Saber pensar sobre os negócios que faltam no Brasil é ter um direcionamento de empreendimento que te permite explorar e desenvolver áreas de uma forma pioneira. As dimensões e consequências disso para uma empresa são gigantescas!
Já pensou se tornar referência em determinado segmento e poder ditar a maneira como ele deve ser realizado?
Ser visionário significa ver para além daquilo que está sendo feito, pensando a partir de novas necessidades e também em formas criativas - e lucrativas - de satisfazê-las! E é sobre isso que falaremos hoje. Confira as melhores dicas de negócios ainda não presentes no país!
Estamos vivenciando uma era de consumo mais consciente e os consumidores entendem cada vez mais questionam a respeito das cadeias de produção, dos negócios circulares e dos impactos das compras a um nível global.
Fora do país, essa é uma tendência com um mercado já aquecida, que apresenta enquanto solução a possibilidade de aluguel de roupas e acessórios. E, além de atender essa vertente, é de alguma forma um mercado que visa também considerar consumidores que, em outras circunstâncias, não teriam condições de arcar com o valor da compra de uma peça.
As discussões sobre consumo estão gradualmente chegando a território nacional e essas soluções ainda têm sido pouco exploradas. E essas ações não precisam se limitar apenas a roupas e acessórios, podendo expandir para todo e qualquer tipo de produto com um alto volume de descarte.
Mais uma ideia que, no Brasil, ainda engatinha. A incorporação da tecnologia nos mais diversos setores e serviços, antes alvo de polêmicas e intensos debates, hoje se mostra enquanto uma moderna solução e especialização dos setores.
As lojas automatizadas dispensam a necessidade, de forma parcial ou completa, de colaboradores para gerenciar o processo de compra. Uma tendência que, lá fora, já é realidade.
Esse tipo de negócio tem enquanto um de seus principais objetivos a facilitação da jornada de compra e ganhou ainda mais adeptos durante a pandemia, por contribuir com as tendências de menor necessidade de interação humana e mais segurança e autonomia aos clientes.
Tido enquanto umas das possibilidades de empreendedorismo social e que também vem para acompanhar a tendência de um consumo mais consciente e conectado às questões sociais.
Em inglês, sob o termo buy one, give one, essa modalidade estimula e realiza, a cada compra efetivada, a doação de um item ou serviço para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Esse modelo de negócios tem o potencial de criar, na relação com os clientes, uma maior sensação de compromisso e proximidade, ao passo em que realiza a atração de maior engajamento e impacto social.
Uma iniciativa ainda pouco explorada e que, para aqueles com desejo e visão de unir empreendedorismo e ação social, pode ser um prato cheio e pontapé inicial para um negócio de sucesso!
Conseguimos imaginar, no ramo das empresas de viagens, diversos roteiros, experiências e vivências diferenciadas, certo? E dessas opções, algum empreendimento vem à mente quando pensamos em pessoas com deficiência? Certamente, não.
Conforme já trouxemos, pensar em necessidades que até então não estão sendo atendidas ou visibilizadas é a garantia de um grande propósito de negócio. São mais de 40 milhões de pessoas com alguma deficiência no país e essa é uma oportunidade de trabalhar no campo da acessibilidade, construindo, junto à sua marca, um valor também social.
Mais uma tendência de consumo amplamente utilizada por clientes e alimentada pelo desenvolvimento da tecnologia é a facilidade em adquirir produtos e serviços sem a necessidade de sair de casa.
E, pensando no atendimento dessa demanda, existe a possibilidade de levar até o consumidor o seu trabalho. Com poucas empresas nacionais já adeptas a esse modelo, uma vez que é possível encontrar serviços como manicure, técnico em tecnologia, maquiadores, petshop, entre outros que vão até o cliente para atendê-los.
O custo de manter um estabelecimento fixo se transforma na manutenção de automóveis equipados e prontos para ir em diversos pontos e localizações, levando muita comodidade e praticidade aos consumidores, uma aposta e tanto!
Curiosos com essa nomenclatura? Com apenas três estruturas no Brasil, as fazendas inteligentes (em inglês, smart farming) são um importante e revolucionário ponto-chave na forma como se produz no campo e agricultura!
Na prática, uma série de soluções tecnológicas que possibilitam um aperfeiçoamento e melhoria em todas as etapas de produção, colheita e desenvolvimento no meio rural. As fazendas inteligentes estão alinhadas ainda a diminuição de despesas, incremento da produtividade e compromisso ambiental e social, por proporcionaram menor impacto na natureza.
As tendências de sustentabilidade fazem dessa uma das melhores apostas a serem colocadas em prática a nível nacional.
Uma discussão que ainda está no início, mas com chances reais de impactar a maneira como lidamos com a moda. Os debates sobre gênero e sua relação com padrões pode mudar a maneira através da qual nos vestimos.
Uma possível resposta a isso tem sido o crescimento de lojas e setores inteiros especializados na experiência de roupas ''sem gênero''. A possibilidade de ir além dos rótulos e das limitações sociais é uma realidade em diversos pontos fora do Brasil. Aqui, ainda não existe um mercado preparado para atender a essa demanda e visão.
Com alto nível de popularidade em países como os Estados Unidos, a consultoria de sono para recém-nascidos é realizada por empresas e profissionais especializadas e qualificadas.
Elas visam atender a necessidade de pais e mães, geralmente de primeira viagem, que ainda não sabem como construir uma rotina do sono e lidar com a demanda dos bebês.
Esse modelo visa atender essa carência tão presente na rotina de novas famílias, vendo a chance de crescimento e ampliação de profissionais capacitadas para proporcionar uma maior qualidade de vida e bem-estar para pais e filhos. Mais um exemplo de possibilidade de negócios que ainda faltam no Brasil!
Que os animais são cada vez mais parte do nosso dia a dia, já não é novidade. Tidos enquanto membros da família e com mordomias que muitas vezes se assemelham com as necessidades de seres humanos, não é de se espantar que o mercado pensado e produzido para animais de estimação esteja em ascensão!
Fora do país, já vemos setores e estabelecimentos inteiros focados em atender essas diferentes demandas. E uma das ideias com alta curva de crescimento é a de restaurantes que, além de serem pet friendly, ofertam cardápios especiais para os animais, que passam a acompanhar os donos em momentos de passeio e lazer.
Sabe aquela sensação de que, por mais que um produto seja bom, ainda não conseguiu atender completamente suas necessidades e particularidades?
Hoje, no mercado internacional, já contamos com empresas e serviços focadas em oferecer serviços extremante personalizados e pensados a partir de cada aspecto em específico do cliente. São diversos os segmentos que ofertam um minucioso questionário a ser preenchido pelo consumidor e que, com base nos dados colhidos, realizam sua produção.
Um exemplo são as marcas de shampoo, que desenvolvem seus cosméticos a partir dos aspectos como forma do cabelo, hábitos, fatores climáticos e alimentação e desenvolvem seus cremes específicos.
Para além do mundo dos games, uma possibilidade muito bem aproveitada fora do país e ainda pouco desenvolvida a nível nacional, a realidade virtual é uma ferramenta tecnológica que pode ser utilizada em inúmeros setores.
Setores empresariais de arquitetura, engenharia e até mesmo no campo da medicina já podem se valer dessa demanda. A possibilidade de replicar, no campo digital, aspectos e elementos da realidade física de forma interativa e realista é um gancho de muita inovação e possibilidade para empresas.
Um exemplo disso é o uso no ramo de consertos de automóveis, onde os profissionais não mais utilizam manuais impressos, já que o uso de realidade virtual permite com que vejam com muito mais precisão e detalhismo a partir da realidade aumentada.
Com faro empreendedor, você consegue compreender que um dos principais benefícios de investir em um ramo pouco trabalhado é a possibilidade de se estabelecer enquanto referência.
Buscar ideias inexistentes ou modelos de negócios que ainda faltam no Brasil é uma das diversas possibilidades que se tem enquanto um visionário no mundo dos negócios. E conseguir reconhecer necessidades e de oferecer soluções mais acertadas é o que irá diferi-lo da concorrência!
Se gostou desse post, continue acompanhando o blog Comunidade Sebrae para sempre estar por dentro das melhores discussões e práticas para impulsionar seu negócio! Confira ainda nosso post que tem tudo a ver com essa discussão: mindset de inovação e como implementar!
Até a próxima!
Bianca Becker.