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Além do óbvio: 11 ideias de negócio para colocar em prática no Brasil

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Além do óbvio: 11 ideias de negócio para colocar em prática no Brasil
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Criado em 25 OUT. 2022
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Saber pensar sobre os negócios que faltam no Brasil é ter um direcionamento de empreendimento que te permite explorar e desenvolver áreas de uma forma pioneira. As dimensões e consequências disso para uma empresa são gigantescas!

Já pensou se tornar referência em determinado segmento e poder ditar a maneira como ele deve ser realizado?


Ser visionário significa ver para além daquilo que está sendo feito, pensando a partir de novas necessidades e também em formas criativas - e lucrativas - de satisfazê-las! E é sobre isso que falaremos hoje. Confira as melhores dicas de negócios ainda não presentes no país!


1. Aluguel de roupas

Estamos vivenciando uma era de consumo mais consciente e os consumidores entendem cada vez mais questionam a respeito das cadeias de produção, dos negócios circulares e dos impactos das compras a um nível global.



Fora do país, essa é uma tendência com um mercado já aquecida, que apresenta enquanto solução a possibilidade de aluguel de roupas e acessórios. E, além de atender essa vertente, é de alguma forma um mercado que visa também considerar consumidores que, em outras circunstâncias, não teriam condições de arcar com o valor da compra de uma peça.


As discussões sobre consumo estão gradualmente chegando a território nacional e essas soluções ainda têm sido pouco exploradas. E essas ações não precisam se limitar apenas a roupas e acessórios, podendo expandir para todo e qualquer tipo de produto com um alto volume de descarte.


2. Lojas completamente automatizadas

Mais uma ideia que, no Brasil, ainda engatinha. A incorporação da tecnologia nos mais diversos setores e serviços, antes alvo de polêmicas e intensos debates, hoje se mostra enquanto uma moderna solução e especialização dos setores.

As lojas automatizadas dispensam a necessidade, de forma parcial ou completa, de colaboradores para gerenciar o processo de compra. Uma tendência que, lá fora, já é realidade.


Esse tipo de negócio tem enquanto um de seus principais objetivos a facilitação da jornada de compra e ganhou ainda mais adeptos durante a pandemia, por contribuir com as tendências de menor necessidade de interação humana e mais segurança e autonomia aos clientes.


3. Venda de produtos com ação social embutida

Tido enquanto umas das possibilidades de empreendedorismo social e que também vem para acompanhar a tendência de um consumo mais consciente e conectado às questões sociais. 


Em inglês, sob o termo buy one, give one, essa modalidade estimula e realiza, a cada compra efetivada, a doação de um item ou serviço para pessoas em situação de vulnerabilidade.



Esse modelo de negócios tem o potencial de criar, na relação com os clientes, uma maior sensação de compromisso e proximidade, ao passo em que realiza a atração de maior engajamento e impacto social.


Uma iniciativa ainda pouco explorada e que, para aqueles com desejo e visão de unir empreendedorismo e ação social, pode ser um prato cheio e pontapé inicial para um negócio de sucesso!


4. Empresas de viagem especializadas para pessoas com deficiência

Conseguimos imaginar, no ramo das empresas de viagens, diversos roteiros, experiências e vivências diferenciadas, certo? E dessas opções, algum empreendimento vem à mente quando pensamos em pessoas com deficiência? Certamente, não.


Conforme já trouxemos, pensar em necessidades que até então não estão sendo atendidas ou visibilizadas é a garantia de um grande propósito de negócio. São mais de 40 milhões de pessoas com alguma deficiência no país e essa é uma oportunidade de trabalhar no campo da acessibilidade, construindo, junto à sua marca, um valor também social.


5. Empresas móveis

Mais uma tendência de consumo amplamente utilizada por clientes e alimentada pelo desenvolvimento da tecnologia é a facilidade em adquirir produtos e serviços sem a necessidade de sair de casa.


E, pensando no atendimento dessa demanda, existe a possibilidade de levar até o consumidor o seu trabalho. Com poucas empresas nacionais já adeptas a esse modelo, uma vez que é possível encontrar serviços como manicure, técnico em tecnologia, maquiadores, petshop, entre outros que vão até o cliente para atendê-los.


O custo de manter um estabelecimento fixo se transforma na manutenção de automóveis equipados e prontos para ir em diversos pontos e localizações, levando muita comodidade e praticidade aos consumidores, uma aposta e tanto!


6. Fazendas inteligentes

Curiosos com essa nomenclatura? Com apenas três estruturas no Brasil, as fazendas inteligentes (em inglês, smart farming) são um importante e revolucionário ponto-chave na forma como se produz no campo e agricultura!



Na prática, uma série de soluções tecnológicas que possibilitam um aperfeiçoamento e melhoria em todas as etapas de produção, colheita e desenvolvimento no meio rural. As fazendas inteligentes estão alinhadas ainda a diminuição de despesas, incremento da produtividade e compromisso ambiental e social, por proporcionaram menor impacto na natureza.


As tendências de sustentabilidade fazem dessa uma das melhores apostas a serem colocadas em prática a nível nacional.


7. Lojas de roupa sem gênero

Uma discussão que ainda está no início, mas com chances reais de impactar a maneira como lidamos com a moda. Os debates sobre gênero e sua relação com padrões pode mudar a maneira através da qual nos vestimos.


Uma possível resposta a isso tem sido o crescimento de lojas e setores inteiros especializados na experiência de roupas ''sem gênero''. A possibilidade de ir além dos rótulos e das limitações sociais é uma realidade em diversos pontos fora do Brasil. Aqui, ainda não existe um mercado preparado para atender a essa demanda e visão.


8. Consultoria de sono para recém-nascidos

Com alto nível de popularidade em países como os Estados Unidos, a consultoria de sono para recém-nascidos é realizada por empresas e profissionais especializadas e qualificadas. 


Elas visam atender a necessidade de pais e mães, geralmente de primeira viagem, que ainda não sabem como construir uma rotina do sono e lidar com a demanda dos bebês.



Esse modelo visa atender essa carência tão presente na rotina de novas famílias, vendo a chance de crescimento e ampliação de profissionais capacitadas para proporcionar uma maior qualidade de vida e bem-estar para pais e filhos. Mais um exemplo de possibilidade de negócios que ainda faltam no Brasil!


9. Restaurantes com cardápios para pet

Que os animais são cada vez mais parte do nosso dia a dia, já não é novidade. Tidos enquanto membros da família e com mordomias que muitas vezes se assemelham com as necessidades de seres humanos, não é de se espantar que o mercado pensado e produzido para animais de estimação esteja em ascensão!


Fora do país, já vemos setores e estabelecimentos inteiros focados em atender essas diferentes demandas. E uma das ideias com alta curva de crescimento é a de restaurantes que, além de serem pet friendly, ofertam cardápios especiais para os animais, que passam a acompanhar os donos em momentos de passeio e lazer.


10. Hiper personalização de produtos

Sabe aquela sensação de que, por mais que um produto seja bom, ainda não conseguiu atender completamente suas necessidades e particularidades?


Hoje, no mercado internacional, já contamos com empresas e serviços focadas em oferecer serviços extremante personalizados e pensados a partir de cada aspecto em específico do cliente. São diversos os segmentos que ofertam um minucioso questionário a ser preenchido pelo consumidor e que, com base nos dados colhidos, realizam sua produção.


Um exemplo são as marcas de shampoo, que desenvolvem seus cosméticos a partir dos aspectos como forma do cabelo, hábitos, fatores climáticos e alimentação e desenvolvem seus cremes específicos.


11. Realidade virtual

Para além do mundo dos games, uma possibilidade muito bem aproveitada fora do país e ainda pouco desenvolvida a nível nacional, a realidade virtual é uma ferramenta tecnológica que pode ser utilizada em inúmeros setores.


Setores empresariais de arquitetura, engenharia e até mesmo no campo da medicina já podem se valer dessa demanda. A possibilidade de replicar, no campo digital, aspectos e elementos da realidade física de forma interativa e realista é um gancho de muita inovação e possibilidade para empresas.


Um exemplo disso é o uso no ramo de consertos de automóveis, onde os profissionais não mais utilizam manuais impressos, já que o uso de realidade virtual permite com que vejam com muito mais precisão e detalhismo a partir da realidade aumentada.


Aposte na inovação ao pensar em negócios que faltam no Brasil!

Com faro empreendedor, você consegue compreender que um dos principais benefícios de investir em um ramo pouco trabalhado é a possibilidade de se estabelecer enquanto referência.


Buscar ideias inexistentes ou modelos de negócios que ainda faltam no Brasil é uma das diversas possibilidades que se tem enquanto um visionário no mundo dos negócios. E conseguir reconhecer necessidades e de oferecer soluções mais acertadas é o que irá diferi-lo da concorrência!


Se gostou desse post, continue acompanhando o blog Comunidade Sebrae para sempre estar por dentro das melhores discussões e práticas para impulsionar seu negócio! Confira ainda nosso post que tem tudo a ver com essa discussão: mindset de inovação e como implementar!


Até a próxima!

Bianca Becker.

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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
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