociais é praticamente obrigatório para qualquer dono de negócio atualmente. O potencial de alcance e visibilidade é extremamente elevado, e as mais diversas plataformas como Facebook, Instagram e X (antigo Twitter) oferecem ótimas estruturas para compartilhar conteúdo de valor com seguidores e clientes.
Os vídeos rápidos e dinâmicos continuam atraindo mais e mais pessoas, sendo esse um ótimo formato para produção de conteúdo que atrai e engaja. Por exemplo, vídeos de tutoriais de produção de ovos de Páscoa e outros produtos relacionados, dicas de kits dessa época festiva, tutoriais de receitas tradicionais, curiosidades sobre a Páscoa no Brasil e ao redor do mundo, as possibilidades são inúmeras.
Também é possível oferecer descontos, sorteios e promoções exclusivas que ocorrem somente por meio das redes sociais, o que é um atrativo para que mais pessoas engajem com sua página. Interaja ao máximo com todas as pessoas que visitarem e engajarem com o seu perfil e não deixe de prestar o melhor atendimento possível e responder dúvidas que possam surgir.
Ofereça promoções e descontos:
Oferecer descontos progressivos é uma maneira ótima de atrair clientes e aumentar o volume de vendas. Esse tipo de desconto dá a oportunidades de os clientes adquirirem mais produtos por um preço menor, por exemplo, comprar um ovo de Páscoa e receber 50% de desconto pelo segundo. Essa prática pode incentivar as pessoas a comprarem mais itens, ao invés de apenas um.
Outra possibilidade é a de oferecer brindes, amostras e até mesmo frete grátis para compras acima de um determinado valor, o que fará com que os clientes percebam maior valor agregado em sua compra, e assim, gastem mais para receber o benefício extra.
O importante aqui é sempre comunicar os seus clientes sobre as promoções em todos os canais que estiver presente, seja em loja física, ou nas redes sociais.
Explore diferentes canais de venda
Todo empreendedor deve avaliar a possibilidade de atuar nos mais diversos canais. Investir em uma loja virtual pode ser extremamente vantajoso, mesmo para aqueles que já possuem uma loja física, pois como dito anteriormente, o alcance e a visibilidade na internet são muito maiores. Existem diversas plataformas bem intuitivas para te auxiliar na criação de uma loja online, como Shopify, WooCommerce, NuvemShop, entre outros.
Você também pode explorar toda a infraestrutura de marketplaces consolidados, como Amazon e Mercado Livre, para facilitar o processo de venda. Outra opção é firmar parcerias com varejistas de sua cidade, de modo a aumentar a visibilidade da sua marca e expandir a distribuição de seu produto.
Por fim, existe a possibilidade de expor seus produtos em eventos e feiras, onde o fluxo de pessoas pode ser maior, aumentando a interação direta com clientes.
Conclusão
Independentemente do canal de venda ou as estratégias empregadas na divulgação, é extremamente importante prestar um atendimento de qualidade para cada cliente. Garanta que essa pessoa tenha acesso a todas as informações que precisa e que essas dúvidas possam ser tiradas em qualquer canal, seja online ou presencialmente. Lembre-se que o atendimento bem-feito é um dos principais diferenciais que tornam a experiência de seus clientes agradável e isso fará com que eles se fidelizem à sua marca.
Obrigado e até mais!