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O que é similaridade fonética e por que é fundamental para o e-commerce?

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O que é similaridade fonética e por que é fundamental para o e-commerce?
Criado em 22 NOV. 2021
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Uma das grandes preocupações dos lojistas de e-commerce é conseguir atrair clientes para as lojas virtuais. Mas de nada adianta receber muitas visitas no site se isso não se reverte em vendas.


Há muitos fatores que atrapalham a conversão de vendas, mas a ineficiência do mecanismo de busca é um deles e, poucas vezes, recebe a devida atenção. Além de ser veloz, uma boa ferramenta de busca deve ser capaz de reconhecer a similaridade escrita e fonética entre as palavras. E é sobre isso que vou falar neste texto. 


Por que a similaridade de escrita e fonética são importantes na busca


Imagine que aquele consumidor decidido, que sabe exatamente o que deseja comprar, se dirige à sua loja virtual, digita o nome do produto que quer no campo de busca, mas não encontra. O que ele faz? Desiste de procurar e sai do seu site. 


Por que será que ele não encontrou o que desejava? Será que a sua loja realmente não tinha esse produto? Pode ser.


Mas há uma outra possibilidade: talvez a sua loja tivesse sim aquele "tênis na Nike" que o cliente buscava, mas talvez ele tenha procurado por "naike", "naique", "naiky", "niki", ou "niky". Resultado: você perdeu uma venda por não possuir um mecanismo de busca inteligente, capaz de identificar a semelhança escrita e fonética entre as palavras, mesmo quando são escritas de forma errada. 


E mais que perder a venda, a sua marca será associada a uma imagem negativa na cabeça do cliente. Ele vai lembrar que já navegou por ela, mas não encontrou aquilo que buscava. 


Por isso é tão importante que a ferramenta de busca tenha esse reconhecimento fonético. Isso faz com que os resultados apareçam de forma mais assertiva e com muito mais rapidez, reduzindo a taxa de rejeição e aumentando a experiência de compra e a taxa de conversão.


Afinal, estudos revelam que o campo de busca é responsável por 60% das vendas concluídas em lojas virtuais, pois o cliente que usa a busca já sabe o que quer e está mais propenso a fechar a compra quando encontra o produto procurado. Sendo assim, quanto mais eficiente a ferramenta for, melhor será o desempenho das vendas.


Inteligência artificial a seu favor


Agora que você já percebeu a importância da similaridade fonética em um campo de busca, deve estar se perguntando: "como eu faço pra que esse mecanismo reconheça todas as palavras que forem digitadas com a grafia incorreta, porém com a fonética semelhante? Devo cadastrar todas as variações?" Até poderia, mas já imaginou quanto tempo isso levaria? E, mesmo assim, poderia não ser o suficiente. 


No entanto, a tecnologia está aí para agilizar processos e, felizmente, nesse caso também! Já é possível melhorar a eficiência da busca usando inteligência artificial.


Mesmo que haja algum erro de digitação ou gramatical na pesquisa, a inteligência reconhece a semelhança sonora e de escrita e faz as correções necessárias automaticamente. Se uma pessoa está procurando por uma saia plissada, mas escreve "saia pliçada", a inteligência artificial entende do que se trata e traz todos os itens relacionados a esses termos. 


Além disso, ela garante maior agilidade na busca. Por exemplo, se você estiver procurando um sutiã, pode ser que comece a digitar de muitas formas diferentes, já que é uma palavra de origem francesa (soutien) que foi emprestada para o português e acabou sendo adaptada para a nossa língua (sutiã). 


Então, se você opta por procurá-la no idioma original, começa a digitar "sout", nessa hora o buscador já entende e começa a mostrar imagens dos sutiãs existentes na loja.


E o contrário também é verdade, se opta pela versão em português, ao começar a digitar as primeiras letras, "sut", os mesmos produtos serão exibidos. Tudo com muita rapidez, sem nem precisar usar a tecla enter.


A tecnologia é mesmo fantástica, né?


Agora leia também como a inteligência artificial está transformando o e-commerce com as vitrines autônomas


Um abraço, 

Rodrigo Schiavini.

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Rodrigo Schiavini
Fundador e diretor de negócios da SmartHint. Diretor regional Paraná da ABComm, com mais de 10 anos de experiência em comércio eletrônico para grandes marcas dos mais variados segmentos.favorite_outline Seguir Perfil
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