Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Registro de marca: segurança para seus investimentos

avatar ANDRE VINICIUS TOLENTINO
Andre Vinicius Tolentinofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Registro de marca: segurança para seus investimentos
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 02 SET. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Infelizmente, são muito comuns as histórias onde o empresário desenvolveu uma marca, fez os investimentos em divulgação, rótulos e comunicação e, quando a empresa começa a ter visibilidade, é notificada de que a marca já possui registro e que precisará refazer todos os seus investimentos.


Isso quando, muitas vezes, pelo fato de ter criado primeiro o site ou rede social, acaba discutindo sua propriedade com o detentor do registro e, por fim, ainda paga uma indenização pelo uso indevido.


No Brasil, a regra é de que o dono da marca é quem primeiro obtém seu registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), uma autarquia federal responsável pela análise e manutenção do registro de marcas e patentes de invenções.


Ou seja, não importa quem primeiro pensou no nome da marca, quem criou o primeiro perfil nas redes sociais, quem desenvolveu o primeiro site ou mesmo quem primeiro imprimiu o primeiro rótulo. A regra é que o dono da marca é quem primeiro obtém seu registro no INPI.


Ainda, além da segurança sobre seus investimentos, aquele que detém seu registro poderá solicitar que outros deixem de usá-la, solicitar a exclusão do perfil das redes sociais, do site e, caso não seja atendido, requerer judicialmente essas exclusões, acrescido de indenização por dano moral, dano material e a apuração de crime de uso indevido de marca, concorrência desleal, dentre outros.


Dentre outras vantagens decorrentes do registro, podemos ressaltar uma maior credibilidade junto aos clientes e fornecedores, a possibilidade de licenciamento da marca ou de tornar o negócio uma Franquia e, ainda, o direito do uso do símbolo de marca registrada em seus produtos ®.


Sendo assim, é recomendado que logo no início do projeto o empreendedor busque um profissional de confiança e realize as buscas necessárias para descobrir se eventualmente a marca pretendida já possui registro e, não havendo, para que faça sua solicitação junto ao INPI, garantindo sua propriedade e a segurança para os seus investimentos.


Conheça as vantagens de ter o registro da marca: https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/o-que-a-empresa-ganha-com-o-registro-da-marca


Tem alguma dúvida? Escreva nos comentários!


Instagram @andretolentinoadv

avatar ANDRE VINICIUS TOLENTINO
Andre Vinicius Tolentino
Como advogado, palestrante e articulista, busco ressaltar os pontos de convergência entre patrão e empregado, como meio de colaborar com o desenvolvimento sustentável e humanista. Instagram @andretolentinoadvfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5310 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?