Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Dores e inseguranças de quem vai começar um novo negócio

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Dores e inseguranças de quem vai começar um novo negócio
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 21 SET. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Ninguém se sente confiante 100% do tempo. Enfrentamos perguntas sobre o trabalho ou a administração de um negócio para as quais não sabemos a resposta. Saímos da nossa zona de conforto quando tentamos uma nova habilidade ou atividade. E tudo isso é completamente normal!

Empreendedores de todas as idades e com vários níveis de experiência enfrentam questionamentos internos ao assumir um novo empreendimento, pois trazem sua  ideia única de negócio para a realidade.

Como empreendedor, há uma pressão adicional para ser bem-sucedido não apenas por causa dos funcionários, parceiros e investidores que confiam em você, mas principalmente porque você está provando a si mesmo, sua família e seus amigos que sua ideia vale a pena e você tem o bom senso de fazer acontecer. Mas você pode transformar seus medos em vantagens. Quer saber como? Acompanhe nosso artigo!

Saia da zona de conforto

Se você está no mesmo emprego e na mesma empresa há algum tempo, é provável que esteja se sentindo muito confortável. Você provavelmente é visto como um especialista e pode cumprir seus requisitos de trabalho com os olhos fechados. 

Por outro lado, quando você é seu próprio chefe, a vida pode ser imprevisível. Para ser um empresário de sucesso, você precisará abraçar o desconforto. Será fundamental para você perceber que é impossível ser o especialista em tudo.

Como empreendedor, é essencial encontrar pessoas com inteligência e habilidades diferentes das suas para complementar as áreas em que você pode ser fraco. Esteja preparado para se sentir confortável em assumir riscos, tentar coisas novas!

Mude sua mentalidade

A maioria das pessoas pensa no medo como uma emoção negativa. Na verdade, é uma resposta muito natural que é uma coisa boa porque indica que você está se esforçando e sonhando grande. O medo sempre aparece quando você está prestes a embarcar em algo grande.

Quando as pessoas pensam em começar um negócio, o medo mais natural é o medo do fracasso. Em vez de pensar em como você pode falhar, a pergunta-chave a se fazer é: do que estou desistindo por não tentar? Ao mudar sua mentalidade e reformular sua definição de fracasso, você pode realizar coisas notáveis.

Estabeleça metas pequenas e realistas todas as semanas


Começar um negócio do zero não é para os fracos de coração. Todo empreendedor enfrenta períodos de baixa autoestima e falta de confiança. Estou no caminho certo? Estou fazendo as coisas certas para crescer o negócio? Isso é normal? Estou entrando em pânico cedo demais?

A maneira de combater as incertezas é muito simples: estabeleça pequenas metas realistas todas as semanas e conquiste-as. Por exemplo, quando começar seu empreendimento, defina metas de fechar dois negócios por semana. Agora, essa é a norma para um dia de trabalho. É incrível o quanto atingir metas tão pequenas pode aumentar sua confiança e motivação. À medida que você ganha pequenas batalhas, o feito final de vencer a guerra se tornará real.

Seja seu fã número 1

Ninguém pode (ou irá) defender você e fazer acontecer como você pode. Transmita confiança no seu negócio e nas suas capacidades, e os outros também o verão como capaz. Se você não acreditar em si mesmo, ninguém mais acreditará.

Concentre-se em sua comunidade 

Sejamos honestos, paixão e garra só podem levá-lo até certo ponto nos negócios e, sem ser financeiramente estável, o negócio vai parar (e suas contas vão se acumular). Um elemento-chave é identificar e construir sua comunidade. Sua comunidade deve ser composta por alguns grupos - investidores, parceiros e clientes apaixonados,  pois cada um ajudará no seu sucesso financeiro. Ao identificar as pessoas que estão entusiasmadas com o trabalho que você está fazendo, seu sistema de suporte se solidificará rapidamente.

Se você gostou desse conteúdo, confira também este aqui: https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/6-dicas-para-colocar-seus-sonhos-em-pratica-com-patricia-santini

Se gostou deste tipo de conteúdo e gostaria de acessar mais dicas e experiências compartilhadas que podem te ajudar a trilhar sua jornada empreendedora, participe da Comunidade de Novos Negócios.


avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santini
Tentar, aprender e tentar novamente.... Esse é o lema que rege minha vida! Gestora de Projetos Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresasfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5327 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?