Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

"SIM"plifique!

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
"SIM"plifique!
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 13 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

SIM! Empresas que buscam inovação precisam compreender como identificar os problemas e buscar soluções de uso simplificado para o usuário final. Desde que inovação se tornou uma palavra recorrente, muitas pessoas se confundem sobre os objetivos da inovação, sobre o que de fato é considerado inovador e qual é o papel das pessoas que lideram esses processos em suas empresas.


Em resumo a inovação tem o objetivo de resolver um grande problema da maneira mais simples para o usuário final, partindo deste contexto a inovação deve ser medida, em primeiro lugar, de acordo com a importância do problema que queremos resolver e só vai acontecer se houver um problema real para ser resolvido. Essa é a razão para muitas soluções inovadoras surgirem após as crises.


A pandemia do novo coronavírus, por exemplo, forçou a medicina a se reinventarComo atender pacientes sem contato físico e, ao mesmo tempo, de forma eficaz? Como diagnosticar uma doença cujos sintomas ainda estão sendo descobertos?


 A SAS BRASIL (organização sem fins lucrativos) foi uma das organizações, na área da saúde, que inovaram durante a pandemia. Com soluções simples e de grande impacto social a organização oferece atendimento médico humanizado a comunidades carentes de todo o Brasil.  A pandemia do novo coronavírus fez com que a instituição (e muitas outras também) adotasse a telemedicina e o prontuário eletrônico.


Para atender quem tem acesso limitado à internet, a inovação na saúde encontrada pela SAS Brasil foram as cabines de teleatendimento com desinfecção automáticas. Duas foram instaladas na comunidade da Maré, zona norte do Rio de Janeiro, e uma no Jardim Colombo, zona oeste de São Paulo.


A "ONG" (atualmente denominadas legalmente pela sigla OSCs) ainda entrega oxímetros na casa de moradores diagnosticados com Covid-19, para que possam monitorar a oxigenação no sangue e, quando necessário, buscar ajuda hospitalar. A inovação tecnológica já havia impactado 1 milhão de pessoas em dezembro de 2020 e mostrou como a transformação digital é uma realidade na área da saúde.

Todas estas propostas só foram possíveis graças à aliança entre novas tecnologias e um atendimento humanizado, que compreende as reais necessidades dos pacientes.

Hoje, conseguimos perceber a importância que os negócios digitais tem para a sociedade, e que as empresas que possuem um suporte tecnológico estão se sobressaindo as outras no mercado. 

Talvez seja possível afirmar que as empresas que no passado investiram em tecnologia, estão mais preparadas para esse momento, sendo então, a transformação digital uma das grandes apostas para que as organizações fiquem cada vez mais sólidas no mercado.

Em muitos casos, um novo produto ou serviço, quando aceito por seus usuários finais, indica que houve inovação. Isso significa que você não precisa desenvolver ciência aeroespacial para inovar. Se a vida de usuário final é mais simples que antes, não importa se a solução é baseada em tecnologia sofisticada ou em mecanismos simples.



Criar essa conexão é onde habita a complexidade da inovação, fazer um match entre desafios significativos e soluções simples é o grade objetivo. Outras opções podem criar soluções inovadoras, mas não é possível afirmar se resistirão ao teste do tempo, da usabilidade, da utilidade e isso muitas vezes é a razão número um por trás das falhas de startups, uma solução complexa para um desafio menor será ineficiente, pois a solução exige um esforço para um problema que não tem um efeito significativo.



A inovação não é uma receita de bolo. Muitas vezes se caracteriza por um processo que começa a partir de soluções criativas, lideradas por diferentes pessoas de diferentes organizações. No entanto, se for baseada em um problema real e for simples de usar, está no caminho certo para prosperar.


Inove sempre se guiando pelos problemas que ainda não foram solucionados ou amenizados, pois ali residem as oportunidades de solução.

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereira
Olá, sou Renato, inquieto e totalmente viciado em transmitir conhecimento, buscando sempre comunicar de forma simples e descontraída. Sou business designer na Nectus, um laboratório de inovação aberta que constrói soluções estratégicas para o desenvolvimento sustentável de comunidades à negócios. favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1372 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios