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Varejo no Natal: Confira dicas para aumentar as vendas

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Varejo no Natal: Confira dicas para aumentar as vendas
Criado em 21 DEZ. 2022
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Com diversas trocas de presentes, as festas de Natal e Ano Novo elevam as vendas do varejo. Em 2022, a previsão do aumento é de até 12%, conforme a ABV (Associação Brasileira de Varejo). O contexto atual que vivemos, com o fim da pandemia, também ajuda nessa estimativa. 


Estamos vendo as pessoas circulando pela cidade novamente. Isso faz com que aumente o fluxo dentro das lojas, o que resulta em mais pessoas efetuando compras neste momento da retomada econômica. 


Uma pesquisa da Fecomércio PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) e do Sebrae/PR mostrou que 78,8% da população do Paraná pretende presentear no Natal.


O estudo ainda mostra que o valor médio dos presentes deve cair para R$ 322,36, diante dos R$ 434,95 do ano passado. No entanto, o que mais me chamou a atenção é que o atendimento dos varejistas supera o preço dos produtos como fator de principal influência da compra.


Dentro desse cenário, todos podem agir para melhorar os resultados das vendas. 



Confira 7 dicas para você ter um faturamento melhor no fim de 2022:



  1.  Ambiente : Um aspecto importante é pensar em uma experiência para o cliente com o aumento do fluxo de pessoas no comércio e lojas de shoppings. 

Você pode fazer isso com ações que aproximam o cliente, como enfeites natalinos, utilização de balas, doces, água e playlists de músicas, entre outros. 


  1. Atendimento: Os vendedores serão destaques desse Natal. Você ser capaz de inspirar entusiasmo e engajamento dos vendedores são pontos importantíssimos nesse período. 

Receber um bom suporte é apontado como o principal fator de influência na decisão de compra para 29,9% dos consumidores, segundo pesquisa do Sebrae. O número mostra um verdadeiro salto em relação aos 4,2% que mencionaram o fator atendimento em 2021.


Portanto, contar com uma equipe motivada e atenciosa é um grande diferencial.

Um exemplo para ter colaboradores incentivados e bem dispostos são políticas de compensação. 


  1. Ofertas do varejo: Todo mundo está pesquisando cada vez mais os preços dos produtos antes de efetuar qualquer compra. Nesse sentido, você ter uma precificação adequada e oferecer vantagens e facilidades, como promoções e variedades nas formas de pagamentos, podem estimular os consumidores.


Você precisa pensar em promoções bem direcionadas para atrair maior público até sua loja. Analise os produtos que saem mais ou aqueles que podem ter descontos. Além disso, ofertar um preço diferenciado em relação à venda on-line pode atrair mais pessoas.


  1. Pós-venda: Um diferencial de qualquer loja é o funcionamento de trocas ou reembolsos. Capacitar a sua equipe deve incluir também o pós-venda. Isso porque criar problema com o cliente pode custar caro para a imagem da empresa.


Ou seja, criar planos e soluções para eventuais situações é fundamental. Ouvir o cliente e entender qual é a real necessidade dele é importante nas três etapas: antes, durante e depois da compra.


  1. Redes sociais: A presença online é importante não só para as vendas. O Instagram é um grande aliado para o seu negócio hoje. 

A divulgação, por meio de postagens dos produtos ou compartilhamento de clientes usando seus produtos, pode ser uma estratégia importante. Isso sem contar os anúncios pagos que você pode fazer para alcançar um público ainda maior.


Você precisa criar um planejamento de postagens, com regularidade, para estar presente na internet. Nesse período das datas festivas fica ainda mais fácil para qualquer um do varejo conseguir atrair mais clientes.



  1. Estoque: Ter o controle dos produtos é essencial para que não haja a falta deles. Além de administrar o contato com fornecedores e distribuidores, você precisa ter atenção com a logística devido ao aumento da demanda. Não deixe de gerenciar tudo isso para garantir a satisfação do cliente e de ter os melhores preços para lucrar.



O principal objetivo é você aproveitar esse momento de fim de ano para alavancar as vendas. O Natal traz uma sensação de prosperidade, mas você deve planejar cada passo para ser bem sucedido. 


Tome todas as atitudes que achar necessário e que você consiga. Atrair e fidelizar o máximo de clientes possíveis para 2023 é o melhor jeito de encerrar 2022. Não espere as coisas caírem do céu! Trabalhe e invista no seu negócio. 


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Lucas Hahn
Coordenador Estadual de Varejo e Mercado do SEBRAE/PR.favorite_outline Seguir Perfil
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