Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightTecnologia e Negócios Digitaiskeyboard_arrow_rightArtigos

Por que ter busca por cor com reconhecimento de imagem

avatar RODRIGO SCHIAVINI
Rodrigo Schiavinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Por que ter busca por cor com reconhecimento de imagem
Criado em 22 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A busca por cor é um recurso muito útil para as lojas virtuais, já que esse é um modo bastante comum de realizar uma busca. Além disso, é uma forma bastante específica de procurar por um produto, o que significa que o cliente está bem decidido quanto ao que quer e, por isso, mais propenso a finalizar a compra. 


Mas, para isso, ele precisa antes de tudo encontrar o que procura. Imagine, por exemplo, que o cliente digita "vestido preto" no campo de busca e não encontra nenhum resultado. 


Ou, então, que são apresentados a ele apenas vestidos azuis ou cinzas. Não é o que ele está buscando, então provavelmente sairá do site para procurar em outra loja. Sendo assim, é importante aproveitar a oportunidade e mostrar os resultados mais relevantes a ele.

 

A busca por cor já é utilizada há algum tempo nos sistemas de busca de e-commerce, mas antes só se fazia isso de modo manual, o que demandava bastante tempo e trabalho e nem sempre alcançava os melhores resultados.


Hoje, no entanto, com o surgimento da busca inteligente, muitas lojas virtuais já estão utilizando a busca por cor com reconhecimento de imagem, através do uso de inteligência artificial (IA).


Entenda, a seguir, por que esse recurso é mais eficiente e leva maior praticidade para o seu e-commerce


Otimização do trabalho interno


A busca por cor com reconhecimento de imagem otimiza o trabalho da equipe, que obtém melhores resultados em menos tempo de trabalho. 


Isso acontece pois, com esse recurso, não é necessário cadastrar manualmente as cores de cada produto, um por um. O processo todo é feito pela inteligência artificial de forma automática.


Ocorre da seguinte forma: a inteligência artificial coleta a informação referente à cor de cada produto direto da imagem, decodificando-a. 


Assim, quando, por exemplo, o usuário busca por um item com a palavra azul, a IA interpreta esse texto e traduz para um número. Depois, procura esse número nas imagens do catálogo de produtos da loja. Ao identificá-lo, consegue mostrar para o usuário os resultados relativos a essa cor na página de busca. 


A busca por cor com reconhecimento de imagem é ideal para as lojas virtuais de roupa. Pois, nesse mercado, geralmente as imagens das roupas são compostas por uma pessoa usando outras peças com cores diferentes da escolhida. Mas, ainda assim, a inteligência consegue identificar apenas o produto e a cor buscados.


Antigamente, quando não havia essa solução, os profissionais responsáveis precisavam informar as cores de cada item na respectiva descrição de produto e/ou criar uma categoria ou um atributo para essa informação. Imagine o tempo que esse processo demandava! 


Felizmente, com o auxílio da alta tecnologia de inteligência artificial, hoje esse tempo pode ser dedicado a outras atividades. 


Mais assertividade na busca 


A busca por cor com reconhecimento de imagem também é muito mais assertiva, pois como é feita de modo automático, consegue minimizar e muito a quantidade de falhas, melhorando, assim a experiência de compra do usuário.


Pois ele, agora, consegue encontrar com muito mais facilidade os produtos que deseja, com a cor que deseja, sem perder tanto tempo procurando entre todas as cores disponíveis. 


E hoje, é cada vez mais necessário entregar o que o cliente procura, do jeito que ele procura, personalizando, assim, a compra e elevando a experiência dele na loja. 



Inovação e evolução do comércio eletrônico


Como você viu, a busca por cor com reconhecimento de imagem é mais uma das inovações que estão contribuindo para a evolução do comércio eletrônico. 


Uma tecnologia que melhora a dinâmica interna das lojas virtuais e mostra os resultados mais assertivos para a busca do cliente, personalizando e elevando a experiência de compra.


Leia também: Como a velocidade da ferramenta de busca da sua loja virtual pode impactar as vendas.


Abraços,


Rodrigo Schiavini.

 

avatar RODRIGO SCHIAVINI
Rodrigo Schiavini
Fundador e diretor de negócios da SmartHint. Diretor regional Paraná da ABComm, com mais de 10 anos de experiência em comércio eletrônico para grandes marcas dos mais variados segmentos.favorite_outline Seguir Perfil
capa Tecnologia e Negócios Digitais
Tecnologia e Negócios Digitais
people 316 participantes
O digital além das fronteiras da empresa. Conectando especialistas em negócios digitais.
fixo
Em alta
SLIDECAST - Mapa de Empatia: Como entender o comportamento do seu consumidor de tecnologia.
27 mar. 2020SLIDECAST - Mapa de Empatia: Como entender o comportamento do seu consumidor de tecnologia.
SLIDECAST - Mapa de Empatia: Como entender o comportamento do seu consumidor de tecnologia.
27 mar. 2020SLIDECAST - Mapa de Empatia: Como entender o comportamento do seu consumidor de tecnologia.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?