Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Negócios circulares e a redução do impacto humano

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Negócios circulares e a redução do impacto humano
Criado em 19 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A economia circular é uma estrutura de solução de sistemas que aborda desafios globais como mudanças climáticas, perda de biodiversidade, resíduos e poluição garantindo que os materiais sejam mantidos dentro do uso produtivo, em um estado de alto valor, pelo maior tempo possível. Assim, há o remodelamento dos negócios e dos sistemas econômicos para que os resíduos sejam 'projetados' a partir de como vivemos.


Os modelos de negócios de economia circular podem:

  • Oferecer novas oportunidades comerciais;

  • Contribuir para o crescimento e sustentabilidade do negócio;

  • Gerar novas receitas;

  • Transformar o relacionamento de uma empresa com seus clientes;

  • Proteger nossa economia contra a escassez de recursos e o aumento do custo dos materiais.


Os modelos de negócios circulares são a solução para não apenas melhorar o gerenciamento de recursos e diminuir a produção de resíduos, mas também reduzir custos e expandir o desempenho da empresa. Os três principais elementos deste tipo de economia são:


1) Proposta de Valor. Concentra-se em qual valor é fornecido?


2) Criação e Entrega de Valor. Discute como o valor é fornecido?


3) Captura de valor. Como a empresa obtém ganhos financeiros e obtém outras formas de capital próprio?



Construção de valor



A economia circular favorece atividades que preservam o valor na forma de energia, trabalho e materiais. Isso significa projetar para durabilidade, reutilização, remanufatura e reciclagem para manter produtos, componentes e materiais circulando na economia. 


Os sistemas circulares fazem uso eficaz de materiais de base biológica, incentivando muitos usos diferentes para eles à medida que alternam entre a economia e os sistemas naturais.


Além disso, os negócios circulares evitam o uso de recursos não renováveis e preserva ou aprimora os renováveis, por exemplo, devolvendo nutrientes valiosos ao solo para apoiar a regeneração ou usando energia renovável em vez de depender de combustíveis fósseis.



Estratégias de modelo de negócios para diminuir e fechar loops de recursos



Fornecer e Executar. Fornecer a capacidade ou serviços para satisfazer as necessidades do usuário sem a necessidade de possuir produtos físicos.


Ampliar o valor do produto. Explorar o valor residual dos produtos desde a fabricação até os consumidores e depois de volta à fabricação ou coleção de produtos entre entidades comerciais distintas.


Longevidade. Modelos de negócios focados em oferecer longa vida útil ao produto, apoiados por design para durabilidade e reparo, por exemplo.


Incentivar a suficiência. Soluções que busquem ativamente reduzir o consumo do usuário final por meio de princípios como durabilidade, capacidade de atualização, serviço, garantias, reparabilidade e uma abordagem não consumista de marketing e vendas.


Amplie o valor dos recursos. Explorar o valor residual dos recursos desde a coleta e obtenção de materiais ou recursos desperdiçados para transformá-los em novas formas de valor.



Como sua empresa poderia ingressar na economia circular?



Todo negócio deve considerar a participação na economia circular. Não é mais aceitável dizer que uma empresa não precisa ser totalmente sustentável em uma ou mais áreas. No entanto, ingressar na economia circular exige esforço, o que significa avaliar todos os aspectos do seu negócio.


Por exemplo, se você produz produtos, isso significa garantir que a embalagem seja sustentável. Se você administra um restaurante, isso significa garantir que seus recipientes para viagem sejam recicláveis. Se você vende roupas e sapatos em sua loja, significa investigar cada marca e entender suas práticas de sustentabilidade.


Exemplos de modelos de negócios de economia circular


Desempenho / Sistema de Serviço. Fornecer um serviço baseado na entrega dos resultados de desempenho de um produto em que o fabricante mantém a propriedade, tem maior controle sobre a produção de um produto e, portanto, tem mais interesse em produzir algo que dure.


Retorno incentivado. Oferecer um incentivo financeiro ou outro tipo de bonificação para a devolução de produtos usados. Os produtos podem ser recondicionados e revendidos.


Gestão de ativos. Maximizar a vida útil do produto e minimizar novas compras por meio do rastreamento dos ativos de uma empresa, planejando o que pode ser reutilizado, reparado ou reimplantado em um local diferente.


Consumo Colaborativo. Alugar ou partilhar produtos entre o público ou empresas, muitas vezes por meio de redes peer-to-peer.


Esse modelo de negócio mexe também com a redução de custos do negócio e a eficiência de insumos, uma vez que a empresa raciona e trabalha de forma mais consciente, como a transformação de resíduos por meio da reciclagem, insumos duráveis e renováveis.


E você, pronto para fazer parte da economia circular? Conte para a gente nos comentários!


Espero que tenha gostado deste tipo de conteúdo!


E para mais dicas e experiências compartilhadas que podem te ajudar a trilhar sua jornada empreendedora, participe da comunidade Novos Negócios, que felizmente cresce cada dia mais.


Até mais e bom negócio para você,


Patrícia

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santini
Tentar, aprender e tentar novamente.... Esse é o lema que rege minha vida! Gestora de Projetos Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresasfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5313 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?