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Como a velocidade da busca pode impactar as vendas on-line

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Como a velocidade da busca pode impactar as vendas on-line
Criado em 22 NOV. 2021
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Você já parou pra pensar na importância da velocidade do seu site e no quanto isso pode afetar as vendas da sua loja virtual? 


Pois é, hoje, com os avanços da tecnologia e da internet, as pessoas estão a cada dia com mais pressa e menos paciência. Por isso a agilidade do seu site influencia muito no sucesso do seu e-commerce. Mas há um campo em especial que clama ainda mais por velocidade: a ferramenta de busca.


Os consumidores mais propensos a comprar utilizam os buscadores


Estudos mostram que apenas 20% dos usuários que passeiam pelas lojas virtuais utilizam a ferramenta de busca. Porém, ela é fundamental, já que essa porcentagem representa 60% do total de vendas concluídas


Isso significa que os consumidores mais propensos a comprar são os que já sabem exatamente o que precisam e o que buscam. 


Por isso, ao entrar no site, vão direto ao campo de busca e já digitam o nome do produto que desejam. Se o encontram com rapidez, a chance de efetuarem a compra é grande e a de voltarem ao site no futuro para novas aquisições também.


Como os usuários reagem à velocidade na internet


Um estudo realizado pela Akamai em parceria com a Forrester Consulting, revelou que 47% dos usuários queriam que a página que acessassem carregasse em apenas 2 segundos. E 40% deles afirmaram que desistiam da busca caso a espera ultrapassasse os 3 segundos.


No que diz respeito às lojas virtuais em particular, 64% declararam que, frente à lentidão, procuravam outro site mais rápido e 79% não realizavam compras nessa loja no futuro.


Consequências de um buscador lento para as suas vendas


Quando a agilidade do buscador deixa a desejar, consequências negativas podem abalar a sua loja. Conheça algumas delas a seguir.


O ranqueamento no Google é prejudicado


Um dos parâmetros do Google na hora de ranquear os sites é justamente a velocidade de carregamento das páginas e das interações, já que isso influencia diretamente na qualidade da experiência do usuário.


O tráfego diminui 


Em decorrência de um ranqueamento ruim no Google, o tráfego também diminui, já que os usuários terão mais dificuldade para encontrar o seu site.


A taxa de conversão é reduzida


Os usuários que não conseguem encontrar logo os produtos que procuram tendem a abandonar a loja virtual e desistir da compra que pretendiam fazer. O estudo feito pela Akamai em parceria com a Forrester Consulting está aí pra comprovar.


Os usuários vão para as lojas concorrentes


Pior do que perder uma venda é perdê-la para o concorrente, não acha? A pessoa que sabe o que procura e está determinada a realizar a compra pode desistir de fazer isso na sua loja devido à lentidão do buscador. Mas nada impede que ela saia do seu site e procure o produto que deseja no e-commerce do concorrente.


Sua marca é associada a uma imagem negativa 


Mesmo que inconscientemente, a imagem da sua loja virtual será negativa na mente do consumidor que não obteve agilidade na busca. A lentidão na internet, ainda mais quando se está procurando algo específico, irrita e distrai o usuário, que muitas vezes procura outros sites, apps ou vai fazer outra coisa. Se ele não ficar com raiva da sua loja, ao menos poderá se esquecer dela.


Percebeu a importância de apostar em um sistema de busca veloz para o seu e-commerce?


Leia também: Por que ter busca por cor com reconhecimento de imagem

 

Um abraço, 

Rodrigo Schiavini.

 

 

 

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Rodrigo Schiavini
Fundador e diretor de negócios da SmartHint. Diretor regional Paraná da ABComm, com mais de 10 anos de experiência em comércio eletrônico para grandes marcas dos mais variados segmentos.favorite_outline Seguir Perfil
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