Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Troquei um emprego fixo pelo empreendedorismo, e agora?

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Troquei um emprego fixo pelo empreendedorismo, e agora?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 03 OUT. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A ideia de deixar um emprego para iniciar um novo negócio pode ser um sonho, e muitos profissionais estão fazendo exatamente isso nos últimos anos. No entanto, mesmo com o acesso mais fácil a conselhos de empreendedorismo especializados e ferramentas para engajamento de clientes que a Internet oferece, perder uma renda estável para lançar sua própria empresa é uma jogada arriscada que nem sempre leva ao sucesso. 


Se você está pensando em deixar seu emprego atual para entrar no mundo do empreendedorismo, pode precisar de alguma orientação para ajudá-lo a pesar todos os prós e contras antes de dar esse grande passo. Vamos lá?


Faça um planejamento adequado


Entenda que o empreendedorismo é atrativo, mas o que o torna memorável e bem-sucedido é a preparação e o planejamento adequados. Portanto, é preciso garantir que você tenha construído a estrutura e os sistemas adequados para apoiar sua jornada


Antes de deixar seu emprego, conheça e valide o seu porquê. Entenda como seu interesse pode ser maximizado e encontre mentores para seguir.


Trace uma meta realista


Qual é a sua tolerância ao risco financeiro? Muitas vezes, leva de três a cinco anos para construir um negócio próspero e sustentável. Muitos falham por falta de capital.  Pense se você tem um capital  suficiente para testar sua viabilidade. 


Trabalhe sua ideia de negócio


Comece a trabalhar em sua ideia de negócio enquanto você ainda tem um emprego. Se você não tem tempo durante a noite e nos fins de semana para trabalhar em suas ideias, então você provavelmente não se sente forte o suficiente sobre isso. 


Comece a trabalhar em seu futuro negócio. Se você não pode fazer isso, então é melhor não colocar seu trabalho de tempo integral em risco.


Teste seu negócio


Teste seu negócio como um projeto paralelo para refinar sua missão, definir seu público-alvo e navegar pelos obstáculos que você encontrará em seu primeiro ano de empreendedorismo. 


Use o dinheiro extra para pagar o excesso de dívidas ou guarde-o na poupança. Quanto menos contas você tiver, mais fácil será se concentrar no seu negócio e não perseguir clientes apenas para fazer frente às despesas.



Tenha uma visão e missão claras para o seu empreendimento


Tenha uma visão e uma missão claras para o seu novo empreendimento que ressoe com o propósito. Haverá momentos de sucesso, mas também dificuldades ao iniciar seu próprio negócio, portanto, certifique-se de ter uma base que possa mantê-lo focado.


Isso o ajudará a desenvolver seu planejamento, bem como a determinar o público que deseja atrair. Por fim, ele construirá uma base sólida para você se lançar no mercado.


Dica bônus!


Antigos empregadores e parceiros de negócios têm o potencial de se tornarem alguns de seus clientes e evangelistas mais leais. Dê bastante atenção. Seja transparente sobre o motivo da sua saída. Termine todas as suas entregas.


Cuide dos contatos que você cultivou ao longo dos anos e deixe-os saber como chegar até você!


Se você gostou desse conteúdo, confira também este aqui: https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/inseguranca-no-empreendedorismo-como-driblala


Se gostou deste tipo de conteúdo e gostaria de acessar mais dicas e experiências compartilhadas que podem te ajudar a trilhar sua jornada empreendedora, participe da Comunidade de Novos Negócios.


avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santini
Tentar, aprender e tentar novamente.... Esse é o lema que rege minha vida! Gestora de Projetos Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresasfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5333 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?