Construir um público fiel é essencial para qualquer negócio. Mas como você supera todo o ruído online para realmente se conectar com seu público? No mundo acelerado cheio de vídeos virais, clickbait e competição constante pela atenção do consumidor, o que realmente criará confiança e engajamento com seus clientes e clientes em potencial?
É fácil ser sugado pela constante criação de conteúdo e estratégias de marketing complexas, mas essa é a melhor maneira de realmente atingir seu público-alvo? Mesmo se você alcançar as pessoas certas, o que realmente as faz voltar e as converte em clientes dedicados.
E se a chave para construir seu público e se conectar com seus clientes fosse vulnerabilidade e empatia e não se esforçar para criar conteúdo viral?
A vulnerabilidade
Se você está se estressando com a criação de conteúdo de marca perfeitamente polido, tenho boas notícias. Seu público está lá fora, e eles não esperam perfeição.
Na verdade, os consumidores procuram algo muito diferente do certinho e perfeito; os consumidores querem acreditar em você. Eles querem sentir que você é autêntico e real.
As pessoas podem sentir quando algo é forçado e ensaiado. Quando você agoniza tentando acertar cada palavra e se sente paralisado ao postar aquele vídeo porque tropeçou em uma ou duas palavras, está bloqueando uma interação autêntica com seu público. Então, como você realmente se mostra autenticamente para o seu público?
Se ser vulnerável é algo com o qual você luta, você precisa aprender a ver a vulnerabilidade como uma força e não uma fraqueza. É preciso prática, foco e intenção.
Quando você começa a ver a vulnerabilidade como uma força, você é capaz de possuir sua história e falar de um lugar de confiança e autenticidade, o que cria intimidade com seu público. E sabemos que os consumidores compram de marcas e pessoas em quem confiam, não é mesmo?
Dominar sua história também não apenas ajuda você a se conectar, mas impede que você e seu consumidor sintam que estão constantemente tentando vender algo a eles. Você constrói relacionamentos e lealdade com um público que realmente se conecta com o que você tem a dizer.
Empatia
A próxima chave para construir uma audiência e se conectar com os clientes é a empatia. Construir empatia é um processo de descer do topo de uma montanha e mudar sua perspectiva.
Você não pode entender ou apreciar completamente os pontos de dor de seu cliente se não puder ver o caminho que ele está percorrendo. Quando você encontra maneiras de se colocar no lugar dele, pode realmente ver como ajudá-lo, como fornecer valor real e como se conectar melhor com ele.
Talvez seu conteúdo e marketing tenha sido focado em seus conhecimentos e habilidades. Ou todas as coisas incríveis que seu produto ou serviço tem a oferecer. Tudo isso é importante para o seu sucesso e para o seu público, mas não é o que gera confiança.
Se você não consegue se relacionar com seus clientes, não verá um envolvimento real. Conhecimento, habilidades e benefícios não convencem alguém a agir. Saber que você está investindo no sucesso deles, que você se importa e que pode simpatizar com eles é quando você verá uma conexão real.
Se você está lutando para construir um público ou sente que simplesmente não está se conectando com seus clientes, talvez seja hora de refletir sobre sua abordagem. Você está aparecendo de maneira autêntica e de forma consistente? Você já demonstrou sua vulnerabilidade genuinamente em seus negócios e comunidades? Pense nisso!
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