Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Proteja sua marca em âmbito internacional

avatar ANDRE VINICIUS TOLENTINO
Andre Vinicius Tolentinofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt4
Proteja sua marca em âmbito internacional
4 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 01 DEZ. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O registro de marca nos órgãos oficiais é a única forma de garantir sua propriedade, poder exigir que outros não a utilizem, indevidamente e, também para não ser coagido a abandoná-la em caso de registro prévio por outra empresa.


A popularização da internet trouxe o fenômeno da globalização na esfera empresarial e a concorrência, que antes era local, passou a ser internacional, visto que hoje sua concorrente direta pode ser uma loja na China ou nos Estado Unidos, por isso, também o registro de marca global passou a ser uma realidade necessária para as empresas que buscam crescer e se consolidar no mercado. 


Em 2 de outubro de 2019, o Brasil aderiu ao Protocolo de Madri, um tratado internacional administrado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), com sede em Genebra e que permite o depósito e registro de marcas em mais de 107 países. 


A partir de então, nosso país passou a permitir que marcas registradas no Brasil tenham legitimidade internacional, abrindo novos horizontes para quem almeja expandir seus negócios.


Ante possibilidade e facilidade cada vez maior de expandir os negócios em rede global, é importante que as empresas busquem a garantia do registro da sua marca junto ao referido órgão, trazendo segurança jurídica aos seus investimentos e aos seus negócios, para que não seja posteriormente surpreendido por eventual ação para que cesse o uso da marca por conta de outra empresa que tenha solicitado anteriormente esse registro.


É o caso da gigante internacional Apple, que perdeu o direito ao uso da marca iPad na China, visto que não solicitou seu registro naquele país.


Hoje, com a adesão do Brasil ao Protocolo de Madri, temos a possibilidade de realizar o pedido de registro internacional das marcas brasileiras de forma simples e com custo reduzido e acessível mesmo para as pequenas e médias empresas. 


Sendo assim, reiteramos a importância de buscar sempre a proteção jurídica dos seus investimentos através da consultoria de equipe especializada, garantindo o registro da marca em todas as suas esferas, como único meio de garantir sua propriedade, no Brasil e no mundo. 


Saiba mais sobre a Proteção de marcas em nosso artigo!


Instagram @andretolentinoadv

avatar ANDRE VINICIUS TOLENTINO
Andre Vinicius Tolentino
Como advogado, palestrante e articulista, busco ressaltar os pontos de convergência entre patrão e empregado, como meio de colaborar com o desenvolvimento sustentável e humanista. Instagram @andretolentinoadvfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5306 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?