Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Será que as redes sociais fazem sentido para o seu negócio?

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Será que as redes sociais fazem sentido para o seu negócio?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 12 DEZ. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Para a grande maioria das pessoas, as redes sociais são parte importante de suas vidas. O ano de 2020 foi diferente de todos os outros e você sabe o motivo disso, não é? Pandemia da Covid-19. Com os países em confinamento por meses, as nossas necessidades, prioridades, estilo de vida e principalmente, como nos socializamos mudou radicalmente. Como não podíamos sair de casa por dias ou até meses, as redes sociais eram nosso único recurso. Foi nessa época que percebemos a real importância dela para as nossas vidas!



Pensando nisso, é inevitável pensarmos hoje em como as redes sociais podem impactar diretamente as empresas! A forma como o seu negócio se apresenta neste ambiente virtual pode mudar completamente o seu relacionamento com o cliente final, além de ser uma oportunidade poderosa de ferramenta de formação de opinião. 



Mas por onde devo começar? Quais redes sociais eu posso utilizar? O que publicar nas minhas redes sociais? Como monitorar os resultados? Aqueles que tem como objetivo ampliar o poder no alcance dos seus negócios, podem encontrar aqui neste texto, algumas dicas essenciais para serem bem sucedidos nas redes sociais.




As redes sociais configuram uma oportunidade ou risco para o seu negócio?



Antes de mais nada é preciso se perguntar: Onde eu quero chegar? É importante ter essa resposta para identificar as oportunidades nas redes sociais. A empresa que não tiver os objetivos claros, pode prejudicar a sua imagem e os seus resultados. A exposição do seu negócio nas redes sociais pode ajudar muito, especialmente se ela tiver objetivos traçados, por exemplo, abrir um canal de comunicação com os clientes para que eles possam interagir e sentir-se parte do seu negócio.



Uma outra alternativa é apresentar os seus diferenciais, os produtos e/ou serviços que você oferece, novidades e lançamentos. Então, não basta ter apenas uma página e uma rede social. É necessário ter tempo, dedicação e planejamento de comunicação; bem como, capacitar a equipe responsável para fazer um trabalho adequado.



Por isso, a resposta é SIM. É uma oportunidade. Sua empresa pode melhorar as vendas, se posicionar de uma forma mais clara, ser uma formadora de opinião e principalmente, trazer o cliente para perto, fazer ele se apaixonar por você! Importante lembrar: Sem um planejamento adequado, pode ser um risco para sua empresa! Imagine que seu cliente precisa fazer uma troca de um produto e não é bem atendido. Ele vai utilizar as redes sociais do seu negócio para demonstrar sua insatisfação! E você precisa estar pronto para gerir essa crise e inclusive, conversar com ele pelas redes sociais. Escrevemos aqui na Comunidade Sebrae um artigo falando sobre Marketing Conversacional, que fala um pouco sobre essa humanização do atendimento ao cliente, depois dê uma conferida lá!




Por onde começar?


Antes de sair postando nas redes sociais, lembre-se, você precisa de um planejamento, assim como falamos anteriormente. Uma sugestão inicial é pesquisar internamente em sua empresa, se você tem todos os recursos necessários e pessoas capacitadas, para dedicar tempo e recursos a isso. Verifique também se seu conteúdo é relevante para sua audiência.



Outro ponto a se considerar é o caráter externo. Será que seu público em potencial está interessado no que você quer postar nas redes sociais? Será que é necessário adaptar para outros assuntos? Adaptar a linguagem? Por isso eu bato na tecla: CONHEÇA O SEU CLIENTE! Quanto mais você souber sobre ele, mais fácil ficará adequar o conteúdo as redes sociais.



É importante também conhecer as redes sociais, a diferença entre cada uma delas, suas características e como as pessoas interagem nelas, para assim, identificar se vale a pena ou não estar em TODAS elas. Minha sugestão é: Entre em cada uma, identifique como as pessoas interagem nas determinadas redes, que tipo de conteúdo elas postam, quais os dias e horários que estão mais ativas dentro das mídias e verifique se a rede social se baseia mais em textos, opiniões, compartilhamento de percepções, fotos ou vídeos. Por isso é tão importante o seu cliente, como é seu estilo de vida, personalidade, hábitos, e então sim, poderá fazer estratégia de comunicação eficaz!





Onde publicar?



As empresas não devem ficar abrindo contas e perfis nas redes sociais de forma aleatória. Fazer pesquisas sobre essas mídias e consultar o seu público, são boas maneiras de descobrir quais as redes sociais são mais adequadas pro seu negócio. Vamos entender agora quais os tipos de redes sociais que sua empresa pode atuar:




  1. Redes Sociais de Relacionamento


Esses tipos de mídia social são usados para conectar pessoas e proporcionar um lugar de interação entre elas. Elas ajudam sua empresa a se posicionar como marca, promover uma conscientização social, construir relacionamento, atender o cliente, gerar leads e converter. Você pode concentrar os esforços em diferentes tipos de campanhas de mídia social nessas redes, as quais podem te axuliar a ampliar seu alcance.

Esse tipo de rede social incentiva as pessoas e as empresas a interagirem on-line e compartilhar dados e pensamentos para garantir uma proximidade maior.


Exemplos de Redes Sociais: Facebook e Instagram.



  1. Redes Sociais de Áudio


Neste tipo de rede social você pode ouvir conversas ao vivo sobre assuntos específicos.

A vantagem mais significativa da mídia social de áudio é a alta atenção e o envolvimento que você provavelmente obterá dos ouvintes. Proporcionar conversas animadas e envolventes podem ajudar a construir uma imagem de respeito, sendo referência em seu nicho. 


Exemplos de Redes Sociais: Spotify, Deezer, Clubhouse, Twitter Spaces.



  1. Redes Sociais de Vídeo


Utilizado para assistir a vídeos em formatos curtos e longos. É uma ótima oportunidade para chamar a atenção, aumentar o reconhecimento da marca e dar vida aos produtos de uma maneira que as fotos estáticas não conseguem. Qualquer conteúdo de vídeo publicado deve ser projetado para entreter, educar e/ou inspirar seu público.


Exemplos: YouTube, TikTok, Instagram Stories e Reels, Facebook Watch



  1. Rede Social de Negócios


Usadas para conectar profissionais. Também podem ser usadas no recrutamento e contratação de pessoas, construção de relacionamentos B2B e conexão com profissionais do seu nicho.

Plataformas como o LinkedIn são ideais para fins B2B, porque permitem que as marcas se conectem com novos públicos, encontrando-os onde eles vão para fazer networking e fazer negócios.


Exemplos: LinkedIn, Twitter



O que devo publicar nas redes sociais?



Você então já sabe onde sua empresa irá atuar, mas e agora? O que publicar? Um bom exercício é pegar uma caneta e um papel, e escrever algumas frases e palavras relacionadas ao seu negócio. Veja quais são os benefícios que as pessoas querem consumir dentro das redes sociais. Quais são as dores do seu cliente? O que ele procura?



Logo após isso, organize os conteúdos separando os assuntos por tema, isso ajuda na hora de escrever os textos ou divulgar fotos e vídeos. Lembre-se também de criar um calendário para organizar todos esses conteúdos que serão publicados e principalmente para manter uma periodicidade nas redes sociais. Isso é muito importante!



Veja um exemplo que eu montei para um profissional autônomo, aqui no caso, um dentista:

Segunda-feira: Implantes.

Quarta-feira: Saúde bucal.

Sexta-feira: Ortodontia.



Dessa forma, você separa os dias da semana por temas e pode colocar curiosidades sobre cada assunto. Uma dica legal é fazer uma caixinha de perguntas para cada tema, dessa forma você também descobrirá o que é interessante para o seu público.




Como monitorar as redes sociais?


Como entender a tendência de comportamento do meu cliente dentro da rede social? O monitoramento nada mais é do que acompanhar o que as pessoas estão falando sobre a sua marca, neste caso, nas redes sociais. Vamos listar perguntas importante de como realizar essa tarefa, e a partir daí, fazer alguns ajustes e realizar ações que vão aproximar a sua empresa das redes sociais.


  • O que os clientes falam da sua marca?

  • Quais os melhores dias e horários para postagens?

  • O que eu precisaria fazer para agir de forma preventiva caso aconteça um crise de imagem?

  • Como está a minha concorrência?

  • Quem são os influenciadores e defensores da minha marca?

  • Como está o meu benchmarking?

  • Quais são as tendências de comportamento?



Ferramenta para Monitoramento de Redes Sociais: Social Mention (ferramenta para palavras-chave)




Importância das Redes Sociais



Não podemos negar que as redes sociais provocaram uma mudança permanente na forma como nos relacionamos, isso mesmo, ela fará parte hoje das nossas vidas para sempre! Então, mais cedo ou mais tarde, você terá que adequar a sua empresa a este ambiente digital, e minha dica é: Quanto antes melhor! A tecnologia está em constante mudança e isso torna a rede social uma das plataformas de comunicação de massa de mais rápido crescimento, melhoria e impacto.

 


O futuro das mídias sociais é muito difícil de prever, mas uma coisa é certa: As empresas só tendem a ganhar com elas! Siga essas dicas e garanta um futuro incrível e próspero para o seu negócio!


avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 3274 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?