Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Saiba como lidar com o medo de fracassar no empreendedorismo

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt3
Saiba como lidar com o medo de fracassar no empreendedorismo
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 29 SET. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O medo do fracasso é extremamente comum. É a perda final, levando à incerteza, dor e dúvida. Então, você ficaria surpreso ao saber que a maioria dos grandes realizadores considera o fracasso um de seus maiores medos?


A diferença é que eles aprenderam a superar o medo do fracasso identificando e aproveitando esses sentimentos usando-os para subir ainda mais alto.


Talvez sua empresa tenha alcançado o sucesso rapidamente e agora você mal esteja se segurando, sem saber para onde ir. Talvez seu último investimento tenha terminado mal e agora você tenha medo de se arriscar novamente.


Superar o medo do fracasso significa reconhecer que não se trata da luta ou do fracasso em si. É sobre como você enquadra o fracasso e se trata em suas consequências que moldam seu resultado. Ao adotar uma mentalidade de aprendizado e curiosidade, você pode aprender com o fracasso e usá-lo para realizar ainda mais no futuro.


4 sinais de que você teme o fracasso

Aprender a superar o medo do fracasso começa com a sua identificação. O medo do fracasso nem sempre é óbvio. Esse medo não aparece da maneira como medos mais agudos, como falar em público ou ansiedade social, se manifestam. Você provavelmente não ficará com as palmas das mãos suadas e o coração acelerado por medo do fracasso. Em vez disso, você verá um ou todos desses quatro sinais.


1. Você se preocupa com o que os outros pensam. Os humanos são animais sociais, e é natural se importar com o que os outros pensam até certo ponto. Mas se importar demais com o que os outros acham pode levar a um medo paralisante do fracasso.


Esteja preocupado que os outros pensem menos de você, fiquem desapontados com você ou simplesmente não achem muito interessante estar por perto, superar o medo do fracasso sempre envolve valorizar a única opinião que importa: a sua!


2. Você define baixas expectativas para si mesmo. Você costuma dizer aos outros que não é muito bom em alguma coisa ou que realmente não espera que seja capaz de ter sucesso? Você está apenas experimentando sem se esforçar ao máximo? Estes são sinais de que você tem medo do fracasso. Ao estabelecer baixas expectativas para si mesmo, você está se protegendo das críticas de você e dos outros.


3. Você procrastina. Assim como estabelecer expectativas baixas, procrastinar é uma maneira de se proteger do fracasso. Se você se encontra dando desculpas se você não tem tempo, energia ou os recursos necessários para atingir seus objetivos é realmente um mecanismo de defesa contra seu medo do fracasso. Se você nunca começar, você não pode falhar.


4. Você não pode seguir em frente com as falhas. Aqueles com medo do fracasso ainda realizam muito na vida. A diferença entre atingir seu estado de pico e simplesmente existir está em sua reação quando você falha. É normal sentir-se triste e desapontado, mas se você tende a se afundar nessas emoções ou sentir angústia prolongada, pode ser porque você não é capaz de encontrar as lições e seguir em frente duas necessidades absolutas se você quiser aprender a superar o medo de falhar.


Os empresários mais bem-sucedidos do mundo tiveram que aprender a superar o medo do fracasso para alcançar novos patamares. 

 

Deixe de lado as crenças limitantes

O sofrimento é causado por nossas crenças limitantes. Essas crenças, que podem estar relacionadas à forma como você pensa e fala sobre si mesmo, podem nos impedir de alcançar e exacerbar nossos medos. Podemos até ficar paralisados, incapazes de tomar uma decisão ou sair de uma situação. 


Substitua esses pensamentos limitantes por crenças fortalecedoras que afirmam sua autoestima e habilidades profissionais. Construir sua confiança geral irá se infiltrar em sua vida, para que você possa domar o medo do fracasso em vez de se sentir escravizado por ele.

 

Aprenda a lição

As pessoas bem-sucedidas não apenas fracassam e depois partem para um novo empreendimento completamente inalterado. Elas permitem que seus fracassos atuem como lições que podem incorporar em seus objetivos futuros.


Quando você aprende a encontrar a lição em cada fracasso, isso muda a forma como você vê o jogo como um todo seja na vida ou nos negócios. Você é capaz de mudar sua mentalidade de falhei para cortei minhas perdas e aprendi uma lição valiosa. Encontrar a lição permite que você se concentre no que está sob seu controle e faça um plano de ação. E a ação é a verdadeira chave para superar o medo do fracasso.


Reverta os riscos

O medo é o que impede muitas pessoas de tentarem iniciar um negócio. E para aqueles que o fazem, o medo do fracasso sempre parece estar à espreita. Uma das causas comuns é, na verdade, bastante racional: há muito em jogo nas transações comerciais. Mas você pode tomar medidas para mitigar esse risco e minimizar o medo do fracasso.


A reversão de risco reduzindo os riscos que seu cliente assume ao comprar seu produto é uma estratégia que você pode usar para cultivar a confiança.


Você pode implementar uma garantia de devolução do dinheiro ou um sistema de fidelidade para que os consumidores possam comprar seu produto com confiança. Com uma relação de confiança respaldada por proteções comprovadas ao consumidor, você derruba barreiras para a fidelidade duradoura do cliente.


O medo do fracasso não precisa te limitar. Saiba como superá-lo e assumir o controle do seu empreendimento.


Se você gostou desse conteúdo, veja também este aqui: https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/como-manter-o-equilibrio-entre-a-vida-profissional-e-pessoal


Um abraço, Bianca Becker / @biabeckerl


avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2875 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?