Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Insegurança no empreendedorismo: como driblá-la?

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt5
Insegurança no empreendedorismo: como driblá-la?
5 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 29 SET. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

É provável que os empreendedores enfrentem muitas inseguranças relacionadas aos negócios. Em um ponto ou outro, a falta de confiança e a dúvida podem passar despercebidas e sabotar os melhores planos. Superar os medos silenciosos dos negócios é essencial para o sucesso em  longo prazo


Os empreendedores muitas vezes se sentem inseguros em suas ações e isso pode ser fundamental para o desempenho do trabalho, tomada de decisão e, eventualmente, o sucesso de sua startup. Sentir-se inseguro é normal neste mundo de negócios incerto e em rápida mudança, mas tudo faz parte do risco que o empreendedorismo carrega.


A boa notícia é que existem algumas medidas que você pode tomar para ajudar a superar suas inseguranças e recuperar sua confiança empreendedora! Vamos lá?


Aceite a insegurança



Aceite que você se sentirá inseguro com muita frequência, provavelmente diariamente. Tome isso como algo normal. A insegurança é um sinal de que você está saindo da sua zona de conforto, o que provavelmente é a melhor coisa que você pode fazer pelo seu negócio.


Abrace a maneira como sua dúvida faz você se sentir e pensar. Tente descobrir se você pode encontrar outra maneira de alcançar seus objetivos. Veja se você tem outras opções à sua frente e escolha a melhor. Confie no seu instinto! 


Siga seu senso empreendedor e abrace a sensação de insegurança como motivador para encontrar as melhores soluções para seus problemas.


Defina suas metas



Depois de saber qual foi a fonte e o motivo de suas dúvidas, defina uma meta clara e mensurável, as etapas a seguir e descreva seu plano de execução. Depois de ter o plano à sua frente, você pode se sentir mais confiante em suas decisões e ações. Definir metas e agir para alcançá-las é um dos maiores motivadores.


Dê tudo o que você tem para dar e trabalhe duro para alcançar seus objetivos. Nada mais faz com que a dúvida desapareça tão rápido quanto o sentimento de realização. Se você sabe que deu tudo o que podia para o seu sucesso, não há razão para se questionar. Você fez o seu melhor.


Analise todo o processo constantemente



Analise o seu trabalho e tente descobrir o motivo de seus erros. 

Ao fazer isso, você pode aprender que o fracasso é realmente muito útil e da próxima vez que enfrentar um processo de decisão difícil ou o medo do fracasso, você estará pronto para lembrar que tudo valeu a pena e que você é capaz de alcançar bons resultados.


Desafie-se a sair da zona de conforto que o medo do fracasso traz, oferecendo-lhe o fator de relaxar e deixar a vida acontecer em vez de sair e obter exatamente o que você realmente quer e merece. Comece a realizar. 


E lembre-se de que primeiro vem a ação e depois vem a sensação!


Se você gostou desse conteúdo, confira também este aqui: https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/dores-e-insegurancas-de-quem-vai-comecar-um-novo-negocio


Se gostou deste tipo de conteúdo e gostaria de acessar mais dicas e experiências compartilhadas que podem te ajudar a trilhar sua jornada empreendedora, participe da Comunidade de Novos Negócios.


avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santini
Tentar, aprender e tentar novamente.... Esse é o lema que rege minha vida! Gestora de Projetos Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresasfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5313 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?